Questões de Vestibular PUC - RJ 2014 para Vestibular , 2° Dia Prova Tarde grupo 3
Foram encontradas 20 questões
Um elevador de 500 kg deve subir uma carga de 2,5 toneladas a uma altura de 20 metros, em um tempo inferior a 25 segundos.
Qual deve ser a potência média mínima do motor do elevador, em watts?
Considere g = 10 m/s2
Uma bola de isopor de volume 100 cm3 se encontra totalmente submersa em uma caixa d’água, presa ao fundo por um fio ideal.
Qual é a força de tensão no fio, em newtons?
Considere:
ρágua = 1000 kg/m3
, ρisopor = 20 kg/m3
, g = 10 m/s2
Um bloco metálico de massa 2,0 kg é lançado com velocidade de 4,0 m/s a partir da borda de um trilho horizontal de comprimento 1,5 m e passa a deslizar sobre esse trilho. O coeficiente de atrito cinético entre as superfícies vale 0,2. Cada vez que colide com as bordas, o disco inverte seu movimento, mantendo instantaneamente o módulo de sua velocidade.
Quantas vezes o disco cruza totalmente o trilho, antes de parar?
Considere: g = 10 m/s2
O calor específico deste metal, em cal/g °C, vale:
Uma caixa de massa m1 =1,0 kg está apoiada sobre uma caixa de massa m2 =2,0 kg, que se encontra sobre uma superfície horizontal sem atrito. Existe atrito entre as duas caixas. Uma força F horizontal constante é aplicada sobre a caixa de baixo, que entra em movimento com aceleração de 2,0 m/s2 . Observa-se que a caixa de cima não se move em relação à caixa de baixo.
O módulo da força F, em newtons, é:
Uma bola é lançada com velocidade horizontal de 2,5 m/s do alto de um edifício e alcança o solo a 5,0 m da base do mesmo.
Despreze efeitos de resistência do ar e indique, em metros, a altura do edifício.
Considere: g = 10 m/s2
Um rapaz está deitado rente à margem de um lago salgado.Um peixe se encontra submerso logo à frente do rapaz, mas este não o consegue ver devido ao fenômeno de reflexão total.
Sendo θ o ângulo indicado na figura, qual das respostas abaixo corresponde a um valor possível de sen θ?
Considere:
nágua = 1,5
nar = 1,0
No circuito abaixo, a corrente que passa pelo trecho AB vale 1,0 A.
O valor da resistência R é, em ohms:
Um gás ideal sofre uma compressão isobárica tal que seu volume se reduz a 2/3 do inicial.
Se a temperatura inicial do gás era de 150 °C, a temperatura final, em °C, é:
Um bloco de massa 0,50 kg está preso a um fio ideal de 40 cm de comprimento cuja extremidade está fixa à mesa, sem atrito, conforme mostrado na figura. Esse bloco se encontra em movimento circular uniforme com velocidade de 2,0 m/s.
Sobre o movimento do bloco, é correto afirmar que:
I. KCl(aq) + AgNO3(aq) → AgCl(s) + KNO3(aq)
II. FeCl3(aq) + SnCl2(aq) → FeCl2(aq) + SnCl4(aq)
III. Ba(OH)2(aq) + H2SO4(aq) → BaSO4(s) + H2O(l)
Nessas equações, os símbolos (aq), (s) e (l) representam, respectivamente, “espécies químicas dissolvidas em água", “espécies químicas no estado sólido" e “espécies químicas no estado líquido".
É correto afirmar que, na reação indicada, são íons espectadores
Num processo de fissão nuclear, um nêutron colidiu com o núcleo de um isótopo do urânio levando à formação de dois núcleos menores e liberação de nêutrons que produziram reações em cadeia com liberação de grande quantidade de energia. Uma das possíveis reações nucleares nesse processo é representada por:
O produto X, formado na fissão nuclear indicada acima, é
um isótopo do elemento químico:
Considere: R = 0,082 atm L mol-1 K-1
M(O2) = 32 g mol-1
Considere: M(Cu) = 63,5 g mol-1
M(S) = 32 g mol-1
A seguir está representada a estrutura do ácido fumárico.
A respeito desse ácido, é correto afirmar que ele possui
Segundo as regras da IUPAC, a nomenclatura do composto
representado acima é
I. Metilamina (CH3NH2) possui caráter básico, pois o par de elétrons livres do átomo de nitrogênio pode receber próton dando origem a uma ligação.
II. Metilamina (CH3NH2) possui caráter básico, pois um dos átomos de hidrogênio ligados ao átomo de nitrogênio pode ser doado facilmente.
III. Fenol (C6H5OH) possui um caráter ácido fraco, mas ainda assim ele pode doar íon H+ quando reage, por exemplo, com uma base forte.
É correto APENAS o que se afirma em
A um balão volumétrico de 250,00 mL foram adicionados 50,00 mL de solução aquosa de KMnO4 0,10 mol L-1 e 50,00 mL de solução aquosa de NaMnO4 0,20 mol L-1 .
A seguir avolumou-se com água destilada até a marca de referência 250,00 mL seguido de homogeneização da mistura. Levando em conta a dissociação iônica total dos sais no balão, a concentração da espécie iônica permanganato, em quantidade de matéria (mol L-1 ), é igual a: