Questões de Vestibular PUC - RJ 2019 para Vestibular - Matemática \ Ciências da Natureza \ Ciências Humanas - Grupo 5 - 2º dia - Tarde
Foram encontradas 11 questões
1= República Checa / 2 = Eslováquia
A República da Tchecoslováquia esteve ao lado Leste da Cortina de Ferro, durante a Guerra Fria. Todavia, em 1989, no auge da crise da URSS, ocorreu, no país, uma revolução social pacífica que trouxe, lentamente, a democracia do voto para a realidade político-institucional dessas sociedades. Tal revolução pacífica é nomeada, na história contemporânea do final da Guerra Fria, de:
No século XV, navegadores portugueses, aventurando-se ao longo da costa da África, começaram a expandir os limites
do mundo conhecido pelos europeus. Em breve, também o oceano Atlântico, então considerado intransponível, seria desbravado, ensejando o encontro com um “Novo Mundo”.
Sobre a expansão marítima europeia nos séculos XV e XVI, considere as seguintes afirmativas:
I – As navegações portuguesas no litoral ocidental africano levaram ao estabelecimento de feitorias e ao início, em pequena escala, do tráfico de escravos africanos.
II – A viagem de circunavegação, concluída por Fernão de Magalhães em 1522, confirmou empiricamente a negação das
representações e concepções planas da Terra.
III – Até sua morte, Colombo acreditaria que havia descoberto não um continente desconhecido, mas sim uma nova rota
para o velho mundo familiar da Ásia ou talvez o próprio paraíso cristão.
IV – A expansão marítima e comercial lançou as bases de vastos impérios coloniais europeus que perduraram, alguns, até
o século XX.
Estão corretas as afirmativas:
A escravatura sobreviveu ao mundo colonial, ajustando-se às formas de governo dos Estados que aqui se afirmaram após a independência. A República norte-americana e o Império do Brasil – a mantiveram por longo tempo. Sobre a escravidão nas Américas considere as seguintes afirmativas:
I – Embora a Constituição da República norte-americana (1787), por princípio, pregasse a ampliação da igualdade política, os arranjos políticos, realizados entre os estados escravistas e os estados livres, criaram cláusulas constitucionais específicas para manter a escravidão que só seriam derrubadas com o advento da guerra civil. II – No Brasil, a manutenção da escravidão foi defendida apenas pelos cafeicultores fluminenses e mineiros ao longo do século XIX, e o forte poder de ambos junto ao Imperador mostrou-se mais que sufi ciente para estendê-la até o final do Segundo Reinado. III – Ser uma ordem monárquica ou uma ordem republicana importava para os escravos, mas não tanto para os libertos e homens livres de cor naquelas sociedades. No período pós-abolição, o negro livre continuaria a ser segregado pela cor, mas suas formas de resistência dar-se-iam do mesmo modo e com igual intensidade. IV – As lutas pela mobilidade social e política dos negros foram enormemente dificultadas após a abolição. No Brasil, a continuidade da aceitação da existência de “diferentes condições de gente” e da manutenção de privilégios para alguns cidadãos contribuiu para naturalizar discursos racialistas e a própria discriminação racial aos olhos de muitos contemporâneos.
Estão corretas as afirmativas:
A política de expansionismo e domínio econômico, cultural e territorial praticada por países europeus, pelos Estados Unidos e pelo Japão, entre o fim do século XIX e o início do século XX, é chamada de imperialismo. Sobre o imperialismo,
analise as afirmativas a seguir.
I – A expansão do capital financeiro produziu um sistema internacional onde regiões agrícolas ou pouco industrializadas
ficaram dependentes das principais potências econômicas.
II – Os defensores do expansionismo imperialista argumentaram que a conquista seria justificável, pois regiões atrasadas
ou selvagens seriam “civilizadas” pelo comércio, pela moral e pela ciência.
III – A ampliação da circulação de mercadorias, pessoas e ideias construiu, por décadas, um ambiente internacional de contínua prosperidade, abundância e paz.
IV – O ideal civilizatório que sustentou o expansionismo imperialista possibilitou o desenvolvimento de teorias racistas que
afirmavam a superioridade de colonizadores frente aos colonizados.
Estão corretas as afirmativas:
A Primeira República brasileira foi um período de intensas transformações nas esferas política, econômica, social e cultural. No âmbito das relações de trabalho, a recente abolição da escravidão – em 1888 – transformou os trabalhadores
escravizados em livres. Na prática, porém, os desejados direitos sociais e a valorização do trabalho precisaram ser reivindicados por meio de lutas cotidianas, travadas por diferentes grupos organizados.
Sobre as lutas do movimento operário na Primeira República, assinale a afirmativa INCORRETA.
I – Após o governo propor a criação de uma empresa de petróleo que admitiria capitais privados, estatais e recursos externos, reavivou-se o acalorado debate nacionalista, ocorrido na chamada campanha do petróleo. Em meio a pressões de distintos setores da sociedade, o governo recuou e optou pela criação de uma empresa estatal monopolista, a Petrobrás.
II – Em um cenário de crescimento do eleitorado, Vargas sustentou sua campanha no apoio das camadas populares e dos trabalhadores. Contudo, isto não significou uma adesão integral. Ao longo de seu governo, as reivindicações por aumento de salário e por medidas governamentais contra a alta do custo de vida resultaram em greves. III – Em meio ao ambiente político-ideológico da Guerra Fria e ao temor anticomunista, o governo Vargas adotou uma política externa de alinhamento incondicional aos Estados Unidos. Essa postura resultou na adoção de uma política econômica de austeridade fiscal e controle da inflação, tal como recomendava o Fundo Monetário Internacional. IV – Desde o início de seu governo, Vargas sofreu dura oposição por parte do clandestino partido comunista e também da grande imprensa. Em 1954, a tensão política aumentou ainda mais diante do envolvimento da guarda pessoal do presidente no atentado ao jornalista Carlos Lacerda. Em meio à possibilidade de uma nova deposição, Vargas comete suicídio.
Estão corretas as afirmativas: