Questões de Vestibular PUC - RJ 2019 para Vestibular - Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas - 1º Dia, Tarde - Grupo 5

Foram encontradas 10 questões

Q1396146 História
O Estado moderno tem sua origem nas monarquias europeias do século XVII, nas quais se praticava uma nova forma de política designada como “absolutista”. Sobre o Absolutismo, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q1396147 História

Estendendo-se entre 1789 e 1799, a Revolução Francesa foi um período de intensa experimentação política e social que transformou de maneira irreversível as ideias e práticas anteriores estabelecendo, assim, um marco de ruptura na história do mundo ocidental. Sobre esse período, considere as afirmativas abaixo:


I. A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão proclamou a liberdade e igualdade naturais dos homens.

II. A Assembleia Nacional Constituinte aboliu o sistema feudal, eliminando antigos privilégios da nobreza.

III. A sanção da Constituição Civil do Clero subordinou a igreja e seus sacerdotes ao Estado.

IV. Durante a Convenção, a escravidão foi abolida nas colônias francesas.


ASSINALE:

Alternativas
Q1396148 História

A desagregação dos impérios das sociedades do Antigo Regime, em curso desde fins do século XVIII, acelerou o surgimento de estados independentes nas Américas, em especial no período que vai de 1776 ao fim do primeiro quartel do século XIX. Assumindo a forma ora de repúblicas, ora de monarquias constitucionais modernas, esses novos estados transformaram radicalmente as fronteiras políticas deste lado do Atlântico.


Sobre essa conjuntura histórica, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Q1396149 História

Em 28 de janeiro de 1808, menos de uma semana após sua chegada ao Brasil, D. João VI assinou uma importante determinação régia. Uma medida que possibilitou a entrada de muitas mercadorias estrangeiras, sobretudo inglesas, no Brasil. No Rio de Janeiro, passou a ser comum encontrar cerveja preta engarrafada, queijo Cheshire, manteiga irlandesa, além artigos luxuosos, pianos, relógios e telescópios.


Assinale a alternativa que identifica corretamente o decreto régio a que o texto se refere.

Alternativas
Q1396150 História

Hipólita Jacinta Teixeira de Mello envolveu-se em uma das conjurações que agitaram a América portuguesa em fins do século XVIII. Destemida e sagaz, ao receber notícias que ameaçavam os planos dos revoltosos, mandou avisar seus companheiros: “Dou-vos parte, com certeza, de que se acham presos, no Rio de Janeiro, Joaquim Silvério dos Reis e o alferes Tiradentes, para que vos sirva ou se ponham em cautela”. Certa de suas escolhas e ideias, arrematou “e quem não é capaz para as coisas, não se meta nelas; e mais vale morrer com honra que viver com desonra”.

(Fonte: ADIM, 2ª ed. Brasília: Câmara dos Deputados; Belo Horizonte: Imprensa Oficial de Minas Gerais, v.1, 1981, p. 195 e 196.)


Sobre a Conjuração Mineira em que participou Hipólita Jacinta, identifique a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Q1396151 História
Em fins do século XIX, as principais potências capitalistas consolidaram seus domínios sobre vastas regiões do globo, dividindo entre si boa parte dos continentes africano e asiático e das ilhas do Pacífico. A busca por novos mercados, investimentos e fontes de matéria prima, foi acompanhada por dominações políticas e ações militares devastadoras, sempre que entendidas como necessárias. Rapidamente, a cultura, os valores e as instituições do Ocidente invadiram o cotidiano das populações coloniais de diferentes regiões do globo, quer elas quisessem ou não. Sobre o expansionismo imperialista, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q1396152 História

Em 1917, a Rússia passou por um violento processo de transformação. A radicalidade das novas ideias políticas, econômicas e culturais pôs fim ao antigo império tsarista e alterou profundamente o cenário global.

Sobre o processo revolucionário na Rússia, considere as afirmativas abaixo:


I. Marcou o fim do regime monárquico caracterizado pela posição autocrática do Tsar.

II. O novo sistema republicano pôs fim a condição de servidão semi-feudal das populações rurais do país.

III. O fracasso do Governo Provisório contribuiu para a vitória política do partido bolchevique.

IV. A crise política da monarquia e do governo do parlamento não teve relação com a crise militar deflagrada pela participação da Rússia na Guerra.


ASSINALE:

Alternativas
Q1396153 História

Em 1929, a economia americana entrou em colapso com a chamada “quebra” da Bolsa de Novas York. Sobre essa crise, considere as afirmativas abaixo:


I. A integração das economias nacionais no núcleo do capitalismo desenvolvido fez da crise um evento internacional.

II. O fechamento de indústrias e empresas produziu uma situação persistente de desemprego em muitos países.

III. As práticas do liberalismo foram questionadas permitindo, em muitos países, a afirmação das ideias econômicas do socialismo.

IV. O aumento dos preços das matérias-primas transformou os países exportadores desses insumos em economias desenvolvidas.


ASSINALE:

Alternativas
Q1396154 História
Sobre as características da política externa independente conduzida pelos governos de Jânio Quadros (1961) e João Goulart (1961-1964), assinale a alternativa INCORRETA:
Alternativas
Q1396155 História
Sobre o contexto de promulgação da Lei da Anistia, em agosto de 1979, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: C
4: C
5: E
6: B
7: C
8: D
9: C
10: E