Questões de Vestibular PUC - RS 2018 para Vestibular - Primeiro Dia
Foram encontradas 40 questões
O contexto e a descrição do estilo da época correspondem à arte
BRUNI, Leonardo. “Correspondência”. In: FREITAS, Gustavo. 900 Textos e documentos de História. Lisboa: Bertrand, 1976. p. 143.
Com qual dos movimentos intelectuais do período moderno o texto se relaciona?
Sobre esses temas, é correto o que se afirma em
As medidas abaixo fazem parte das reformas políticas propostas pelo Governo Goulart em 1963, EXCETO:
I. incentivar a produção cultural nacional através da criação de órgãos de fomento como a FUNARTE e a EMBRAFILME, mas também por censurar imprensa, músicas, filmes e livros. II. aprofundar e consolidar o desenvolvimento econômico com bases capitalistas em associação com o capital internacional. III. controlar e desarticular a participação popular através da extinção dos partidos políticos existentes, criando o bipartidarismo e suspendendo as eleições diretas para prefeito, governador e presidente. IV. promover políticas de habitação popular com a criação de grandes conjuntos habitacionais através do financiamento do Banco Nacional de Habitação.
Estão corretas as afirmativas
I. encerra um período iniciado nos anos 1930, caracterizado pela intervenção reguladora do Estado de proteção e de expansão dos direitos do trabalhador. II. propõe a negociação direta entre empregadores e trabalhadores dentro dos marcos da lei, pressupondo uma simetria da capacidade de negociação entre capital e trabalho sem o arbitramento do Estado. III. distancia o Brasil dos países com políticas públicas de “Bem-Estar Social” e o aproxima das economias de tendência neoliberal. IV. alterou o tempo de contribuição e a idade mínima para a aposentadoria do trabalhador.
Estão corretas apenas as afirmativas
A partir do gráfico, afirma-se:
I. O Brasil apresenta crescimento populacional constante, sendo o pós-Segunda Guerra Mundial (1946-1964) o período de maior aceleração, motivada pela política de atração de imigrantes promovida pelo Estado brasileiro. II. Em 2010, atingimos a marca de 190,7 milhões de habitantes, indicando o risco que o País corre com a possibilidade de se tornar superpopuloso no médio prazo. III. A desaceleração do crescimento populacional identificada na última década é resultado da diminuição da taxa de fecundidade, sem que haja, no País, uma política nacional de controle de natalidade. IV. A desaceleração do crescimento demográfico, associada a fatores como o aumento da longevidade, tem levado ao envelhecimento da população brasileira pela queda do percentual de jovens no total de habitantes do País.
Estão corretas apenas as afirmativas
O mapa apresenta a distribuição de comunidades remanescentes de quilombolas no Brasil. Os estados da Região Nordeste se destacam, entre outros motivos, por terem recebido, no período colonial, grandes contingentes de escravos para a produção açucareira. O estado do Rio Grande do Sul aparece em 6º lugar, com 122 comunidades remanescentes. Esta posição tem relação com o fato de a população do Rio Grande do Sul estar composta por quase 20% de homens e mulheres negros na primeira metade do século XIX. Tal fato está relacionado às características da economia sul-rio-grandense no século XIX, que empregava grande quantidade de mão-de-obra escrava para a
Os movimentos de deslocamento de populações é um tema central na pauta de discussões dos governos nacionais e das organizações internacionais como a ONU e a Comunidade Europeia. Em face das medidas tomadas pela maioria dos países desenvolvidos no intento de restringir a entrada de imigrantes, o tráfico destes tem se intensificado. No mapa acima, alguns dos movimentos migratórios são representados por setas, indicando as principais áreas e os países de saída e de destino. O processo de migração internacional pode ser desencadeado por diversos fatores, entre os quais pode-se citar: desastres ambientais; guerras; perseguições políticas, étnicas ou culturais; oportunidades de estudo e trabalho; melhores condições de vida.
A partir da observação do mapa e do texto acima, é possível afirmar:
I. Nas áreas do mapa onde o contraste de desenvolvimento econômico e social entre países vizinhos é acentuado, observam-se fluxos migratórios.
II. No mapa, constata-se que os fluxos migratórios regionais são mais frequentes que os intercontinentais.
III. Os fluxos sul-norte são predominantes e estão relacionados à dependência cultural, econômica e histórica dos países chamados subdesenvolvidos em relação aos países ditos desenvolvidos.
IV. A Europa Ocidental é o principal destino dos movimentos migratórios mundiais, seguido pelos fluxos para os EUA.
Estão corretas apenas as afirmativas
UOL notícias, acesso em 24/06/2018
Nesse contexto, é possível afirmar que a razão principal que provocou esse evento é
O estado do Rio Grande do Sul reúne condições favoráveis à ocorrência desses eventos por
Considerando o texto, assinale a alternativa INCORRETA.
https://www.gazetadopovo.com.br/mundo/os-erros-que-fizeram-a-venezuela-mergulhar-em-uma-crise-sem-fim-1wvp4zcyfz9p93diq8c45uyic. Acesso em 19/06/2018
A partir do texto, analise as afirmativas a seguir, preenchendo os parênteses com V (verdadeiro) ou F (falso).
( ) O fluxo migratório dos venezuelanos dirige-se para o Brasil e para outros países da América Latina, como Colômbia, Equador e Panamá. ( ) O número de venezuelanos que migram para o território brasileiro é impreciso, pois o fluxo de parte dos migrantes é pendular, isto é, eles entram no Brasil e retornam à Venezuela, levando bens de consumo para seus familiares. ( ) Roraima é o estado brasileiro com o maior fluxo de migrantes, funcionando como principal porta de entrada para os venezuelanos. ( ) As constantes migrações de venezuelanos para o Brasil representam um significativo impacto no mercado de trabalho e na renda da população brasileira, pois o País é considerado populoso e densamente povoado.
O correto preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
Analisando os dados dos gráficos, considere as afirmativas a seguir:
I. A maior parte das propriedades no estado estão nas mãos dos latifundiários. II. Mais de 40% da área rural do estado é constituída de latifúndios. III. Os gráficos evidenciam um desequilíbrio na distribuição fundiária gaúcha. IV. A maior parte das áreas rurais no estado encontram-se distribuídas por 86% da população.
Estão corretas apenas as afirmativas
Analise o gráfico abaixo relacionando-o com o texto que segue.
Previsão de variação do PIB em 2018 Fonte: https://oglobo.globo.com/economia/fmi-america-latina-recupera-crescimento-mas-com-brasil-entre-os-lanternas-21929791, acesso em 25/06/2018
Nos últimos anos, os países da América Latina vêm apresentando comportamentos opostos no que diz respeito às taxas de crescimento das economias locais. Enquanto uma parte dos países enfrentam períodos de estagnação e até recessão, outros desfrutam de uma recuperação tanto dos investimentos quanto da estabilidade política, favorecendo um cenário de desenvolvimento econômico.
Nesse contexto, considere as afirmativas a seguir:
I. O crescimento da Bolívia é explicado mediante a estabilidade social nos últimos anos associado a investimentos planejados e principalmente à exportação de gás e petróleo.
II. O forte desempenho da economia panamenha se deve ao massivo investimento em infraestrutura e logística relacionado às hidrovias e ao setor financeiro em expansão.
III. A competitividade atual da economia paraguaia, em função dos baixos impostos e custos trabalhistas, atrai investimentos estrangeiros, que, associados ao agronegócio, sustentam os elevados índices de crescimento econômico do país.
IV. O Peru, apesar de um longo período de estagnação econômica nos últimos anos, vem registrando significativo crescimento, justificado por investimentos no mercado imobiliário e exploração de recursos vegetais.
Estão corretas apenas as afirmativas
Considerando texto e o mapa, assinale a alternativa INCORRETA.
I. Os rios da bacia 1 configuraram uma rede que, ao longo do processo colonial, permitiu o desenvolvimento e a integração de importantes centros urbanos no nordeste do País. II. A bacia 2, em função do bom grau de navegabilidade de seus rios, é responsável pelo escoamento da produção de soja da região. III. O principal rio da bacia 3 contribuiu para a formação histórico-social do espaço brasileiro; entretanto, vem apresentando graves problemas ambientais. IV. Os rios das bacias 4 e 5 são muito utilizados para produção de energia, além de constituir as maiores hidrovias do Brasil.
Estão corretas apenas as afirmativas
Adaptado de CHRISTOPHERSON, Robert W. Geossistemas, uma Introdução a geografia física. Porto Alegre: Bookman, 2012, p. 165.
Considerando o texto acima, a alternativa que melhor relaciona o contexto natural às grandes navegações é:
Considerando o texto e o mapa, assinale a alternativa correta.