Questões de Vestibular UCPEL 2004 para Vestibular

Foram encontradas 3 questões

Ano: 2004 Banca: UCPEL Órgão: UCPEL Prova: UCPEL - 2004 - UCPEL - Vestibular |
Q1358941 História
"Os colonos que a princípio se consideravam os 'portugueses do Brasil', acreditando que a única diferença com os habitantes do império era de área geográfica, percebem, cada vez mais claramente, a incompatibilidade existente entre seus interesses e os da metrópole." COSTA, Emíia Viotti da. Introdução ao estudo da emancipação política do Brasil. In: MOTA, Carlos Guilherme (org.). Brasil em perspectiva. São Paulo: Difel.
Sobre a temática Emancipação Política do Brasil, considere as afirmativas: 
I - A emancipação brasileira insere-se dentro dos quadros da crise do antigo sistema colonial, a qual foi responsável pela independência do continente americano.
II - A emancipação do Brasil, em setembro de 1822, preservou os interesses da aristocracia agrária, a qual manteve o controle do poder político em suas mãos.
III - A abertura dos portos às nações amigas extinguiu o monopólio comercial do Brasil e contribuiu significativamente para a independência política do país.
IV - A soma dos interesses entre os proprietários rurais, comerciantes e membros da burocracia imperial formou a base sociopolítica fundamental para a condução do processo emancipacionista brasileiro.
Estão corretas
Alternativas
Ano: 2004 Banca: UCPEL Órgão: UCPEL Prova: UCPEL - 2004 - UCPEL - Vestibular |
Q1358942 História
"Julgamos propícia esta ocasião para firmar, como um princípio que afeta os direitos e interesses dos Estados Unidos, que os continentes americanos, em virtude da condição livre e independente que adquiriram e conservem, não podem mais ser considerados, no futuro, como suscetíveis de colonização por nenhuma potência européia." MELLO, Ferreira de. Textos de direito internacional e de história diplomática, de 1815 a 1949. Rio de Janeiro: Coelho Branco Filho, 1950, p. 19.
Analisando o texto acima é correto afirmar que
Alternativas
Ano: 2004 Banca: UCPEL Órgão: UCPEL Prova: UCPEL - 2004 - UCPEL - Vestibular |
Q1358943 História
"Águas são muitas; infindas. E em tal maneira é graciosa que, querendo-a aproveitar, dar-se-á nela tudo, por bem das águas que tem." CHANDEIGNE, Michel (org.). Lisboa ultramarina: 1415- 1580 a invenção do mundo pelos navegadores portugueses. Rio de Janeiro: Zahar, 1992, p. 164.
Apesar dos apelos de Pero Vaz de Caminha de que no Brasil tudo era possível, o país nos trinta primeiros anos após o "descobrimento", permaneceu em uma condição de abandono. Sobre os motivos para esta tardia ocupação, considere as afirmativas:
I Os interesses da metrópole e da burguesia mercantil portuguesa estavam direcionados às Índias Orientais (especiarias e produtos de luxo) e às riquezas africanas (escravos negros, sal, marfim, etc.).
II Portugal não dispunha de capitais suficientes nem interesse em desviar o lucrativo comércio afroasiático para uma colônia que não possuía mercado consumidor nem produtor.
III O ouro encontrado no Brasil, à época do "descobrimento", não despertou o interesse imediato da burguesia mercantil portuguesa, isto justifica a situação de quase total abandono do país no referido período.
IV Os primeiros portugueses que chegaram no país encontraram populações indígenas que praticavam uma economia natural e autosuficiente, portanto, sem produção de excedentes comerciais, esta situação contribuiu para o descaso português em relação ao Brasil.
Estão corretas:

Alternativas
Respostas
1: E
2: B
3: C