Questões de Vestibular UCS 2015 para Vestibular - Geografia
Foram encontradas 10 questões
Considerando a importância dos conceitos da Geografia para a compreensão dos conteúdos escolares e saberes desenvolvidos no dia a dia, relacione os conceitos, apresentados na COLUNA A, às definições que os identificam, listados na COLUNA B.
COLUNA A
1 Espaço
2 Lugar
3 Paisagem
4 Região
5 Território
COLUNA B
( ) Área definida por limites. Nem sempre esta área possui em toda sua extensão características homogêneas.
( ) Este conceito não deve ser entendido apenas como um fragmento, ele é dinâmico e está em constante transformação. Sua definição está relacionada a fatores econômicos, políticos, culturais e religiosos.
( ) É a representação visível de um determinado local. A partir desse conceito podem ser observados temas da Geografia como relevo, vegetação e hidrografia.
( ) Pode ser pensado como uma parcela do espaço que possui uma particularidade que a diferencia das demais. Esta particularidade pode representar fatores culturais, econômicos ou físicos.
( ) Pode ser entendido como um local onde os indivíduos ou grupos estabelecem uma relação afetiva com o ambiente e/ou objetos pertencentes ao local.
Assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente os parênteses, de cima para baixo.
I Na trilogia “O Tempo e o Vento", Érico Veríssimo descreve a paisagem da fictícia cidade de Santa Fé, localizada no Sul do Brasil, como uma paisagem de relevo suave, com presença de colinas cobertas por uma vegetação rasteira.
II Em “Vidas Secas", de Graciliano Ramos, o autor narra as dificuldades que os moradores encontram em viver no coração do Sertão nordestino. A paisagem local apresentada é de arbustos de poucas ou nenhuma folha, tons de terra dão a coloração da Região e a presença de cactáceas é bastante frequente.
III No livro “Mad Maria", a maior floresta equatorial do mundo serve como pano de fundo para a construção da lendária ferrovia Madeira-Mamoré. Márcio Souza descreve uma vegetação densa, composta por diversas árvores de copas largas e troncos grossos.
IV No clássico “Dom Casmurro", Machado de Assis ambienta a história de Bentinho e Capitu em meio ao Rio de Janeiro do início do século XX. A cidade está localizada às margens do oceano Atlântico, apresentando paisagens urbanas com o surgimento dos cortiços, mas ainda com fortes paisagens naturais, como uma floresta tropical de vegetação diversificada e uma beleza exuberante.
Assinale a alternativa que corresponde, respectivamente, aos tipos de vegetação apresentados nas obras.
I Os alagamentos – que causam desequilíbrios na fauna e na flora local – estão entre os principais impactos ambientais causados pela produção de energia hidrelétrica.
II Os combustíveis fósseis, devido à sua origem, são classificados como fontes renováveis.
III O petróleo e o carvão mineral, apesar de poluentes, continuam sendo as fontes energéticas mais utilizadas no mundo.
IV O biodiesel é um combustível biodegradável proveniente de fontes renováveis como óleos vegetais, soja, canola e mamona, e pode substituir o diesel, derivado do petróleo.
V A região que possui o maior número de parques de produção de energia eólica no Brasil é a Sudeste, seguida pela Centro-Oeste.
Das proposições acima,
Sobre a crise migratória dos países africanos e do Oriente Médio em direção à Europa, assinale a alternativa correta.
Disponível em:<http://g1.globo.com> . Acesso em: 4 set. 15. (Adaptado.)
Sobre a economia brasileira, assinale a alternativa correta.
Assinale a alternativa correta.
Considere as seguintes afirmativas.
I Em relação ao Meridiano de Greenwich, a região Sul do Brasil está localizada no Hemisfério Oriental.
II Rússia, Canadá, Estados Unidos, China e Brasil têm a maior extensão territorial e, em relação à Linha do Equador, estão localizados na porção Meridional.
III As coordenadas geográficas da Ilha de Madagascar, na África, são: longitude 20ºS e latitude 50ºE.
IV As coordenadas geográficas aproximadas do Japão são: latitude 40ºN e longitude 140ºE.
V Em relação à Linha do Equador, Austrália e Portugal estão posicionados nos hemisférios Meridional e Setentrional, respectivamente.
Das proposições acima,
“Vamos celebrar nosso governo
E nosso Estado, que não é nação"
Neste fragmento da música, o compositor faz uma crítica ao Brasil utilizando-se da diferenciação dos conceitos de Estado e Nação. Sabendo que nem sempre uma nação é equivalente a um Estado, ou a um País, havendo, dessa forma, muitas nações sem uma soberania territorial constituída, relacione os conceitos, apresentados na COLUNA A, às definições que os identificam, listados na COLUNA B.
COLUNA A COLUNA B
1 Estado ( ) Refere-se, no caso do Brasil, a uma unidade federativa.
2 Nação ( ) Refere-se a um conjunto de instituições públicas que visa
governar um território de acordo com as necessidades de
sua população.
3 País ( ) Refere-se à junção de todas as características físicas,
culturais, sociais e econômicas presentes em um território
comandado por um governo.
4 estado/província ( ) Refere-se a uma formação onde há um sentimento de
pertencimento e união entre o povo, com características
culturais em comum como o idioma e a cultura, por exemplo.
Assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente os parênteses, de cima para baixo.