Questões de Vestibular UDESC 2010 para Vestibular, Prova 01
Foram encontradas 15 questões
Analise cada proposição em relação ao processo de embriogênese e assinale (V) para verdadeira ou (F) para falsa.
( ) A fecundação é a união entre os gametas masculino e feminino, que são haploides, para formar um zigoto (diploide).
( ) Quando vários espermatozoides se aproximam do óvulo, ocorre o processo chamado de ativação.
( ) A monoespermia ocorre quando o espermatozoide é formado por apenas um flagelo.
( ) A anfimixia consiste na formação do tubo polínico nas plantas superiores.
( ) A partenogênese é o processo sem fecundação do óvulo pelo espermatozoide. Este processo ocorre, por exemplo, nas abelhas.
I. O louva-a-deus se alimenta de outros insetos, por exemplo, moscas e mariposas. II. Após a cópula, a fêmea do louva-a-deus devora o macho. III. Em uma mesma planta encontram-se lagartas e besouros comendo as suas folhas. IV. As formigas são insetos que apresentam divisão de castas, por exemplo, operárias e soldados. V. Os animais ruminantes, como boi e cabra, apresentam microrganismos simbiontes, como bactérias, no trato digestivo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de interações entre organismos.
Analise as proposições a respeito dos organismos do Reino Protista.
I. Os protozoários são eucariontes unicelulares heterótrofos.
II. A organela de locomoção dos protozoários é apenas do tipo flagelo.
III. O Trypanosoma cruzi é o protozoário flagelado causador da doença de Chagas.
IV. As diatomáceas são algas do grupo das crisófitas; têm parede celular rígida por causa da presença de celulose
V. Nos protistas predomina a reprodução assexuada por cissiparidade, que se inicia com a divisão do núcleo e depois em divisão do citoplasma.
Assinale a alternativa correta.
( ) Os parasitos que atacam os seres humanos podem ser microscópicos, como muitos vírus e bactérias, ou macroscópicos, como os platelmintes e nematelmintes.
( ) A malária é uma doença causada por protozoários do gênero Plasmodium, transmitidos através da picada do mosquito-palha Phlebotomus.
( ) A raiva é uma infecção bacteriana transmitida pela mordedura de animais contaminados.
( ) A sífilis é uma virose causada pelo Treponema pallidum e transmitida por contato sexual.
( ) A esquistossomose é uma verminose comum no Brasil, causada pelo verme platelminto Schistosoma mansoni.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo.
I. Bioma caracterizado pela presença de uma grande diversidade de gramíneas. Estendese por áreas de planície, apresentando um clima subtropical, com verões quentes e invernos frios. Devido à intensa exploração para a agricultura e a pecuária, apresenta apenas 36% de sua cobertura original.
II. Segundo bioma em extensão do Brasil. Caracteriza-se pelo clima tropical-sazonal, com chuvas concentradas em um período do ano. O solo é ácido e pouco fértil, com plantas adaptadas a estas condições, como árvores de cascas grossas e troncos retorcidos. Dados atuais mostram que o bioma já perdeu quase 50% de sua cobertura original.
III. Maior Floresta Pluvial Tropical do mundo. Caracteriza-se pela presença de um dossel fechado formado por árvores altas e um subdossel onde pode ser identificada uma grande quantidade de lianas e epífitas. Encontra-se ameaçada, tendo perdido aproximadamente 20% de sua cobertura original.
IV. Bioma único no Planeta, tombado como patrimônio natural da humanidade pela Unesco. Considerado a maior planície inundável do mundo, apresenta uma elevada biodiversidade, onde se destaca a fauna aquática. Dados atuais revelam que o bioma já perdeu aproximadamente 15% de sua cobertura original.
V. Bioma que se estendia, originalmente, do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul, pela linha costeira do país. Apresenta clima que vai do tropical ao subtropical e uma grande diversidade de ecossistemas, como as Florestas Ombrófilas Densas, as Florestas Ombrófilas Mistas e as formações pioneiras. Apresenta apenas 7% de sua cobertura original.
Assinale a alternativa que relaciona
corretamente a descrição do bioma com o seu
nome.
( ) O parênquima de reserva está presente em sementes, frutos, raízes e rizomas e tem como função o armazenamento de substâncias nutritivas.
( ) O parênquima clorofiliano é o principal tecido de preenchimento de folhas, tendo por função a realização da fotossíntese.
( ) O colênquima é formado por células vivas e é responsável pela sustentação de folhas, frutos e caules.
( ) O parênquima aquífero está presente em plantas aquáticas, auxiliando na flutuabilidade desses vegetais.
( ) O esclerênquima é formado por células mortas, impregnadas de lignina, e é responsável pela sustentação de caules em crescimento.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo.
Observe as figuras abaixo.
Figura 1
Figura 2
Elas representam duas classes de animais pertencentes ao Filo Chordata. A respeito das principais características desses animais, analise as proposições abaixo.I. Na Figura 1, pode-se observar um peixe da Classe Chondrichthyes, animal que apresenta esqueleto cartilaginoso; e, na Figura 2, um representante da Classe Osteichthyes, animais de esqueleto ósseo. II. A linha lateral é um órgão exclusivo dos peixes ósseos e tem por função detectar vibrações na água. III. As brânquias dos peixes Chondrichthyes encontram-se protegidas por um opérculo. IV. Os peixes ósseos flutuam na água graças à presença de uma estrutura denominada bexiga natatória. V. Os peixes cartilaginosos apresentam a boca localizada na porção ventral do corpo, enquanto nos peixes ósseos a posição é anterior.
Assinale a alternativa correta.
Assinale a alternativa correta a respeito dos diferentes nutrientes presentes em uma dieta.
Analise as proposições abaixo, a respeito da energia nos ecossistemas.
I. Organismos fotossintetizantes (como algas e plantas) são capazes de capturar a energia luminosa do Sol e convertê-la em energia química, que fica armazenada nas moléculas das substâncias orgânicas. Este processo é chamado de fotossíntese.
II. Em uma cadeia alimentar, a quantidade de energia de um nível trófico é sempre maior que a energia que pode ser transferida ao nível seguinte, uma vez que todos os seres vivos consomem parte da energia do alimento para a manutenção de sua própria vida.
III. A transferência de energia na cadeia alimentar é unidirecional; tem início nos organismos produtores, passa para os consumidores e finaliza com os organismos decompositores.
IV. Os consumidores primários obtêm a energia necessária à sua sobrevivência alimentando-se diretamente dos organismos fotossintetizantes.
V. Os organismos decompositores obtêm a energia necessária à sua sobrevivência através da decomposição da matéria orgânica morta.
Assinale a alternativa correta.
Analise as proposições abaixo.
I. A hemofilia é uma doença ligada ao cromossomo X, caracterizada por uma falha no sistema de coagulação do sangue. II. A mulher número 2 é portadora do alelo para a hemofilia, apresentando o genótipo XH X h . III. O homem número 9 recebeu o alelo para a hemofilia de sua avó paterna. IV. Sabendo-se que a mulher número 10 não é portadora do alelo da hemofilia, a probabilidade de sua filha ter o genótipo XH X h é de 50%. V. A probabilidade de a mulher número 16 ser portadora do alelo da hemofilia é de 50%.
Assinale a alternativa correta.