Questões de Vestibular UDESC 2010 para Vestibular, Prova 01
Foram encontradas 10 questões
Observe o quadro abaixo, com informações dos seis municípios catarinenses que mais cresceram em população entre 1991-2000.
População
Total Urbana
Município Crescimento (%) Absoluta Posição em SC % Posição em SC
Itapoá 9,28 8.839 122º 92,67 25º
Itapema 8,82 25.869 39º 95,79 10º
Araquari 7,37 23.645 43º 93,04 23º
Bombinhas 7,09 8.716 125º 100 1º
Balneário Camboriú 6,96 73.455 13º 100 1º
Balneário Barra do Sul 6,36 6.032 262º 99,78 3º
(IBGE. Censo 2000)
Sobre os municípios apresentados na tabela acima, é incorreto afirmar:
Assinale a alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo.
Sobre a vegetação original do Estado, é correto afirmar que:
I. a Mata das Araucárias ou Mata dos Pinhais predominava em grande parte do Estado e era constituída de espécies como o pinheiro e a erva-mate; II. a vegetação de mangue era encontrada no litoral, mas também em áreas de banhado no interior do Estado, onde a umidade é alta, formando manchas bem pequenas; III. a Mata Subtropical localizava-se próxima ao Rio Uruguai e possuía espécies como a canela e a grápia; IV. na Mata Atlântica encontravam-se plantas como o ipê amarelo, a peroba e o palmiteiro; V. os campos catarinenses predominavam em áreas de planalto.
Assinale a alternativa correta.
Leia o excerto abaixo.
“O primeiro navio com casais chegou a Santa Catarina em começo de 1748. O governador José da Silva Paes foi quem os recebeu. Com data de 20 de fevereiro, escreveu uma carta ao rei, lastimando as mortes e o estado de saúde dos que desembarcaram [...] A viagem não terminava no porto da Ilha de Santa Catarina. Ainda era preciso alcançar o sítio destinado a ser povoado. Para a grande maioria, esse último pedaço era ainda mais difícil.”
(FLORES, Maria Bernardete Ramos. Povoadores da fronteira: os casais açorianos rumo ao Sul do Brasil. Florianópolis: UFSC, 2000, p. 50-55.)
Considerando o texto acima e a história dos
açorianos em Santa Catarina, analise as
proposições.
I. O texto retrata a viagem que realizaram os casais de açorianos à Ilha de Santa Catarina ainda no século XVIII, e suas posteriores dispersões pelo Estado Catarinense.
II. Além do estado de saúde precário que a maioria apresentava no desembarque, as famílias tinham dificuldades com o assentamento em terras e enfrentavam promessas não cumpridas.
III. Duzentos e sessenta e dois anos depois da chegada dos primeiros casais, fica clara a impossibilidade da manutenção da originalidade integral da cultura açoriana.
IV. Sabe-se que Santa Catarina é um Estado que
se destaca pela pluralidade cultural e
geográfica. A população compõe-se de
povos de origem portuguesa, alemã,
italiana, austríaca, suíça, espanhola,
africana, indígena, polonesa e outras tantas.
Os açorianos são um entre estes grupos e
suas singularidades.
Assinale a alternativa correta.
Leia o excerto abaixo.
“O slogan ‘Bela e Santa Catarina’ foi criado para melhor vender a imagem do Estado. O maior atrativo como produto turístico era sua diversidade cultural, amalgamada agora no Estado de Festa. [...] As festas e eventos culturais, mesmo como criações recentes, têm um papel importante na vida local. No Sul do Brasil, o Estado de Santa Catarina tem sido palco de eventos [festivos]. [...] Surgem várias festas ressaltando os respectivos elementos, permeadas, evidentemente, com caráter mercadológico.”
(SEVERINO, José Roberto. Itajaí e a identidade açoriana: a maquiagem do possível. Itajaí: UNIVALI, 1999, p. 11-49.)
Analise as proposições em relação ao texto e à realidade de Santa Catarina.
I. Pode-se afirmar que Santa Catarina é um Estado Belo, europeu e sem problemas sociais.
II. As festas mais recentes, criadas no Estado, procuram manter um certo vínculo com a cultura local, mas tentam, sob diferentes formas, aproveitar o que de vendável e espetacular pode ser comercializado.
III. A ênfase no caráter étnico dessas festas pode
provocar a crença e mesmo o preconceito de
que o Estado de Santa Catarina é o mais
organizado, limpo e dinâmico da Federação,
em detrimento dos demais.
Assinale a alternativa correta
Sobre a capital dos catarinenses, pode-se afirmar que:
I. Florianópolis, maior cidade do Estado, é a capital e o centro administrativo do Estado;
II. com seus inúmeros encantos e belezas, Florianópolis é atualmente um dos principais destinos turísticos do país e de quem busca melhorar de vida em uma nova cidade. O futuro do paraíso, porém, está em jogo, ameaçado pelo crescimento recente;
III. Florianópolis é a capital brasileira que oferece melhor qualidade de vida e o terceiro município brasileiro mais visitado por turistas estrangeiros, atrás apenas de Rio de Janeiro e São Paulo;
IV. entre 1980 e 2007, a população de Florianópolis mais que dobrou. O município, composto pela Ilha de Santa Catarina e por uma parte no continente, viu seu número de habitantes saltar de 187.880 para cerca de 400 mil, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.
Assinale a alternativa correta.
Analise as proposições.
I. Pelo que indicam os registros literários, Marcelino Antônio Dutra é considerado o primeiro autor de Florianópolis, autor do poemeto Assembleia das aves.
II. Virgílio Vázea é considerado o introdutor do gênero Marinhista na literatura brasileira e também o criador do conto catarinense.
III. Álvaro de Carvalho é considerado o primeiro dramaturgo catarinense.
IV. O Grupo Litoral fundou o Clube de Cinema, criando O Preço da ilusão, primeiro longa metragem catarinense.
Assinale a alternativa correta.
Analise as proposições.
I. Zeca Pires – catarinense, diretor de cinema, produziu vários documentários e “curtas”, como Perto do mar, Caminhos do Divino, entre outros.
II. Willy Zumblick – artista plástico catarinense, retratou aspectos das tradições, da cultura e da história, como Bandeiras do Divino, a Epopeia de Giuseppe e Anita Garibaldi, entre outros.
III. Alcides Buss – escritor catarinense, publicou obras como Olhar a vida, Pomar de palavras, entre
outras.
IV. Rodrigo de Haro – artista como seu pai, Martinho de Haro – foi um dos integrantes da primeira exposição coletiva realizada pelo GAPF – Grupo de Artistas Plásticos de Florianópolis, à época do Grupo Sul.
Assinale a alternativa correta.