Questões de Vestibular UDESC 2011 para Vestibular, Prova 1
Foram encontradas 10 questões
“Os Kaigáng do Chapecó fazem parte de uma tradição ancestral que vem transformando-se com contato de outros povos, outras culturas. Essa dinâmica cultural devido ao contato estabelecido, inicialmente com os pampeanos, sambaqueiros, guarani e por fim, o colonizador, o não índio, tem gerado transformações nos costumes tradicionais, onde observamos hábitos da sociedade nacional incorporados e reelaborados pela sociedade kaingáng, tanto na religião, estrutura social, como na forma de habitação e artesanato."
NÖTZOLD, Ana Lucia. Nosso vizinho Kaigáng. Florianópolis: Imprensa Universitária da UFSC, 2003. p. 94-95.
Considerando o exposto acima e a situação atual em SC, analise as proposições abaixo.
I. O texto faz referência a uma determinada população indígena, radicada em Santa Catarina, e às suas condições de vida, deixando claro que é uma situação restrita à realidade local, pois nas demais regiões do Estado, a situação dos índios é muito mais adequada.
II. Não existe reserva indígena em Santa Catarina, e o texto indica que, se houvesse, esta seria uma solução para os inúmeros problemas sociais enfrentados pelos índios no Estado.
III. A região citada no excerto se localiza no Sul do Estado, onde a população indígena foi integrada desde cedo à comunidade nacional por meio do trabalho nas minas de carvão em Criciúma.
IV. O excerto enfatiza as condições de vida e a realidade social das populações indígenas no Estado.
Assinale a alternativa correta.
![Imagem 060.jpg](https://arquivos.qconcursos.com/images/provas/25795/Imagem%20060.jpg)
Fonte: Relatórios de Polícia 1910-1911 – Arquivo Público do Estado de Santa Catarina.
Apud: PEDRO, Joana Maria. Mulheres honestas e mulheres faladas: uma questão de classe.
Florianópolis: Ed. UFSC, 1994, p. 157.
A partir dos dados informados no quadro e da história de Santa Catarina, especialmente a da capital do Estado no início do século XX, analise as proposições abaixo.
I. O quadro sobre a prisão de mulheres sugere questões sobre as relações de gênero, entrecruzadas às de classe e etnia. Embora a maioria da população de Florianópolis fosse branca à época, o número de mulheres presas declaradas pretas e pardas, nos relatórios da polícia, é superior ao de mulheres brancas.
II. O número de mulheres solteiras presas – muito superior ao de casadas – evidencia o quanto o casamento traz benefícios para uma mulher, capaz de torná-la honesta. Mulher solteira ou sem um homem de pulso que lhe dê razão está mais sujeita a confusões que podem levá-la à prisão.
III. A quantidade de mulheres identificadas como “sem profissão" e “doméstica" não significa propriamente que estas mulheres não exercessem outras atividades para sobreviver, afinal o quadro sugere que essas mulheres presas eram pobres.
IV. O quadro evidencia que o número de prisão por embriaguês entre as mulheres no período foi muito superior ao número de prisão por furto e gatunagem juntos. Esse e outros dados, observados no quadro, sugerem que nem todas as mulheres do período, sobretudo as mais pobres, puderam seguir as regras de comportamento e distinção social esperadas para elas, que incluíam: casamento, maternidade, domesticidade, delicadeza, retidão de caráter, etc.
V. As profissões indicadas no quadro evidenciam que as mulheres catarinenses já estavam inseridas no mercado de trabalho. Esse é o maior indício de que havia igualdade entre homens e mulheres, em Florianópolis, mesmo no início do século XX.
Assinale a alternativa correta.
“O Estado comporta[va] uma multiplicidade de culturas étnicas. Apesar do esforço para amalgamar a diversidade cultural numa única – luso-brasileira –, os outros povos, bem ou mal, não abandonaram completamente suas tradições. No momento em que a proibição das suas manifestações culturais deixou de atuar, elas [as tradições] voltaram, embora não possamos afirmar que tenham retornado da mesma forma. Trazem suas modificações para servirem às novas experiências dos novos tempos."
FLORES, Maria Bernardete Ramos. Povoadores da Fronteira:
os casais açorianos rumo ao Sul do Brasil. Florianópolis: UFSC, 2000, p. 77.
Considerando o que é posto, e a realidade de SC, analise as proposições.
I. O texto sugere que em determinado momento houve esforços para mostrar a cultura catarinense como única e relacionada à cultura luso-brasileira.
II. Em Santa Catarina houve proibição de algumas práticas culturais, uma delas certamente a farra do boi, que segue sendo praticada mesmo nos dias atuais.
III. Não foram somente os farristas do boi que tiveram suas práticas vigiadas e proibidas. No passado, entre a população de germanodescendentes houve inclusive a proibição do uso da língua alemã e, entre os afrodescendentes, a proibição da entrada em bailes e em outros eventos festivos feitos apenas “para brancos".
IV. É possível afirmar que, apesar das proibições ocorridas no passado, muitas manifestações culturais ainda permanecem, mesmo que adaptadas aos novos tempos.
Assinale a alternativa correta.
I. Concentração fundiária, devido à concentração de capital.
II. Falta de terras produtivas.
III. Herança da terra que parcela as propriedades de tal forma que ficam insuficientes para o sustento de uma família.
IV. Ocupação desordenada de terra.
Assinale a alternativa correta.
Analise as proposições sobre esta diversidade da colonização catarinense.
I. As primeiras povoações no litoral catarinense foram erguidas pelos missionários espanhóis (franciscanos) e missionários portugueses, que reuniram os indígenas. Só mais tarde, no século XVIII, foram fundadas povoações por vicentistas (pessoas oriundas da Capitania de São Vicente).
II. Na segunda metade do século XVIII, chegaram a Santa Catarina mais de seis mil açorianos e mais de meia centena de madeirenses, que se fixaram em São Francisco do Sul, até além de Laguna.
III. Enquanto no litoral se fixavam os casais vindos de Açores e Madeira, no planalto, em função do comércio de gado do sul para a região de mineração, iniciava-se a ocupação das pastagens, que pouco a pouco deram lugar aos pousos para as tropas. Os condutores das tropas eram os tropeiros, daí a atividade se chamar tropeirismo.
IV. A colonização alemã se deu no século XIX, seguida da italiana.
Assinale a alternativa correta.
Assinale a alternativa que complementa a informação acima.