Questões de Vestibular UDESC 2019 para Vestibular - Biologia, Matemática, Língua Estrangeira e Língua Portuguesa
Foram encontradas 50 questões
Define-se como função exponencial a relação dada por f : R → R tal que f (x)= ax , sendo a∈R , a > 0 e a ≠1. Analise as sentenças, e assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa.
( )f (x)=2-x não é uma função exponencial.
( ) Uma função exponencial não está definida para valores negativos de x .
( ) f( x) = πx é uma função exponencial e intercepta o eixo das ordenadas em y =1.
( ) Toda função exponencial possui uma assíntota horizontal.
Dadas as matrizes e sabendo que A . B = C, então o valor de x + y é igual a:
Com a expansão da cerveja artesanal, o Brasil fechou o ano de 2018 com 889 cervejarias em operação. Em 2018 foram concedidos, aproximadamente, 6,8 mil registros de produtos para cerveja/chope e 210 novas fábricas foram abertas. Entre os estados, o Rio Grande do Sul ocupa o primeiro lugar, tanto em número de cervejarias (186) quanto em densidade cervejeira (habitantes/cervejaria). Os números fazem parte do Anuário da Cerveja no Brasil 2018, divulgado em 23 de janeiro pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
(Fonte: https://revistabeerart.com/news/cervejarias-brasil).
No Quadro 1 tem-se a evolução do número de cervejarias das Unidades Federativas com o maior número de cervejarias.
Analise as sentenças de acordo com os dados apresentados acima.
I. O número de cervejarias cresceu a uma taxa de mais de 30%, de 2017 para 2018.
II. O destaque maior fica por conta do Espírito Santo que teve mais de 70% de expansão em cervejarias registradas.
III. A taxa de crescimento das cervejarias em Santa Catarina foi abaixo de 32%.
IV. Sabendo que a população do Rio Grande do Sul é 11,29 milhões de habitantes, a densidade cervejeira é de aproximadamente 60.698.
Assinale a alternativa correta.
Operando a soma de frações abaixo e simplificando a expressão , obtém-se:
As novas placas de carro no padrão Mercosul começaram a ser usadas, em alguns estados do Brasil, em dezembro de 2018, e a implementação destas será gradual. O modelo antigo e o novo (padrão Mercosul) têm sete caracteres alfanuméricos. Na placa antiga, as letras e números podiam ser repetidos, mas tinham posição fixa em uma sequência: LLL NNNN (sendo L letra e N número). Na nova placa, além de ter 4 letras e 3 números, esses podem ser embaralhados e repetidos. Em um primeiro momento, no Brasil, foi definida uma sequência fixa da seguinte forma: LLL NLNN.
Considerando a nova placa, no padrão Mercosul, com a sequência fixa LLL NLNN, a quantidade de placas a mais que se passa a ter, em relação ao modelo antigo, é:
Considere a sequência . Construindo-se uma nova sequência, cujos termos são formados pelos logaritmos de base 2/3 dos termos da sequência X , tem-se que a soma dos 30 primeiros termos desta nova sequência é:
A Figura 1 representa o gráfico da função
A solução da inequação é dada por:
Considere um prisma cuja base é um hexágono regular e as faces laterais são quadrados. Se o seu volume for cm³, então sua área superficial total é de aproximadamente:
Na Figura 2, o triângulo BDE é retângulo em E, a medida da hipotenusa é igual a 12/5 cm e a do cateto BE = 2 cm.
Considerando e BC = 12 cm, a área do triângulo ABC é igual a:
O sarampo é uma doença altamente contagiosa que, nos últimos meses, se alastrou de forma intensa em alguns estados do Brasil.
O quadro mostra os casos confirmados de sarampo em alguns estados brasileiros.
Adaptado de Boletim Epidemiológico nº 19; Vol. 50; Agosto de 2019 – Secretaria de Vigilância em Saúde – Ministério da Saúde. Acesso em 30/08/2019. Disponível em http://portalarquivos2.saude.gov.br
Sobre o sarampo e os dados apresentados no quadro, analise as proposições.
I. O sarampo é uma doença infeciosa causada por vírus do tipo pneumococos sendo, portanto, indicado o uso de antibióticos no tratamento.
II. Pelos dados disponibilizados no quadro, Santa Catarina é o estado com a menor incidência da doença, quando considerados apenas os da Região Sul e da Sudeste.
III. Uma das formas de prevenir a doença é pela utilização de soros específicos contra a bactéria do sarampo.
IV. O sarampo é uma doença altamente contagiosa, podendo se espalhar por gotículas respiratórias originadas de espirros, tosse ou da própria respiração.
V. O quadro nos mostra que a incidência da doença é igual para os estados de Santa Catarina, Bahia, Sergipe e Maranhão.
Assinale a alternativa correta
Disponível em: http://1.bp.blogspot.com/-AglcDnBQN0o/Te4v40QT9HI/AAAAAAAAAEk/gJi1QqKbVPM/s1600 /nucleolo+1.jpg, acesso em setembro/2019.
Assinale a alternativa que indica o nome desta estrutura.
O Ciclo Celular se divide em duas etapas: Divisão Celular e Interfase e esta é subdividida nas etapas G1 – S – G2. Com relação ao ciclo, analise as proposições e assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa.
( ) Na fase de Interfase a célula mantém seu material genético condensado para formar os cromossomos.
( ) Na fase S ocorre a duplicação do DNA.
( ) Durante a etapa denominada de G2 ocorre a verificação e a correção de erros na duplicação do DNA.
( ) Na fase G1 a célula realiza suas funções típicas e o seu DNA não se encontra duplicado.
( ) Os neurônios de um indivíduo adulto passam da fase de Interfase para Divisão Celular constantemente.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
A doença de Tay-Sachs de padrão genético autossômico recessivo se caracteriza por um defeito em uma enzima que catalisa uma das etapas da digestão celular. Indivíduos portadores dessa doença normalmente morrem antes dos três anos de vida, devido ao acúmulo de uma substância (gangliosídeos) no interior de seus neurônios.
Assinale a alternativa que indica a probabilidade de um casal, cujo primeiro filho teve esta doença, ter dois filhos sem a doença.
A transmissão de impulsos nervosos normalmente se dá por meio de sinapses químicas, as quais se caracterizam pela ausência de contato físico entre os neurônios. A transmissão do impulso nervoso é possível devido à liberação de substâncias denominadas neurotransmissores.
Assinale a alternativa que indica duas destas substâncias.