Questões de Vestibular UEAP 2009 para Vestibular, PROVA OBJETIVA – 1a Fase

Foram encontradas 5 questões

Ano: 2009 Banca: UEAP Órgão: UEAP Prova: UEAP - 2009 - UEAP - Vestibular - PROVA OBJETIVA – 1a Fase |
Q1371476 Geografia

Leia e analise o fragmento abaixo.


“O conhecimento do planeta, assegurado pelo uso das técnicas de detecção e de medida, permite uma descoberta ‘global’ dos lugares e sua avaliação, para usos escolhidos pelos portadores de ações... O mundo hoje é o cenário do chamado tempo real, em que a informação se pode transmitir, instantaneamente... A partir das características atuais dos sistemas técnicos, torna-se possível uma ação unificada no nível do planeta, permite a atores presentes em diversos lugares a possibilidade de agir” (Adaptado, SANTOS, 1996).


De acordo com o texto e com os seus conhecimentos sobre pensamento geográfico no mundo atual, atribua (V) para as assertivas verdadeiras e (F) para as assertivas falsas:



1. ( ) O espaço mundial da era da informação caracteriza-se, em certo sentido, pela supressão da distância entre os lugares;


2. ( ) Os mercados financeiros passam a funcionar de modo integrado, transferindo capital entre vários lugares do planeta, praticamente em tempo real;


3. ( ) O espaço geográfico do meio técnico-científico-informacional se diferencia menos em função de suas características naturais que das condições técnicas organizacionais presente em cada lugar;


4. ( ) O espaço geográfico abrange os complexos sistemas de fluxos de pessoas, capitais e informações onde as cidades desempenham a função de nós de bifurcação desses sistemas de fluxos.


Sobre as assertivas acima, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Ano: 2009 Banca: UEAP Órgão: UEAP Prova: UEAP - 2009 - UEAP - Vestibular - PROVA OBJETIVA – 1a Fase |
Q1371477 Geografia
“Do ponto de vista histórico, a constituição do capitalismo pode ser considerada como a conjugação de dois processos gerais: a concentração de meios de produção e a centralização de capitais” (adaptado Antonio Carlos Robert Moraes e Wanderley Messias da Costa. A valorização do espaço, 1984). Em uma análise, da afirmação acima se conclui que:

I. A concentração de meios de produção decorreu da tendência de crescimento da produtividade do trabalho humano aliado ao progresso técnico-científico, o que resultou na ampliação do volume de produção no capitalismo.
II. A centralização de capitais tem na privatização das riquezas o seu ponto de partida, consequentemente, levou a constituição de uma classe de capitalistas industriais que cresce de forma acelerada e se concentrou nos países desenvolvidos.
III. Com o progresso técnico-científico os meios de produção relativisam a importância intrínseca dos lugares, inseridos na dinâmica capitalista segundo a possibilidade de acesso aos recursos.

Assinale a alternativa que contém a(s) afirmativa(s) correta(s)
Alternativas
Ano: 2009 Banca: UEAP Órgão: UEAP Prova: UEAP - 2009 - UEAP - Vestibular - PROVA OBJETIVA – 1a Fase |
Q1371478 Geografia
“De todas as atividades humanas, a agricultura é a que ocupa as maiores áreas terrestres e uma das que mais provocam modificações no meio ambiente. Quando considerada em seu sentido mais amplo, ou seja, englobados os cultivos agrícolas, as criações de animais e a silvicultura, ela é responsável direta pela alteração de mais de um terço da superfície terrestre do planeta, atingindo quase todos os biomas. A relação entre a agricultura e a natureza é de duplo sentido, pois, ao mesmo tempo que a agricultura afeta enormemente a natureza, é também afetada por ela e dela dependente”. (Adaptado Antonio Vitor Rosa. Agricultura e meio ambiente. 1998).
Com base no texto e sobre a relação agricultura e natureza, pode-se afirmar que:

I - Os principais ciclos biogeoquímicos que ocorrem no meio ambiente são dependentes diretos do desenvolvimento agrícola que realiza a reciclagem de nutrientes entre os seres vivos e o meio abiótico, procedimento indispensável para a realização dos ciclos.
II - A ocupação de vastas regiões com culturas de mesma variedade, provocou a destruição de ecossistemas que abrigavam as variedades tradicionais e silvestres de culturas importantes, provocando, assim, a chamada “erosão genética”, ou seja, a extinção das variedades ou raças de uma dada espécie vegetal ou animal.
III - As intensas aplicações de agroquímicos e a uniformização de extensos campos de cultivos estão diminuindo a população de pragas super-resistentes aos agrotóxicos e provocando a eliminação de insetos benéficos. Os pesticidas, por eliminarem os insetos predadores, podem causar explosões populacionais de presas dos referidos insetos.
IV - A modernização agrícola provocou desequilíbrio ambiental: os fertilizantes utilizados na agricultura liberam o óxido nítrico na atmosférica, gás mais potente que o dióxido de carbono que provoca o efeito estufa. Em alguns casos, os agroquímicos alcançam os lençóis freáticos provocando contaminação das águas.

Após análise das afirmativas, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Ano: 2009 Banca: UEAP Órgão: UEAP Prova: UEAP - 2009 - UEAP - Vestibular - PROVA OBJETIVA – 1a Fase |
Q1371479 Geografia
Leia o fragmento de texto abaixo.
“Em agosto de 2000, em Brasília, com o patrocínio do BID-Banco Interamericano de Desenvolvimento, do CAF –Corporação Andina de Fomento, e FONPLATA– Fundo de Desenvolvimento da Bacia do Prata e a presença de representantes dos 12 países sul-americanos, foi lançada a IIRSA –, Iniciativa de Integração da Infra-Estrutura Regional Sul-Americana. Essa iniciativa propõe recortar o continente sul-americano em dez faixas prioritárias para investimentos em infraestrutura, tendo em vista o potencial exportador de cada uma delas. É preciso lembrar que os setores de infra-estrutura definem o modelo produtivo que vai prevalecer sobre os territórios” (Adaptado http://www.integracionsur.com/americalatina/NovoaGarzonIIrsaFuturo.htm).”

De acordo com o texto e seus conhecimentos sobre desenvolvimento regional sulamericano, sobre o IIRSA, é incorreto afirmar:
Alternativas
Ano: 2009 Banca: UEAP Órgão: UEAP Prova: UEAP - 2009 - UEAP - Vestibular - PROVA OBJETIVA – 1a Fase |
Q1371480 Geografia
Leia o texto e observe a figura abaixo:
    Em 1998, o governo federal demarcou a Terra Indígena Raposa Serra do Sol - localizada no extremo norte de Roraima, na fronteira do Brasil com a Guiana e a Venezuela – que abriga 16 mil índios de diversas etnias e vem sofrendo vários tipos de ocupação por não-indígenas.
Imagem associada para resolução da questão


Analise as assertivas abaixo:

I. A presença de grandes plantações de arroz dentro da Terra Indígena Raposa Terra do Sol, representa o último grande obstáculo para a regularização fundiária.
II. O governo federal demarcou e homologou a reserva devido a ações judiciais que garantiram a permanência de não indígenas na área original, a partir de 2005.
III. As imagens de satélites demonstram que grande parte da ocupação arrozeira ocorreu em época recente, quando já era oficialmente reconhecido que a área ocupada era terra indígena.
IV. Os empreendimentos rizícolas são responsáveis por impactos sociais que afetam parte das etnoregiões como agressões contra comunidades indígenas, missionários, culminando com a destruição de algumas aldeias.

Sobre as assertivas, assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: D
4: E
5: A