Questões de Vestibular UECE 2010 para Vestibular - Lingua Portuguesa - 2ª fase
Foram encontradas 20 questões
I. Existe, para qualquer pessoa, clara demarcação entre realidade e ficção. II. O trabalho dos escritores de ficção situa-se no território da fantasia. III. O real está fora das preocupações do escritor.
É correto o que se declara
Assinale (V) ou (F), conforme seja VERDADEIRO ou FALSO o que se afirma a partir da interpretação desse enunciado.
( ) Notícias de jornal expressam a essência humana. ( ) As notícias podem servir de inspiração para o ficcionista. ( ) O texto literário é capaz de revelar o que se esconde na alma humana. ( ) A notícia expressa sempre um fato real e traz informações precisas.
A sequência correta, de cima para baixo, é
Assinale, dentre elas, as que se encontram no texto e que permitem classificá-lo como conto.
1) Exploração de episódios curiosos, geralmente de domínio público, que acontecem no cotidiano e que chamam a atenção. 2) Narratividade como marca essencial. 3) Concentração do espaço e do tempo em decorrência de um único núcleo de tensão. 4) Mergulho no íntimo da personagem, para captar suas “angústias” de ordem social, existencial, comportamental, imaginária, etc. 5) Uso da linguagem coloquial e inclinação para o humor e para o lirismo. 6) Natureza ensaística, isto é, analítica ou interpretativa. 7) Tendência à rápida perda de interesse, em decorrência da exploração de um fato circunstancial. 8) Reduzido número de personagens.
A sequência correta, de cima para baixo, é a seguinte:
João Gostoso era carregador de feira livre e [morava no morro da Babilônia num [barracão sem número. Uma noite ele chegou no bar Vinte de Novembro Bebeu Cantou Dançou Depois se atirou na lagoa Rodrigo de Freitas e [morreu afogado.
Considere as declarações abaixo, feitas sobre o poema, e assinale (V) ou (F) conforme essas declarações sejam VERDADEIRAS ou FALSAS.
( ) Tem-se uma história contada em terceira pessoa, por um narrador neutro, imparcial e distanciado dos fatos, características que aproximam a linguagem do poema da linguagem isenta e objetiva do texto jornalístico.
( ) O texto, por ser curto, intensifica o drama narrado, principalmente porque aproxima as manifestações de vida da personagem de sua trágica morte.
( ) O primeiro verso, excessivamente longo, seguido do segundo, também longo, contrasta com os três versos seguintes: curtos, simétricos entre si, com ritmo uniforme e morfologicamente homogêneos – três pretéritos perfeitos do indicativo na terceira pessoa do singular.
( ) Verifica-se, no poema, entre o morro onde a personagem morava e a lagoa onde morreu, a sugestão de uma oposição entre o alto e o baixo, que pode estender-se para representar uma oposição entre a riqueza e a pobreza, o começo e o fim, a vida e a morte.
( ) A identificação da personagem tem significação textual: um nome comum – João –, que, de certa forma, dissolve o indivíduo na generalidade do grupo; um apelido substituindo o sobrenome, o que sugere sua condição social e a pouca importância da distinção familiar.
A sequência correta, de cima para baixo, é
Considerando o excerto acima, marque (V) ou (F), conforme seja VERDADEIRO ou FALSO o que se declara.
( ) O emprego de esta (mensagem) e esta (promessa) é uma marca da intromissão da voz do narrador (de terceira pessoa).
( ) O pronome esta é próprio do discurso direto – a fala da personagem –, por isso não deveria, em tese, aparecer no contexto em destaque.
( ) As duas últimas frases do excerto são exemplos clássicos de discurso indireto livre – confunde-se a fala do narrador com a fala da personagem.
( ) O pronome esta, pelas perspectivas da gramática tradicional, deveria ser substituído por aquela: Aquela mensagem e aquela promessa jamais tinham chegado a seu destino.
A sequência correta, de cima para baixo, é
I. Há, no texto, uma indicação clara de que a amargura e a melancolia do homem eram decorrentes, principalmente, de sua condição de solteiro. II. Ao falar da convivência do homem com a mãe, o narrador parece querer justificar a vida do primeiro pelo comportamento da segunda. III. Apesar de amargurado e melancólico, o homem era uma criatura que ainda tinha esperança na vida.
É correto o que se declara
I. Indica uma referência ao passado distante, feita pela personagem. II. Sugere que o narrador acredita que aquela informação faz parte do conhecimento de mundo do leitor. III. Aponta para alguma coisa que já foi dita no texto ou ainda vai ser dita.
É correto o que se diz
I. Modifica o processo expresso pela forma verbal resistiu. II. Contribui significativamente para traçar o perfil da personagem “filho”. III. Mantém relação semântica com o trecho Não se tratava de tarefa fácil: como ele, a mãe era uma mulher amargurada (linhas 33- 35).
Está correto o que se declara
A ação final do homem – oferecer a uma desconhecida o cartão de Natal endereçado à mãe – pode abrir o texto a várias leituras.
Indique a opção em que todas as leituras são autorizadas pelo texto.
Assinale a assertiva INCORRETA sobre os elementos que entram no processo referencial que acontece no excerto transcrito.
Marque a única assertiva que NÃO está sugerida no excerto.
Assinale (V) ou (F), conforme seja VERDADEIRO ou FALSO o que se diz a partir do excerto acima.
( ) O primeiro período poderia ser assim reescrito: Relacionamentos humanos mal resolvidos causam em grande parte o stress.
( ) O texto apresenta uma cadeia assim estruturada: maus relacionamentos >brigas>stress>processos e doenças.
( ) O pronome ele retoma o italiano Piero Massimo Forni.
( ) O elemento referencial (d)ela retoma civilidade.
( ) As aspas têm a função de dar à expressão em destaque um sentido especial.
A sequência correta, de cima para baixo, é