Questões de Vestibular UECE 2011 para Vestibular, Geografia e História 01
Foram encontradas 20 questões
A área com tais características corresponde ao domínio de
I. A floresta das regiões temperadas tem um padrão fisionômico muito homogêneo: é pobre em diversidade vegetal, sendo encontrada em latitudes médias, de 35 a 45°.
II. A floresta das regiões tropicais é associada a climas quentes e úmidos: é rica em diversidade vegetal, sendo encontrada em latitudes baixas, de 0 a 20°.
III. A floresta secundária, em qualquer região da Terra, resulta de sucessão ecológica, tendo o recrescimento das plantas após a supressão total ou parcial da vegetação primária.
IV. A floresta subtropical tem associações arbóreas pouco diversificadas, muito homogêneas e com grande variedade florística, sendo encontrada em altas latitudes, de 60 a 80°.
É verdadeiro o que se afirma em
Sobre o processo em pauta, assinale a opção que contém a afirmação FALSA.
MORAES, Antonio Carlos Robert. Geografia Pequena História Crítica. São Paulo, HUCITEC, 1995, p.113-114.
O excerto refere-se a uma corrente da geografia marcada pelo trabalho dos geógrafos
A sequência correta, de cima para baixo, é:
O excerto refere-se ao impacto geopolítico do discurso da Presidenta Dilma na abertura da Assembleia Geral da ONU, ocorrida no último dia 21 de setembro. Entre outras questões, a sua fala foi incisiva, porque
I. No governo de Getúlio Vargas, foram criadas as condições de infra-estrutura necessárias para a industrialização brasileira.
II. O governo de Juscelino Kubitschek priorizou a construção de rodovias e obras para geração de energia.
III. A década de 90 foi marcada pela globalização da economia e pela consolidação do Brasil como grande produtor e exportador de tecnologia.
Está correto o que se afirma em
A partir do relato que convida à reflexão sobre o papel da mulher nas famílias que habitam a zona rural do sertão semiárido, sua relação com a seca e o estado de pobreza vivido por estas populações, analise as afirmações a seguir.
I. Geralmente no semiárido rural do Nordeste brasileiro, cabe à mulher a tarefa de gerenciar o alimento cotidianamente e ao homem a função econômico-social de produzi-lo e prover a família.
II. De maneira geral, a mulher chefe de família do semiárido rural brasileiro enfrenta mais dificuldades que os homens, porque assume o núcleo familiar sozinha.
III. Os efeitos dos longos períodos de estio não afetam igualmente a população e o território do semiárido.
Está correto o que se afirma em