Questões de Vestibular UECE 2011 para Vestibular, Geografia e História
Foram encontradas 40 questões
Carta Maior. Sábado, 21 de maio de 2011. Disponível em http://www.cartamaior.com.br/ templates/materiaMostrar.
O Texto acima descreve uma das muitas manifestações que ocorrem na Europa em decorrência de frequentes descontentamentos sociais. Estes protestos se dão
I. As mudanças tecnológicas e informacionais atingem os setores da economia e, de modo mais amplo, as atividades socioterritoriais, não se tratando apenas de uma reorganização de padrões técnicos, mas da reestruturação do complexo sistema de forças produtivas e territoriais do presente. II. O avanço tecnológico introduziu flexibilidade à indústria e esta é a noção que marca a nova onda de reestruturação produtiva que domina os esquemas de produção e de circulação de riquezas do mundo globalizado. III. A disposição das empresas em rede coloca-se como uma representação clara de aplicabilidade das novas tecnologias à mudança na organização produtiva. Seu sucesso demonstra a reestruturação do clássico esquema industrial e a superação das distâncias, dois obstáculos dos mais restritivos à escalada da lucratividade nas últimas décadas.
É correto o que se afirma em
I. O grupo de cientistas que se associaram com a finalidade de discutir a questão ambiental, denominado “Clube de Roma”, fundamentou a corrente ecológica chamada “ecoanarquismo”. II. Hoje o crescimento econômico e sua relação com o meio ambiente valorizam a multiplicação quantitativa da produção e do consumo, todavia não respeitam todas as premissas do desenvolvimento sustentável. III. O Protocolo de Kyoto foi criado no intuito de defender o crescimento econômico dos países mais ricos do mundo e de fixar metas flexíveis para o controle e o uso de combustíveis fósseis.
É correto o que se afirma em
“Entendida de maneira restrita, a degradação ambiental diz respeito à destruição e à ruptura do equilíbrio de ecossistemas naturais. [...] de modo conservador, essa destruição é debitada na conta da „ação humana? ..., sem se levar em conta que, ..., o comando do processo de degradação é prerrogativa de alguns indivíduos e grupos, que os ganhos com esse processo não são uniformemente repartidos e que os impactos sociais negativos dessa degradação não incidem com a mesma intensidade sobre toda a população... .”
SOUZA, Marcelo Lopes de. O desafio metropolitano: um estudo sobre a problemática socioespacial nas metrópoles brasileiras. – Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000. p. 113.
Sobre os impactos ambientais da urbanização, é correto afirmar-se que