Questões de Vestibular UECE 2011 para Vestibular, Língua Portuguesa 01
Foram encontradas 20 questões
I. Aquela velha carta de A B C, na linha 1, aponta para a memória do enunciatário, o que sugere ter o enunciador a certeza de que o enunciatário partilha com ele a informação que vem a seguir.
II. Ao contrário de Aquela velha carta de A B C (linha1), esses horrores (linha 7) aponta para algo que está expresso na materialidade do texto.
III. A interpretação coerente dos dois pronomes — aquela e esses — exige do leitor mais domínio das normas gramaticais do que das normas textuais.
Está correto o que se afirma em
I. Por meio do uso do pretérito imperfeito do indicativo, o enunciador reporta-se, no texto, a acontecimentos que estariam em curso no passado.
II. No texto, informações passadas pelo pretérito imperfeito do indicativo configuram uma narrativa de situação, a qual funciona como “moldura ao evento central”.
III. O pretérito perfeito do indicativo, que aparece entre as linhas 43 e 46, configura o que se chama narrativa de ação e apresenta fatos do passado em relação ao momento da enunciação.
Está correto o que se diz em
I. As três expressões formam uma gradação descendente que atenua o grau de negatividade atribuído ao referente.
II. Os adjetivos velha, medonha e odioso é que dão o tom da gradação.
III. A segunda e a terceira expressões recategorizam a primeira, isto é, retomam-na modificando-a e alterando-lhe o sentido.
Está correto o que se afirma em
Observe o que se afirma sobre o título do texto, Um novo A B C. ,
I. Sofreu um processo metonímico. ,
II. O continente foi tomado pelo conteúdo.
III. Refere-se a um alfabeto mais moderno do que o empregado pelos usuários do português.
Está correto o que se diz apenas em
Suportávamos esses horrores como um castigo e inutilizávamos as folhas percorridas, esperando sempre que as coisas melhorassem. Engano: as letras eram pequeninas e feias; o exercício da soletração, cantado, embrutecia a gente; os provérbios, os graves conselhos morais ficavam impenetráveis, apesar dos esforços dos mestres arreliados, dos puxavantes de orelhas e da palmatória (linhas 7-16).
1. Aquela velha carta de A B C dava arrepios (linha 1).
2. máximas sisudas (linha 6)
3. odioso folheto (linha 40)
4. letras miúdas e safadas (linhas 62-63)
I. Todas as expressões foram desviadas de seu sentido primeiro, por isso não devem ser lidas só referencialmente.
II. Na expressão de número 4, há uma quebra de expectativa quando se coordena safadas a miúdas, adjetivos que pertencem a diferentes campos semânticos.
III. Na expressão 2, o adjetivo sisudas empresta ao substantivo máximas um atributo humano, o que constitui uma figura de linguagem chamada prosopopeia.
Está correto o que se diz em
Atente ao que se diz sobre a partícula Bem, na linha 28.
I. É um elemento ligado ao discurso, às condições da enunciação e não tem relação sintática com os outros termos do texto.
II. Revela uma disposição do enunciador: uma aceitação do que está sendo dito.
III. É uma partícula mais usada no texto escrito.
Está correto o que se diz apenas em
( ) Para alguns críticos foi o maior nome do chamado Romance de 30.
( ) Foi da mesma geração literária de Rachel de Queiroz, Jorge Amado e José Lins do Rego.
( ) Suas obras apresentam um estilo muito parecido com o estilo de Jorge Amado.
( ) É mais conhecido como romancista. São dele as obras Vidas secas, São Bernardo e Angústia, dentre outras.
( ) Sua obra é caracterizada, principalmente, pelo chamado realismo crítico.
( ) Outras características de sua obra podem ser apontadas: adjetivação contida, sintaxe clássica, frase enxuta e em ordem direta.
Está correta, de cima para baixo, a sequência
O título da matéria — Antes de Rosa ser Rosa — é muito curioso. Abaixo são feitas algumas afirmações sobre ele. Marque com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.
( ) Faz referência a um pseudônimo que Guimarães Rosa usava no início de sua vida literária.
( ) Sugere que Guimarães Rosa tinha um outro sobrenome.
( ) Aponta para duas fases diferentes na obra de Guimarães Rosa.
( ) Pode ser traduzido pela seguinte frase: Guimarães Rosa antes de ser famoso, antes de ser considerado um grande escritor.
( ) Permite-nos inferir que a obra de Guimarães Rosa recém-publicada não tem a mesma dimensão das outras.
( ) Deve-se considerar o segundo Rosa como um elemento que recategoriza (modifica o primeiro Rosa, acrescentando-lhe algum atributo). Esse trabalho de recategorização se realiza cognitivamente, sem deixar marcas linguísticas.
Está correta, de cima para baixo, a sequência seguinte:
I. A evolução não se fez no mesmo ritmo para todos os seres humanos.
II. A evolução dependeu de fatores internos e externos.
III. Grupos mais evoluídos conviveram com grupos menos evoluídos. Venceram os mais adaptáveis e mais hábeis.
Está correto o que se diz em
Para evitar a repetição do vocábulo neandertais e o emprego do pronome ele, esse trecho poderia ser reescrito, sem prejuízo da compreensão das ideias, da seguinte maneira: “Como aqueles ossos eram claramente diferentes dos nossos, e foram achados numa caverna, os neandertais (ou Homo neanderthalensis) foram apelidados de homens das cavernas. (1) Esses seres primitivos surgiram há cerca de 130 mil anos na Europa, na Ásia e no Oriente Médio, durante um período em que nossos antepassados, os primeiros Homo sapiens, ainda não tinham saído da África. (2) Esses hominídeos prosperaram durante toda a idade do gelo. (3) Eram resistentes ao frio intenso e aos agentes infecciosos das regiões que dominaram, mas desapareceram entre 50 mil ou 30 mil anos atrás”.
Atente para o que se diz sobre as mudanças feitas no texto.
I. Na substituição (1), temos o emprego de uma expressão que funciona no texto como sinônimo de neandertal. A esse tipo de substituição de um termo por uma expressão, dá-se o nome de perífrase ou circunlóquio.
II. A substituição (2) foi feita por um sinônimo de neandertal, processo muito usado para evitar a repetição que não provoca efeito expressivo.
III. A alteração (3) se justifica porque a oração do penúltimo período do excerto (Esses hominídeos prosperaram durante toda a idade do gelo.) e a primeira oração do período que vem imediatamente depois (Eram resistentes ao frio intenso e aos agentes infecciosos das regiões) têm o mesmo sujeito, representado por expressões referencias diferentes. Nesse caso, a explicitação do sujeito é desnecessária e até não recomendável.
Está correto o que se diz em