Questões de Vestibular UECE 2012 para Vestibular - Língua Portuguesa
Foram encontradas 20 questões
( ) A imprensa brasileira, no passado, não teve características de meio de comunicação de massa porque exigia pessoas que soubessem ler. ( ) No Brasil da época, o índice de analfabetismo era muito alto. ( ) A influência cultural da imprensa sobre as massas brasileiras é mais recente que a do cinema. ( ) Os jovens brasileiros assimilaram a cultura norte-americana como se fosse nacional. ( ) Para o enunciador, o prolongado tempo de ação do cinema americano sobre os valores nacionais brasileiros constitui uma anomalia.
Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:
I. duas sociedades: uma que desempenha um papel ativo (a que aliena) e outra que desempenha um papel passivo (a que não reage e se deixa alienar). II. uma sociedade que se afasta de sua real natureza, de seus valores e assimila a natureza e os valores de outra sociedade. III. uma indiferença aos problemas políticos e sociais de uma sociedade, em decorrência de uma decepção com os governantes.
Está correto o que se diz em
Essas marcas caracterizam o enunciador como
I. Com o uso do “pode (ser)”, o locutor expressa possibilidade; com o uso do “deve (ser)”, indica obrigatoriedade. II. O emprego dessas duas expressões modalizadoras, do modo como aparecem no texto, é um recurso linguístico para valorizar a segunda: “deve (ser)”. III. Expressões como a primeira atenuam a responsabilidade do locutor; expressões como a segunda maximizam a responsabilidade do locutor.
Está correto o que se diz em
I. A narrativa é feita em primeira pessoa, por um narrador que, sendo também personagem, narra somente de sua perspectiva. A narrativa em primeira pessoa é apropriada ao conto fantástico porque quem narra é a mesma pessoa que viveu o episódio narrado. Não o ouviu de terceiros. II. A narrativa é feita por um narrador personagem onisciente, que penetra no interior das outras personagens e consegue ler seus pensamentos. Essa técnica narrativa não é apropriada ao conto fantástico, uma vez que o narrador, sendo consciente de tudo, sabe qual o mistério que dá sustentação ao sobrenatural. III. A narração é feita da perspectiva da personagem não-narradora. Essa personagem, participando dos acontecimentos, segue as outras personagens e pode narrar tudo o que elas fazem e até prever o que estão escondendo e guardando para ser revelado somente no final, o que aumenta a sensação do mistério.
Está correto o que se diz somente em
I. atingir o leitor que será levado a confundir ficção com mentira. II. dar oportunidade ao leitor de preencher as lacunas e, assim, fazê-lo assumir a função de coenunciador. III. aumentar o suspense e dar força ao fantástico.
Completa corretamente a afirmação o que se diz em
Essas referências caracterizam Cris como
I. Uma leitura mais superficial do texto indicaria que o surgimento da lua nas mãos de Cris supriria a falta de luz naquela rua. II. Uma leitura mais profunda do texto seria no campo simbólico: a lua representaria a transformação, o crescimento, a passagem da vida à morte.
Sobre as declarações acima, pode-se afirmar corretamente que
I. Há, no enunciado em destaque, um desvio no nível textual quando se atribui ao “invisível” a faculdade de andar. II. Construiu-se em “O invisível andava pelas minhas mãos” uma metáfora de grande alcance sensorial. III. Com o processo descrito anteriormente, ocorreu uma intensificação da sensação tátil. Mas, como é o “invisível” que se torna palpável, há uma ênfase na dificuldade de, no meio da escuridão, a personagem narradora visualizar Cris, apesar de ela sentir que ele deve estar por perto.
Está correto o que se diz em