Questões de Vestibular UECE 2013 para Vestibular - Língua Portuguesa
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I. A vergonha que o cronista tem, na verdade, não é propriamente do brilho do sapato, mas do esforço humano despendido para produzilo.
II. O brilho, que exigiu esforço humano, foi conseguido à custa do pranto do trabalhador.
III. O suor que o engraxate deixou cair sobre o sapato sugere o esforço despendido pelo trabalhador explorado.
Está correto o que se diz somente em
( ) Com o troco generoso deixado para o engraxate, o cronista quis disfarçar um preconceito que o dominava naquele momento.
( ) A culpa que o cronista experimenta é tão grande que extrapola aquele incidente pequeno da limpeza do sapato.
( ) O espanto do engraxate ao receber a gorjeta aceita a seguinte leitura: os fregueses habituais não eram tão generosos.
( ) O dinheiro estava para o sentimento de culpa do cronista assim como os votos de felicidade estavam para o sentimento de gratidão que o engraxate experimentava.
Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência.
( ) O enunciado que vai da linha 2 (a partir da expressão “No dia”) à linha 5 (até “milênio”) constitui, na narrativa, uma digressão cuja função discursiva é comprovar o que se afirma nas linhas 1 e 2.
( ) A expressão “esses engraxates” (linha 8) justifica-se, no texto, pela relação indireta com o verbo “engraxar”: o ato de engraxar pressupõe um agente, no caso, um profissional — um engraxate — “esses engraxates”.
( ) Nas expressões “(n)aquela espécie de cadeira canônica [...]” (linhas 10-11) e “Pegou aquele paninho que dá brilho [...]” (linhas 22-23), ao usar o pronome aquele(a), o enunciador não aponta para nenhum elemento da superfície textual, mas aposta no conhecimento de mundo do enunciatário; em algo que acredita estar na memória dele.
( ) Nas palavras do cronista, “Uso-o pouco, em parte para poupá-lo, em parte porque quando posso estou sempre de tênis.” (linhas 17-19), o pronome o(lo) substitui a expressão o meu sapato, na linha 16, funcionando como elemento de coesão entre o enunciado em pauta e o enunciado anterior.
Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:
I. está, de algum modo, relacionada com as ideias principais do texto.
II. tem uma função textual.
III. atende a uma necessidade de coerência interna do texto.
Estão corretas as complementações contidas em
I. Tender é o verbo correlato de tendência. Indica ação-processo, o que sugere que esse movimento pode não chegar ao ponto previsto.
II. A tendência pode ser somente uma propensão, uma inclinação, uma vocação ou pendor.
III. Na introdução do texto de Guzzo, existe a sugestão de que a tendência mencionada pelo enunciador ultrapassa os limites da simples propensão ou vocação.
Ela se realizaria concretamente. Está correto o que se diz em
I. Os gramáticos modernos distinguem os advérbios frásicos (aqueles advérbios que modificam um elemento da frase, como em Ele correu muito.) dos advérbios extrafrásicos (aqueles que são exteriores à frase, estão no âmbito da enunciação, como em Ele, naturalmente, passou de primeira, não foi?). Esse segundo grupo congrega os advérbios avaliativos, isto é, que indicam uma avaliação do enunciador acerca do conteúdo enunciado. No texto em estudo, temos um advérbio frásico na linha 61: “sempre”; e um advérbio extrafrásico na linha 62: “infelizmente”.
II. Na expressão “os três prudentes macaquinhos orientais” (linhas 57-58), o artigo definido “os” confere a “três macaquinhos orientais” o status de informação conhecida.
III. O texto 2 da prova, embora constitua apenas um excerto do parágrafo original, apresenta a estrutura paragráfica canônica: tópico frasal ou introdução, desenvolvimento e conclusão.
Está correto o que se diz em
Os textos 3 (manchete de capa da revista
Época de 26/08/2013), 4 (manchete de capa
da revista Veja de 28/08/2013) e 5 serão
analisados em conjunto, na perspectiva da
polifonia, do dialogismo e da
intertextualidade, isto é, das relações
mantidas entre eles.
Os textos 3 (manchete de capa da revista
Época de 26/08/2013), 4 (manchete de capa
da revista Veja de 28/08/2013) e 5 serão
analisados em conjunto, na perspectiva da
polifonia, do dialogismo e da
intertextualidade, isto é, das relações
mantidas entre eles.
( ) O aviãozinho de papel despencando do alto é um recurso para dar mais força de persuasão à manchete, cujos termos estão dispostos um abaixo do outro, o que sugere uma queda.
( ) É correto afirmar que a capa da revista Época emprega um recurso da poesia concreta.
( ) O processo de construção da manchete de capa da revista Época inclui substituição e acréscimo de elementos linguísticos, em relação ao texto fonte.
( ) O criador da manchete de Época fez um jogo com dois sentidos do termo real, jogo que foi possível graças à mudança de gênero desse vocábulo.
( ) Na manchete de Época, apresenta-se apenas uma das funções da linguagem: a função informativa.
Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:
Os textos 3 (manchete de capa da revista
Época de 26/08/2013), 4 (manchete de capa
da revista Veja de 28/08/2013) e 5 serão
analisados em conjunto, na perspectiva da
polifonia, do dialogismo e da
intertextualidade, isto é, das relações
mantidas entre eles.
I. Na manchete de Veja, a intertextualidade com o dito popular “Cair das nuvens” está mais explícita do que na manchete de Época.
II. A manchete de Veja apresenta mais recursos gráficos e linguísticos do que a de Época.
É correto afirmar que
Os textos 3 (manchete de capa da revista
Época de 26/08/2013), 4 (manchete de capa
da revista Veja de 28/08/2013) e 5 serão
analisados em conjunto, na perspectiva da
polifonia, do dialogismo e da
intertextualidade, isto é, das relações
mantidas entre eles.
Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:
( ) Na primeira máxima (linhas 87-88), a obviedade é um dos elementos responsáveis pela ironia.
( ) Na segunda máxima (linha 89), a ironia se expressa por meio do paradoxo.
( ) Na quinta máxima (linhas 95-98), a ironia se constrói pela quebra de expectativa.
( ) Na sexta máxima (linhas 99-101), a ironia se instaura pela quebra de paralelismo, que leva à quebra de expectativa.
A sequência correta, de cima para baixo, é: