Questões de Vestibular UECE 2015 para Vestibular - Geografia e História
Foram encontradas 40 questões
( ) Dentre os objetivos dos mapas temáticos está a representação de um fenômeno ou uma característica particular de um lugar qualquer do planeta.
( ) Título, escala, sistema de projeção, sistema de coordenadas e convenções são alguns dos elementos presentes nos mapas temáticos.
( ) Os mapas temáticos devem apresentar elementos visuais de fácil e imediata compreensão.
( ) Um mapa temático pode ser produzido a partir de outras bases cartográficas ou outros tipos de mapa, como um mapa base, por exemplo.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
( ) Esse movimento circulatório comandado pela radiação solar retira água da superfície dos oceanos e da superfície terrestre.
( ) A construção de grandes açudes e usinas hidrelétricas no Brasil não afeta o ciclo hidrológico.
( ) O fluxo do ciclo hidrológico sobre a superfície terrestre é positivo e dado por precipitação menos evaporação.
( ) Os processos hidrológicos longitudinais em uma bacia hidrográfica correspondem a: precipitação, evaporação e umidade do solo.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
I. Solifluxão corresponde aos movimentos coletivos do regolito quando este se encontra saturado de água. Ocorre quando a presença de uma camada impermeável do regolito impede a penetração da água, provocando a concentração e saturando a camada sobrejacente.
II. Creep e escoamento difuso são os principais processos que explicam a convexidade das encostas. O reflexo do rastejamento é observado na curvatura de árvores, postes inclinados e pequenos terraços ao longo das encostas.
III. Corrida de lama ou mudflow são formas rápidas de escoamento de fluidos viscosos, com ou sem uma superfície definida de movimentação. De caráter hidrodinâmico, são ocasionadas pela perda de atrito interno, em virtude da destruição da estrutura, em presença de excesso de água.
Está correto o que se afirma em
I. Os chernossolos são derivados de material argiloso ou muito argiloso e com alta saturação por bases e, ao mesmo tempo, sob vegetação com alta biomassa no horizonte A.
II. Os neossolos quatzarênicos podem-se formar sobre depósitos arenosos, da mesma forma, local e processo como se formam os neossolos flúvicos.
III. A origem dos organossolos está relacionada ao excesso de água e à alta taxa de adição de restos orgânicos.
Está correto o que se afirma em
(SANTOS, Milton. Da Totalidade ao Lugar. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008, p. 127)
O texto acima indica as transformações apontadas por Milton Santos, com relação às novas formas espaciais urbanas, sobretudo no que concerne às cidades locais. Tais transformações estão associadas a determinados processos e são definidas através da
SANTOS, Milton. A Natureza do Espaço. São Paulo: EdUSP, 2006.
Tomando por base o contexto da citação acima, analise as afirmações abaixo.
I. O meio natural em sua generalidade era utilizado pelo homem sem grandes transformações.
II. As transformações impostas às coisas naturais já eram técnicas, entre as quais, a domesticação de animais e plantas sugerindo assim, um momento marcante no qual o homem mudava a natureza.
III. A harmonia socioespacial era inexistente, pois não havia limites para a utilização da natureza.
IV. Nessa fase da humanidade, os sistemas técnicos tinham existência autônoma, não havendo assim uma simbiose com a natureza.
Está correto o que se afirma em
ABREU, Capistrano. Caminhos Antigos e Povoamento do Brasil. Fortaleza: Edições Demócrito Rocha, 2004.
O trecho acima trata de uma compreensão da geografia histórica do Ceará, na qual Capistrano de Abreu relata o diálogo entre o litoral e o sertão. Nessa perspectiva, os dois principais núcleos urbanos e suas atividades econômicas estão representados por
CORREA, Roberto Lobato e ROSENDHAL, Zeny. Literatura, música e espaço: uma introdução. Rio de Janeiro, EdUERJ, 2007, p.8.
TEXTO 1:
“Aquele agrupamento de ranchos ficava à beira duma estrada antiga, por onde em outros tempos passavam os índios missioneiros que os jesuítas mandavam buscar erva-mate em Botucaraí. Por ali transitavam também, de raro em raro, pedindo pouso e comida, viajantes que vinham das bandas de São Martinho ou dos campos de baixo da serra.”
VERÍSSIMO, Erico. Ana Terra. Ed. São Paulo: Globo, 1999, p.113.
TEXTO 2:
“Agora, por aqui, o senhor já viu: o Rio é só o São Francisco, o Rio do Chico. O resto é pequeno é vereda. E agora me lembro: no Ribeirão EntreRibeiros, o senhor vá ver a fazenda velha, onde tinha um cômodo quase do tamanho da casa, por debaixo dela, socavado no antro do chão (....)”.
(ROSA, Guimarães. Grande Sertão Veredas, Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2006, p.74.
TEXTO 3:
“Daqui de cima, porém, o que vejo agora é a tripla face, do Paraíso, Purgatório e Inferno, do Sertão. Para os lados do poente, longe, azulada pela distância, a Serra do Pico, com a enorme e alta pedra que lhe dá o nome. Perto, no leito seco do Rio Taperoá, cuja areia é cheia de cristais despedaçados que faíscam o sol (...)”
SUASSUNA, Ariano. Romance da pedra do reino e o príncipe do sangue do vai-e-volta. Rio de Janeiro: Ed. José Olympio, 2006, p.31-32.
Os textos literários apresentados acima identificam as representações socioespaciais de paisagens regionais apresentadas pelos autores. Assinale a alternativa cuja associação está correta.
O texto acima descreve um tipo de movimento populacional conhecido por migração
I. A abolição da escravidão teve como consequência a expansão do trabalho assalariado que juntamente com a imigração europeia foram fatores indispensáveis para a industrialização brasileira.
II. O surgimento da indústria no Brasil ocorreu concomitante à industrialização europeia, complementando assim a relação colôniametrópole.
III. O caráter substitutivo das importações marcou um período da industrialização brasileira, momento em que ocorreu uma produção interna de bens que antes eram importados.
IV. A concentração industrial brasileira ocorreu em várias partes do país, sobretudo em São Paulo e na região da zona da mata mineira, com seus polos tecnológicos.
É correto o que se afirma apenas em
(TUAN, Y-Fu. Paisagens do Medo. São Paulo: Ed. da UNESP, 2005)
O texto acima revela
A descrição acima refere-se à/ao