Questões de Vestibular UECE 2016 para Vestibular - Geografia e História
Foram encontradas 5 questões
Barroso, Gustavo. O martírio do Nordeste. À margem da história do Ceará. 3a edição, ABC Editora. Fortaleza, 2004.p.14.
O texto afirma que “o sertão é cenário dos grandes martírios coletivos”. Passadas algumas décadas desde a publicação da crônica do autor cearense, pode-se afirmar corretamente que dentre os graves problemas sociais da região Nordeste ainda permanece
Preço do feijão sobe 33% em 2016. Edição do dia 15/06/2016 14h27 - Atualizado em 15/06/2016 http://g1.globo.com/jornalhoje/noticia/2016/06/preco-do-feijao-sobe-33- em-2016.html
Dentre os principais fatores responsáveis pelo aumento do preço do feijão estão
Coluna I Coluna II 1. Agenda 21 ( ) Organização ligada à ONU e criada a partir do Programa das Nações Unidas Para o Meio Ambiente. Tem, dentre os seus objetivos, o estudo do clima da Terra.
2. Carta da Terra ( ) Reúne parte dos maiores estudiosos sobre o aquecimento global.
3. IPCC ( ) Reúne parte dos maiores estudiosos sobre o aquecimento global. ( ) Vários países participantes da Rio 92 acordaram e assinaram este documento que constitui uma tentativa de promover um novo padrão de desenvolvimento, denominado “desenvolvimento sustentável”. ( ) Pode ser definida como um instrumento de planejamento para a construção de sociedades sustentáveis, em diferentes bases geográficas, que concilia métodos de proteção ambiental, justiça social e eficiência econômica.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
Está correto o que se afirma em
( ) Na região equatorial encontra-se uma faixa de latitude que engloba a região Amazônica e a região Nordeste, que apresentam clima chuvoso e semiárido respectivamente. ( ) Na região central do Brasil e na região Sudeste, há uma bem definida estação seca e outra chuvosa. ( ) No inverno, algumas frentes frias podem atuar no Sudeste e no Centro-Oeste do Brasil. ( ) No Brasil não ocorrem interferências nos sistemas de tempo provocadas pela topografia.
A sequência correta, de cima para baixo, é