Questões de Vestibular UECE 2019 para Vestibular - Geografia e História 2° Fase
Foram encontradas 14 questões
Leia atentamente o seguinte excerto: “É um relevo estrutural esculpido em antigas formações dobradas, exumadas pela denudação. Esse relevo caracteriza-se por um alinhamento paralelo de cristas e vales. As cristas formadas nos estratos mais resistentes e os vales formados nos menos resistentes. [...] Caracteriza-se por ser um relevo bifásico ou polifásico, constituindo-se por dobramento, soerguimento, aplainamento e novo soerguimento”.
Suertegaray, Dirce Maria Antunes. Org. Terra feições ilustradas. UFRGS editora. 2003. p.103.
O excerto apresentado acima descreve o tipo de relevo conhecido como
O El Niño é um fenômeno oceânico que ocorre em parte das águas do Pacífico e provoca uma série de alterações nas condições atmosféricas do planeta em várias escalas. Considerando esse processo, analise as seguintes afirmações:
I.O comportamento das chuvas na região Centro-Oeste do Brasil, em anos de El Niño, não apresenta efeitos evidentes.
II.Na América do Sul, os efeitos do El Niño são sentidos apenas em pequenas áreas isoladas, como no semiárido brasileiro.
III.Esse fenômeno se caracteriza pelo aquecimento incomum em parte das águas superficiais na costa do Peru.
É correto o que se afirma em
Atente para o seguinte excerto: “Dessa forma, é possível reconhecer que degradação ambiental tem causas e consequências sociais, ou seja, o problema não é apenas físico”.
Cunha, S. B. da e Guerra, A. J. T. degradação ambiental. In. Geomorfologia e meio ambiente. Rio de Janeiro. Bertrand Brasil. 1996. p.334
Considerando as causas da degradação ambiental nas áreas rurais e urbanas, atente para as seguintes afirmações:
I.As ocupações irregulares provocam a desestabilização de áreas de encosta; contudo, essas ocupações não representam um problema ambiental.
II.A combinação entre grandes volumes de chuva, presença de sedimentos finos no solo e desmatamento estão entre as causas da degradação do meio ambiente.
III.Dentre as causas da erosão laminar estão a mecanização da agricultura, a monocultura e o mal uso da terra.
É correto o que se afirma em
Relacione, corretamente, os principais conceitos da Geografia com suas interpretações mais recorrentes,numerando a Coluna II de acordo com a Coluna I.
A sequência correta, de cima para baixo, é: