Questões de Vestibular UECE 2021 para Específica Geografia e História - 2ª Fase do Vestibular
Foram encontradas 40 questões
Leia com atenção o texto a seguir:
“Os sistemas de coordenadas definem pontos e eixos de referência a partir dos quais são medidos afastamentos (distâncias) e direções ou orientações (ângulos) a fim de localizar pontos no espaço (n-dimensional). Todo e qualquer ponto da superfície terrestre pode ser localizado a partir de suas coordenadas, determinadas a partir de um sistema de referência estabelecido”.
Sampaio, T. V. M. Cartografia geral, digital e temática / Curitiba: Universidade Federal do Paraná, Programa de Pós-Graduação em Ciências Geodésicas, 2018.
Considerando os aspectos que envolvem os sistemas de coordenadas, analise as seguintes afirmações:
I. Toda feição geográfica pode ser expressa por um ou mais pontos conectados; sua representação, no plano ou no espaço, exige a determinação da posição relativa a uma origem comum de todos os pontos que definem esta feição.
II. A unidade de medida utilizada para as coordenadas depende da referência. No sistema cartesiano de coordenadas terrestres reais, por exemplo, podem ser utilizados como unidades o centímetro e o milímetro. Já no sistema cartesiano de coordenadas gráficas, a unidade utilizada é o metro ou o quilômetro, tomando por referência o Sistema Internacional.
III. Para a localização de pontos no plano ou no espaço, é necessário que se utilize um ou mais sistemas que permitam, a partir de uma origem determinada, definir a posição não ambígua destes pontos, ou seja, os afastamentos e/ou as direções dos mesmos em relação à referida origem.
Está correto o que se afirma somente em
Atente para o seguinte fragmento:
“O quadro socioambiental que caracteriza as sociedades contemporâneas revela que os impactos dos humanos sobre o meio ambiente estão se tornando cada vez mais complexos, tanto em termos quantitativos quanto qualitativos. O conceito de desenvolvimento sustentável surge para enfrentar a crise ecológica[...]”.
Jacobi, P. Meio ambiente e sustentabilidade. O Município no século XXI: cenários e perspectivas. Cepam–Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal, 1999.
Considerando as práticas sustentáveis, assinale a
opção que NÃO corresponde a uma ação de
sustentabilidade.
“Mapas temáticos são mapas que mostram uma região geográfica particionada em polígonos, segundo os valores relativos a um tema (por exemplo, uso do solo, aptidão agrícola). Os valores dos dados são em geral inseridos no sistema por digitalização ou, de forma mais automatizada, a partir de classificação de imagens”.
Câmara, Gilberto; Casanova, Marco A.; Magalhães, Geovane C. Anatomia de sistemas de informação geográfica. 1996.
Com base no fragmento acima, analise as seguintes afirmações:
I. Os mapas temáticos são definidos como todo e qualquer tipo de mapa que represente um tema qualquer, para além da representação do terreno. II. Os mapas temáticos são elaborados com a utilização de técnicas que objetivam melhor visualização e comunicação, distinguindo-se essencialmente dos topográficos, por representarem apenas fenômenos da natureza, geograficamente distribuídos sobre a superfície terrestre. III. Os lotes urbanos em uma cidade são elementos do espaço geográfico que possuem atributos como, por exemplo, proprietário, valor venal e IPTU devido. Os dados são em geral armazenados usando-se uma representação topológica. IV. Um mapa temático também pode ser armazenado no formato matricial (raster). Nesse caso, a área correspondente ao mapa pode ser dividida em células de tamanho fixo.
Está correto o que se afirma somente em
“[...] buscamos demonstrar os elos existentes entre o ambiente físico e a vegetação do Ceará. A vegetação não surge ao acaso, mas é fruto da ação do clima, dos tipos de solo, do relevo e dos processos histórico-biogeográficos atuando conjuntamente. [...]. De fato, encontramos no Ceará diferentes portes fisionômicos nas caatingas do cristalino, variando de porte arbóreo ao arbustivo e de densidade aberta até fechada, mas todas essas áreas possuem uma flora típica das superfícies cristalinas que as une entre si”.
Moro, M. F. et al. Vegetação, unidades fitoecológicas e diversidade paisagística do estado do Ceará. 2015.
Sobre a compartimentação geoambiental do Ceará, é correto afirmar que os tipos de vegetação associados às unidades de relevo são:
“Região natural caracterizada pela pequena precipitação de chuvas muito irregular. Nas regiões desérticas quentes temos formas de relevo e alterações de rochas específicas como os ergs, hamadas, regs, rios cuja a rede hidrográfica não tem hierarquização, freikanter, verniz do deserto, grande intensidade de desagregação mecânica, dunas, etc”.
Guerra, A. T. Dicionário geológico-geomorfológico. 8. ed. Rio de Janeiro. 1993.
O trecho acima se refere a uma definição e características de áreas desérticas. Sobre essas feições, é correto dizer que
“A bacia do Atlântico Nordeste (953 000 km²) é formada por um conjunto de drenagem modesta, com deficiência em alimentação e que se dirige para o oceano Atlântico. Drena administrativamente, parte dos Estados do Amapá, Pará, Pernambuco e Alagoas e toda a área dos estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba. A drenagem principal é representada pelos rios Pindaré, Grajaú, Mearim e Itapecuru, que deságuam no golfo do Maranhão, e o rio Parnaíba, divisa entre os estados do Maranhão e Piauí. São rios periódicos e seus leitos têm sido barrados pela construção de açudes”.
Cunha, S. B. Bacias Hidrográficas. In. Geomorfologia do Brasil. Cunha, S. B. e Guerra, A. J. T. 3 ed. Rio de Janeiro. Bertrand Brasil. 2003.
No que diz respeito à bacia do Atlântico Nordeste, é correto afirmar que
“A litosfera é segmentada por fraturas, formando um mosaico com sete grandes placas e algumas menores, que deslizam horizontalmente, arrastando os continentes por cima da astenosfera”.
Penha, H. M. Processos endógenos na formação do relevo. In: Geomorfologia uma atualização de bases e conceitos. Guerra, A. J. T e Cunha, S. B. Rio de Janeiro. Bertrand Brasil. 1994.
Dentre os principais tipos de limites de placas tectônicas, aquela que é formada ao longo de uma falha transformante, onde o movimento relativo da placa é horizontal e paralelo ao seu limite, é conhecida como
Considerando a relação entre a cidade, o clima urbano, as ilhas de calor e a vegetação nas áreas urbanas, analise as seguintes afirmações:
I. De maneira geral, a vegetação pode melhorar a qualidade do ar nas áreas urbanas, porque absorve o CO2 e o devolve para a atmosfera. II. As cidades podem ser consideradas lugares de efetiva interação entre o homem e a natureza, pela concentração da população socialmente estruturada e pela forma como o espaço é produzido. III. As ilhas de calor apresentam características particulares atreladas ao momento e à intensidade de sua ocorrência, por isso podem variar de acordo com cada cidade. IV. As temperaturas do ar nas áreas urbanas são mais elevadas em consequência da alta absorção do calor do Sol.
Está correto somente o que se afirmar em
Nobre, C. A.; Sampaio, G.; Salazar, L. Mudanças climáticas e Amazônia. Ciência e Cultura. 2007.
Considerando os aspectos que envolvem o bioma amazônico e as mudanças climáticas, atente para as seguintes afirmações:
I. As variações das chuvas na Amazônia estão relacionadas à temperatura da superfície do mar no Atlântico tropical. Esta condição, entre outras, afeta a Zona de Convergência Intertropical – ZCIT. II. O bioma amazônico compreende uma área de aproximadamente 4,2 milhões de km², distribuída entre 9 estados brasileiros, compreendendo ecossistemas como florestas densas de terra firme, florestas estacionais, florestas de igapó, campos alagados, várzeas, savanas, refúgios montanhosos e formações pioneiras. III. O risco dos impactos das mudanças climáticas na Amazônia aumenta ainda mais quando se somam, ao aquecimento global, as alterações de vegetação resultantes das mudanças dos usos da terra, notadamente os desmatamentos das florestas tropicais e dos cerrados.
Está correto o que se afirmar em
A partir de uma análise da conjuntura geopolítica global recente, relacione corretamente os casos de conflitos armados interculturais, religiosos e territoriais aos diferentes países onde se manifestam, numerando os parênteses abaixo de acordo com a seguinte indicação:
1. Nigéria;
2. Israel;
3. Mianmar;
4. Síria.
( ) O país já registra mais de 380 mil mortes oficiais no pior conflito de sua história, iniciado em 2011, na esteira da Primavera Árabe. O conflito opõe o governo liderado por Bashar Al-Assad, cuja família, desde a década de 1970, comanda o país por meio de um brutal regime de partido único, contra o qual pelejam forças sunitas para a derrubada da ditadura de Assad. A partir de 2013, o grupo terrorista Estado Islâmico (EI) aproveitou-se da situação de caos criada pela guerra civil e, vindo do Iraque, avançou de forma avassaladora, ocupando metade do território do país, espalhando ondas de ataques que se intensificaram ao longo da década passada.
( ) Movido pelo apelo religioso de retorno à “Terra Prometida”, o movimento sionista que surgiu no final do século XIX, propunha construir colônias no território previamente ocupado por um povo que havia aí se estabelecido há mais de 12 séculos, contando, na época, o território em disputa, com mais de 1,2 milhão de árabes. O país foi oficialmente criado no ano de 1948 e, desde então, uma série de disputas territoriais, com centenas de milhares de mortos, vêm ocorrendo entre os dois lados do conflito.
( ) O grupo armado radical islâmico denominado Boko Haram, um dos maiores da atualidade, combate, com atos terroristas, a influência ocidental no país, enquanto defende a implantação radical da lei islâmica, a sharia, e a construção de uma república fundamentalista islâmica no país. Estima-se que o grupo já tenha executado mais de três mil pessoas, concentrando sua ação sobretudo na porção norte do país.
( ) O assassinato a tiros de mais de 100 manifestantes contrários ao recente golpe militar gerou grande indignação internacional, levando ministros da Defesa de 12 países a fazer duras críticas aos militares que estão no comando daquele país. Por meio desse golpe, os militares tomaram o controle do país após uma eleição em que o partido Liga Nacional para a Democracia (NLD), liderado por Aung San Suu Kyi, venceu com uma vitória esmagadora. Mais de 400 pessoas já foram executadas na repressão aos protestos ao governo desde o golpe.
Está correta, de cima para baixo, a seguinte
sequência:
1. paisagem; 2. região; 3. lugar; 4. espaço; 5. território; 6. rede.
( ) Relaciona-se com a identidade, a vida cotidiana, o espaço de vida do indivíduo, bem como com seu sentimento de pertencimento e suas práticas espaciais cotidianas. ( ) É um conjunto de formas que, em um dado período, revela as heranças que representam as relações espacializadas entre homem e natureza, ou homem e espaço. Trata-se apenas da porção da configuração territorial que é possível abarcar, contemplar e conhecer a partir dos órgãos dos sentidos. ( ) Define-se e delimita-se por e partir de relações de poder, projetadas no espaço, por meio das quais alguém exerce poder e influência sobre outrem. Pode relacionar-se com o poder legítimo do Estado ou com o poder paralelo do crime organizado. ( ) De acordo com a corrente da Geografia Crítica, considera-se uma entidade concreta, resultante de múltiplas determinações que agem sobre um quadro territorial previamente ocupado, caracterizado por uma natureza transformada e heranças culturais, materiais e, portanto, sociais. ( ) Diz respeito a um sistema de fixos conectados por meio de fluxos, numa economia de mercado, que pode ser hierárquico ou não hierárquico. O melhor exemplo é o sistema de cidades. ( ) Em uma definição muito conhecida, constitui-se por um conjunto indissociável, solidário e, ao mesmo tempo, contraditório, de sistemas de objetos e sistemas de ações, os quais não podem ser considerados isoladamente, mas sim como um quadro único em que a história e o tempo se manifestam.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
( ) A intensificação do “povoamento” ocorreu no século XVII e se consolidou no XIX, inicialmente por meio das fazendas de gado e da cultura canavieira, cujos pontos de fixação seguiram os vales dos rios. ( ) Os portos de Aracati, Acaraú e Camocim, inicialmente constituíram os centros de convergência da produção regional e irradiação do comércio para o interior: em uma via de mão dupla, exportavam a carne salgada para outros centros de ocupação da colônia e, do exterior, recebiam produtos dos quais necessitavam. ( ) Na segunda metade do século XIX, a economia do Ceará deixou de ser exclusivamente pastoril e passou por uma maior diversificação da produção: o cultivo do algodão. Diante da conjuntura internacional que favoreceu a economia do algodão no estado do Ceará, destacam-se a Guerra da Secessão nos EUA, entre 1861 e 1865, que prejudicou a produção de algodão naquele país, e a Revolução Industrial inglesa, que resultou em alta demanda pelo produto. ( ) A partir da dinamização da cultura algodoeira, em meados da década de 1860, o estado passou a comercializar sua produção com o exterior, o que tornou necessária uma maior e melhor estrutura portuária para atender a exportação. Foi desse modo que, no final do século XIX, Fortaleza firmou sua posição da capital de exportação do algodão, projetando-se em relação às demais cidades cearenses, justamente por centralizar a convergência da rede ferroviária estadual.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
“O mundo cada vez ‘menor’ ou globalizado – algo que implica o surgimento ou a expansão de problemas comuns da humanidade e leva de fato a uma perda relativa das soberanias nacionais – deve (re)construir um sistema internacional de regras para a coexistência democrática entre os povos. E, como em qualquer sistema jurídico, ele não será eletivo se não houver a possibilidade de sanções a alguém que estiver deliberadamente infringindo essas regras”.
Vesentini, José W. Novas Geopolíticas, p. 74.
Considera-se que a geopolítica da nova ordem mundial se diferencia do cenário bipolar configurado no âmbito da velha ordem em função da