Questões de Vestibular UEFS 2010 para Vestibular Primeiro Semestre - Dia 3
Foram encontradas 20 questões
A vida senciente é atraída pelo sexo e pelos alimentos porque, amando e devorando, a vida se conserva e se amplia. Nem todas as espécies, no entanto, precisam da sexualidade para se reproduzir. Em todas as que necessitam dela, o sexo é uma parte crucial do processo de transformação de energia pelo qual, deleitando-se, as espécies preservam e aumentam sua complexidade neste cosmo impregnado de energia. (MARGULIS; SAGAN, 2002, p.11).
A nutrição e a reprodução são propriedades consideradas inerentes a todos os seres vivos celulares.
É possível afirmar em relação a essas propriedades:
O diagrama ilustra, de forma simplificada, o processo de transcrição e tradução do código genético nos seres eucariontes.
A partir da análise do diagrama juntamente com o
conhecimento pertinente ao tema, pode-se afirmar:
Com base no texto e nos conceitos associados à autopoiese presente nos sistemas vivos, é possível afirmar:
O esquema ilustra uma das etapas de um importante processo biológico de transformação de energia presente no mundo vivo.
Em relação ao conhecimento associado às reações químicas
presentes na ilustração, é possível afirmar que esse esquema
é a representação da etapa
O gráfico representa a variação da quantidade de DNA (Ploidia) de uma célula ao longo das etapas de um ciclo celular.
A partir da análise do gráfico e dos conhecimentos pertinentes
ao tema, pode-se afirmar:
O texto descreve a ação de determinados componentes dos sistemas vivos que estão associados à capacidade de ocorrência de uma hereditariedade integrada à reprodução.
A alternativa que pode ser considerada como exemplo desses componentes é
A opção que melhor se aproxima do conceito desenvolvido inicialmente por Charles Darwin para explicar a evolução biológica através da seleção natural é
A partir da análise dos conceitos evolutivos expostos no texto, é possível afirmar:
A partir de uma análise com base científica do tema abordado no texto, é possível inferir que
Em relação aos experimentos clássicos realizados por Mendel com Pisum sativum, que permitiram, posteriormente, revolucionar a nossa compreensão a respeito da hereditariedade, é possível afirmar:
O gráfico representa um padrão de expressão de uma herança genética em que os efeitos de vários genes em interação se somam, possibilitando que a característica estudada possa ser identificada por uma curva contínua com os genótipos mais heterozigotos aparecendo em maior número.
Esse padrão genético representado pode ser caracterizado
como um tipo de herança
O esquema ilustra um tipo de ciclo de vida presente em bacteriófagos.
Considerando-se as características inerentes a esse tipo de ciclo, é correto afirmar:
I. Durante este ciclo, o vírus é capaz de produzir novas unidades virais, levando à inexorável morte da bactéria hospedeira.
II. O bacteriófago infecta a célula ao injetar o seu material genético no interior do citoplasma bacteriano.
III. O ciclo representado é do tipo lisogênico por favorecer a produção de cópias do material genético do vírus a partir do processo de reprodução das bactérias.
IV. Os bacteriófagos se utilizam da maquinaria presente nas células humanas para produção das novas proteínas virais.
Dessas afirmativas, estão corretas as indicadas em
O esquema representa de forma resumida o ciclo de vida típico dos vegetais.
Considerando as características desse ciclo representado, é
possível afirmar:
O gráfico representa o gasto de energia de uma pessoa durante a marcha (andando) e a corrida, em três inclinações diferentes :+5% (aclive); 0% (plano); -5% (declive).
Com base nas informações do gráfico e no conhecimento referente à fisiologia humana associada ao metabolismo energético, é possível afirmar:
I. Com o aumento da velocidade, apenas a marcha passa apresentar um maior gasto energético por tempo decorrido.
II. Quando a velocidade da caminhada excede o valor de 12,5 Km h-1, a curva para a marcha cruza e excede a curva da corrida.
III. A partir do ponto de intersecção das duas curvas (marcha e corrida) e com o aumento da velocidade, torna-se mais desgastante andar do que correr.
IV. Conforme o gráfico, é mais desgastante mover-se em aclives do que mover-se em declives.
Dessas afirmativas, estão corretas as indicadas em
O gráfico ilustra a variação da taxa respiratória, em litros por minuto, em relação à variação da quantidade de CO2 e O2 presentes no ar inalado.
Considerando-se as informações presentes no gráfico e o conhecimento sobre o controle nervoso das trocas gasosas nos animais, é possível considerar:
I. Uma queda na porcentagem de 02 no ar inalado apresenta pouco efeito sobre a variação da taxa respiratória, se comparada à variação do CO2 também inspirado.
II. O aumento da percentagem de O2 no ar inalado aproxima a curva referente a esse gás para uma taxa respiratória em torno de 30 litros por minuto.
III. A respiração é mais sensível ao aumento no conteúdo de dióxido de carbono no ar inalado do que ao decréscimo no conteúdo de oxigênio.
IV. O sistema nervoso autônomo mantém a respiração e modifica a sua profundidade e frequência para satisfazer às exigências do corpo pelo suprimento de O2 e eliminação do CO2.
Dessas afirmativas, estão corretas as indicadas em
Com base nas informações contidas no texto e no conhecimento a respeito da influência das alelobioses na evolução biológica, é possível afirmar:
Com base na geração e utilização adequada da energia para as atividades humanas e as consequências dessas ações na dinâmica dos ciclos da natureza, é possível afirmar:
Considerando-se os resultados e as possíveis consequências relacionadas ao COP 15 realizada em Copenhague, no final de 2009, pode-se afirmar: