Questões de Vestibular UEG 2010 para Vestibular, Prova 1
Foram encontradas 6 questões
As personalidades referidas neste fragmento que, respectivamente, marcaram a sociedade brasileira e as tendências estéticas da obra literária de Álvares de Azevedo são:
Não entenderam logo. Natividade não sabia que fizesse; dava a mão aos filhos, ao marido, e tornava ao jornal para ler e reler que no despacho imperial da véspera o Sr. Agostinho José dos Santos fora agraciado com o título de Barão dos Santos. Compreendeu tudo. O presente do dia era aquele; o ourives desta vez foi o imperador.
ASSIS, Machado de. Esaú e Jacó . Rio de Janeiro: Ediouro, 1998. p. 42.
O contexto sociopolítico retratado na obra machadiana refere-se
Pois bem: um senhor estrangeiro, cheio de qualidades, talvez, meteu-se de parceria com uns rebeldes, para separar uma dessas províncias do bloco bruzundanguense. Isto ao tempo do Império. Em caminho, em uma de suas correrias, encontrou-se com uma moça da Bruzundanga que se apaixonou por ele. Segui-o nas suas aventuras e combates contra a união bruzundanguense.
BARRETO, Lima. Os bruzundangas . São Paulo: Ática, 2008. p. 68.
Há neste fragmento uma referência velada aos acontecimentos históricos brasileiros. Neste sentido, o movimento separatista ocorrido durante o Segundo Império brasileiro que contou com a participação de um herói estrangeiro foi: