Questões de Vestibular UEG 2016 para Processo Seletivo UEG

Foram encontradas 8 questões

Ano: 2016 Banca: UEG Órgão: UEG Prova: UEG - 2016 - UEG - Processo Seletivo UEG |
Q1783329 Português

Leia o texto a seguir para responder à questão.




Considere o seguinte trecho:
“Os gramáticos e os sociolinguistas, cada um com seu viés, costumam dizer que o padrão linguístico é usado pelas pessoas representativas de uma sociedade. Os gramáticos dizem isso, mas acabam não analisando o padrão, nem recomendando-o de fato. Recomendam uma norma, uma norma ideal”. (linhas 9-11).
Sírio Possenti apresenta nesse trecho uma caracterização da atividade dos gramáticos. Para isso, o autor
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Ano: 2016 Banca: UEG Órgão: UEG Prova: UEG - 2016 - UEG - Processo Seletivo UEG |
Q1783330 Português

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O autor defende no texto a seguinte tese:
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Ano: 2016 Banca: UEG Órgão: UEG Prova: UEG - 2016 - UEG - Processo Seletivo UEG |
Q1783331 Português

Leia o texto a seguir para responder à questão.




Considerando-se suas características retóricas, o texto de Sírio Possenti realiza predominantemente a seguinte tipologia textual:
Alternativas
Ano: 2016 Banca: UEG Órgão: UEG Prova: UEG - 2016 - UEG - Processo Seletivo UEG |
Q1783332 Português

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No trecho “Faltou ao poeta acrescentar: tem uns gramáticos do tempo da onça / de antes do tempo em que se começou a andar pra frente” (linhas 23-24), o autor apresenta uma sugestão de acréscimo ao texto de Murilo Mendes, na qual se desenvolve
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Ano: 2016 Banca: UEG Órgão: UEG Prova: UEG - 2016 - UEG - Processo Seletivo UEG |
Q1783333 Português

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Em razão das características do gênero textual, o autor busca imprimir ao seu texto um tom mais informal e próximo do uso cotidiano da língua. Essa escolha estilística pode ser exemplificada pelo uso da seguinte construção:
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Ano: 2016 Banca: UEG Órgão: UEG Prova: UEG - 2016 - UEG - Processo Seletivo UEG |
Q1783334 Português
Leia o fragmento e observe a imagem para responder à questão.

         A mulher era uma pena na cidade grande. E a cidade grande se lhe exibia como uma prostituta na vitrine.
        E se insinuava, sorrateira, entre um e outro setor. Vista num relance, seu conjunto urbano parecia se erigir em meio aos interstícios de sonhos diacrônicos, que, unidos, formavam um mosaico por meio de cujo vislumbre o presente e o passado conviviam na forma arquitetônica de seus prédios. Era antiga e nova ao mesmo tempo. Essa cidade grande se chamava Trude e era fruto de um desejo e de uma realidade.
       [...] Então Heloíse Dena passou a sentir muito medo. Não da cidade em si, nem dos perigos e dos riscos multiplicados pela configuração da urbe imensa. Seu medo era de algo mais profundo, menos aparente. No fundo, receava não conseguir viver o contexto de uma busca e de um encontro em meio a tantos e tão altos prédios. Por essa época, só se sentia realmente à vontade dentro de seu carro, quando estava com os vidros fechados e as portas trancadas.

FREITAS, Ewerton. As metades invisíveis. São Paulo: Ixtlan, 2010. p. 130.


AMARAL, Tarsila do. Operários (1933). Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/1063/tem-muitas-historias-do-brasil-nas-telas-de-tarsila-do-amaral>. Acesso em: 22 ago. 2016.
A seguinte relação pode ser estabelecida entre o fragmento e a pintura:
Alternativas
Ano: 2016 Banca: UEG Órgão: UEG Prova: UEG - 2016 - UEG - Processo Seletivo UEG |
Q1783335 Português
Leia o fragmento e observe a imagem para responder à questão.

         A mulher era uma pena na cidade grande. E a cidade grande se lhe exibia como uma prostituta na vitrine.
        E se insinuava, sorrateira, entre um e outro setor. Vista num relance, seu conjunto urbano parecia se erigir em meio aos interstícios de sonhos diacrônicos, que, unidos, formavam um mosaico por meio de cujo vislumbre o presente e o passado conviviam na forma arquitetônica de seus prédios. Era antiga e nova ao mesmo tempo. Essa cidade grande se chamava Trude e era fruto de um desejo e de uma realidade.
       [...] Então Heloíse Dena passou a sentir muito medo. Não da cidade em si, nem dos perigos e dos riscos multiplicados pela configuração da urbe imensa. Seu medo era de algo mais profundo, menos aparente. No fundo, receava não conseguir viver o contexto de uma busca e de um encontro em meio a tantos e tão altos prédios. Por essa época, só se sentia realmente à vontade dentro de seu carro, quando estava com os vidros fechados e as portas trancadas.

FREITAS, Ewerton. As metades invisíveis. São Paulo: Ixtlan, 2010. p. 130.


AMARAL, Tarsila do. Operários (1933). Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/1063/tem-muitas-historias-do-brasil-nas-telas-de-tarsila-do-amaral>. Acesso em: 22 ago. 2016.
Verificam-se, no fragmento e na pintura, respectivamente, as seguintes figuras:
Alternativas
Ano: 2016 Banca: UEG Órgão: UEG Prova: UEG - 2016 - UEG - Processo Seletivo UEG |
Q1783336 Português
Leia o fragmento e observe a imagem para responder à questão.
Meus brinquedos... Coquilhos de palmeira. Bonecas de pano. Caquinhos de louça. Cavalinhos de forquilha. Viagens infindáveis... Meu mundo imaginário mesclado à realidade.
E a casa me cortava: “menina inzoneira!” Companhia indesejável – sempre pronta a sair com minhas irmãs, era de ver as arrelias e as tramas que faziam para saírem juntas e me deixarem sozinha, sempre em casa.
CORALINA, Cora. Minha Infância. In: Melhores poemas de Cora Coralina. 3. ed. São Paulo: Global, 2008. p. 97.
Imagem associada para resolução da questão
O fragmento poético e a imagem entabulam diálogo ao retratarem episódios da infância,
Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: C
4: A
5: D
6: A
7: E
8: C