Questões de Vestibular UEG 2018 para Vestibular - Inglês
Foram encontradas 5 questões
Quando ocorrem períodos prolongados de estiagem em diferentes regiões brasileiras, observa-se um aumento no índice de ocorrência de doenças respiratórias. Nesse contexto, ressalta-se a importância de determinadas medidas profiláticas para favorecer um melhor desempenho do sistema respiratório humano, onde ocorre a troca gasosa por difusão. Durante a hematose, ocorre a difusão de CO2 para o meio externo e de O2 para o meio interno. Esses gases são ligados ao pigmento respiratório proteico denominado hemoglobina, que se localiza nas hemácias. Conforme o gás ao qual a hemoglobina se liga, um diferente composto é formado, como apresentado a seguir.
Hemoglobina + oxigênio (O2) → oxiemoglobina
Hemoglobina + gás carbônico (CO2) →carboemoglobina
Hemoglobina + monóxido de carbono (CO) → carboxiemoglobina
Sobre as características dos compostos resultantes dessas ligações, verifica-se que a
A “ferida brava” ou “úlcera de Bauru” é uma zoonose de manifestações clínicas variadas, em expansão no Brasil, sendo o estado de Mato Grosso do Sul importante área endêmica. Avaliar a clínica, a epidemiologia e laboratorialmente pacientes é de extrema importância para o controle dessa doença. Uma das características dessa doença é o aparecimento de feridas na pele e nas mucosas, cuja cicatrização é bastante difícil, podendo progredir para lesões mutilantes.
Essa doença é transmitida pela picada
Aproximadamente 60% das espécies de primatas do mundo, incluindo chipanzés e orangotangos, correm risco de extinção, conforme apresentado a seguir.
ANDRADE, R.O.de. Ameaças aos macacos. Revista USP, São Paulo. n. 103, p.13-24, 2014.
Pesquisadores analisaram dados sobre o status de conservação das espécies em questão. Diferentes fatores podem justificar a velocidade de extinção dessas espécies, dentre eles:
Disponível em:<http://globodamafalda.blogspot.com/2009/03/porque-mafalda-afinal.html.> Acesso em: 24 set. 2018.
ARTAXO, P. Uma nova era geológica em nosso planeta: o Antropoceno. Revista USP, n. 103, p. 13-24, 2014.
O planeta retratado por Mafalda na charge apresentada seguiu uma evolução determinada pelas forças geológicas desde a sua origem, há cerca de 4,5 bilhões de anos. Ao longo dessa jornada, passou por transformações significativas em sua crosta e atmosfera. A partir de 1950, o desenvolvimento humano e suas implicações no ecossistema terrestre crescem exponencialmente, conforme retratado em estudos da nova era geológica, denominada de Antropoceno, podendo provocar um “adoecimento” no planeta.
Mafalda cuida do planeta em função das diversas intervenções que ele sofreu e sofre. Este “adoecimento” planetário se deve a que?
LOPES, S; ROSSO, S. Bio: volume 2. São Paulo: Saraiva, 2010. p. 233.
Sobre as propriedades químicas desse material genético, verifica-se que