Questões de Vestibular UEG 2018 para Vestibular - Prova A - Medicina
Foram encontradas 8 questões
Em 1997, o paciente alemão Timothy Ray Brown, conhecido como “Paciente de Berlim”, foi diagnosticado como soropositivo para o HIV e, em 2007, ele foi diagnosticado com Leucemia Mielóide Aguda (LMA). Até então, o paciente seguia a terapia antirretroviral (TARV) e tinha carga viral não detectável. Devido às complicações da quimioterapia, o paciente interrompeu temporariamente a TARV e a carga viral se tornou novamente detectável. Após sete meses, o paciente teve um novo diagnóstico de LMA, desta vez sendo submetido à TARV até o transplante de células tronco. O doador de células para o transplante era plenamente compatível e foi genotipado como homozigoto para a mutação CCR5Δ32 no gene ccr5. A LMA, entretanto, não foi curada, sendo o paciente submetido à TARV até um novo transplante de células tronco. O segundo transplante foi bem sucedido para o tratamento da LMA e, surpreendentemente, o paciente passou a ter carga viral não detectável e apresentou redução dos anticorpos contra as proteínas virais mesmo sem a TARV.
A ilustração acima mostra a via de infecção dos linfócitos T4 pelo HIV. O caráter de parasita intracelular obrigatório dos vírus é observado no HIV pela ligação da proteína viral GP120 tanto à glicoproteína CD4 quanto ao receptor quimiocina tipo 5 (CCR5), ambas proteínas localizadas na membrana do linfócito T4. Na sequência, a cápsula do vírus se funde à membrana do linfócito T4, liberando o material genético do HIV no citosol.
Sobre o desfecho clínico do Paciente de Berlim, verifica-se que o fator determinante para a cura da infecção pelo HIV ocorreu devido à:
Essa rota tem como objetivo proporcionar a divulgação das belezas do Cerrado brasileiro, em especial o goiano, e também difundir a história e a cultura do estado. A elaboração foi feita após levantamento de diários dos bandeirantes nos séculos XVIII, XIX e XX. A rota passará por locais como a Área de Proteção Ambiental da Serra Dourada, Parque Estadual da Serra de Jaraguá e Parque Estadual dos Pireneus e foi utilizada no passado pelos Bandeirantes. Adotando que você é um dos turistas que irá percorrer este caminho, é perceptível que visualizará cenários e paisagens diretamente ligadas à constituição vegetacional do Bioma Cerrado. Ao se fazer esse percurso, verifica-se que
Pela interpretação desses dados, conclui-se que metade dos roedores foi a óbito ao consumir a ração composta por
O sistema imunológico reage quando o corpo humano é invadido por “elementos estranhos”. Em alguns casos, o ataque é tão rápido que pode levar a pessoa à morte. A vacinação permite ao organismo antecipar sua defesa imunológica. As vacinas tradicionais têm por objetivo desencadear no organismo humano um mecanismo de imunização ativa.
Na vacinação, são introduzidas no organismo humano formas atenuadas das toxinas ou dos próprios microrganismos causadores das doenças. Todavia, se existir suspeita de “mal” já instalado, é recomendável o uso de soro, que combate de imediato os elementos estranhos, enquanto o sistema imunológico se mobiliza para entrar em ação.
Considerando essas afirmações, o soro específico deve ser usado quando:
Acerca da ilustração apresentada, verifica-se a ocorrência de