Questões de Vestibular UEG 2018 para Vestibular - Prova objetiva - Jataí
Foram encontradas 4 questões
Quando ocorrem períodos prolongados de estiagem em diferentes regiões brasileiras, observa-se um aumento no índice de ocorrência de doenças respiratórias. Nesse contexto, ressalta-se a importância de determinadas medidas profiláticas para favorecer um melhor desempenho do sistema respiratório humano, onde ocorre a troca gasosa por difusão. Durante a hematose, ocorre a difusão de CO2 para o meio externo e de O2 para o meio interno. Esses gases são ligados ao pigmento respiratório proteico denominado hemoglobina, que se localiza nas hemácias. Conforme o gás ao qual a hemoglobina se liga, um diferente composto é formado, como apresentado a seguir.
Hemoglobina + oxigênio (O2) → oxiemoglobina
Hemoglobina + gás carbônico (CO2) → carboemoglobina
Hemoglobina + monóxido de carbono (CO) → carboxiemoglobina
Sobre as características dos compostos resultantes dessas ligações, verifica-se que a
Aproximadamente 60% das espécies de primatas do mundo, incluindo chipanzés e orangotangos, correm risco de extinção, conforme apresentado a seguir.
Pesquisadores analisaram dados sobre o status de conservação das espécies em questão. Diferentes fatores
podem justificar a velocidade de extinção dessas espécies, dentre eles:
A “ferida brava” ou “úlcera de Bauru” é uma zoonose de manifestações clínicas variadas, em expansão no Brasil, sendo o estado de Mato Grosso do Sul importante área endêmica. Avaliar a clínica, a epidemiologia e laboratorialmente pacientes é de extrema importância para o controle dessa doença.
Uma das características dessa doença é o aparecimento de feridas na pele e nas mucosas, cuja cicatrização é bastante difícil, podendo progredir para lesões mutilantes.
Essa doença é transmitida pela picada
Em 1953, a natureza química do material genético foi descrita por dois pesquisadores, Watson e Crick. Eles propuseram que o DNA é formado pela união de nucleotídeos em duas fitas complementares enroladas sob um eixo e, assim, formando uma hélice. O esquema a seguir ilustra a fita dupla de DNA, com a exposição das ligações de hidrogênio entre os nucleotídeos das fitas complementares:
Sobre as propriedades químicas desse material genético, verifica-se que