Questões de Vestibular UEL 2019 para Vestibular - Conhecimentos Gerais - Tipo 3

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Ano: 2019 Banca: UEL Órgão: UEL Prova: UEL - 2019 - UEL - Vestibular - Conhecimentos Gerais - Tipo 3 |
Q1642906 Conhecimentos Gerais
Museus são espaços de produção e difusão de conhecimento. Em suas diversas manifestações, promovem exposição, documentação e preservação dos patrimônios naturais, culturais e científicos, os quais, ao longo do tempo, se transformaram em instituições sociais e educativas. São espaços de conhecimento e se destacam pela arquitetura executada em determinado contexto histórico, social e geográfico. Com base nos conhecimentos sobre arte arquitetônica, relacione as figuras a seguir com suas respectivas características arquitetônicas.
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(A) Retomada dos modelos clássicos, buscava a perfeição e a beleza por meio do uso de formas equilibradas, proporcionais e harmoniosas, que visavam à simetria e à ordem. Uso de arcos, abóbadas, cúpulas e colunas. (B) Valorização do passado histórico e baseada nos ideais iluministas, busca o racionalismo e o academicismo. Uso da proporção e da clareza, da simplicidade e do equilíbrio das formas, visando à harmonia e à beleza estética. (C) Uso de materiais de alta tecnologia, valorização da população usuária na elaboração dos projetos, contribuindo para uma arquitetura mais humana e ambiental, preocupada com a preservação de recursos naturais. (D) Mistura de várias tendências, utilizando formato irregular, incomum, pisos abertos, grandes dimensões e diversidade de materiais, privilegiando a funcionalidade, o conforto, o design orgânico e a economia verde.

Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.
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Ano: 2019 Banca: UEL Órgão: UEL Prova: UEL - 2019 - UEL - Vestibular - Conhecimentos Gerais - Tipo 3 |
Q1642907 Conhecimentos Gerais
Comparando duas tragédias que ocorreram recentemente com patrimônios nacionais de dois países – o Brasil com o incêndio do Museu Nacional, e a França, com o incêndio na Catedral de Notre Dame –, constatam-se atitudes distintas entre a população e as elites desses dois países, no que diz respeito ao volume de doações para a recuperação de seus respectivos patrimônios nacionais. Em 24 horas, Notre Dame recebeu aproximadamente 2,6 bilhões de reais. Individualmente, Lily Safra, nascida no Brasil, e hoje residente na Europa, doou 88 milhões de reais. Por outro lado, em sete meses, o Museu Nacional recebeu doações da ordem de 1,1 milhão de reais.
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Com base no texto, no quadro e nos conhecimentos sobre história contemporânea, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.
( ) Em 24 horas, Notre Dame arrecadou entre 900% e 1.000% a mais do que o Museu Nacional em sete meses. ( ) O governo brasileiro destinou recursos imediatos e suficientes para a reconstrução do Museu Nacional, o que explica o baixo valor doado pela elite do país. ( ) Apesar de a renda média anual da faixa 0,1% mais alta brasileira ser maior que a sua equivalente francesa, o mesmo não ocorre com a faixa 50% mais baixa. ( ) Museus são instituições que podem expressar as bases organizacionais a partir das quais o poder é exercido. ( ) A renda média anual da faixa 0,01% mais alta francesa, por ser maior que a brasileira, predispôs à menor doação para o seu patrimônio nacional.
Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.
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Ano: 2019 Banca: UEL Órgão: UEL Prova: UEL - 2019 - UEL - Vestibular - Conhecimentos Gerais - Tipo 3 |
Q1642908 Conhecimentos Gerais

Leia o texto a seguir.


Um dos atos fundadores da sociologia da arte, no início dos anos 1960, terá consistido em aplicar à frequentação aos museus de Belas-Artes os métodos de pesquisa estatística elaborados nos Estados Unidos, no período entre guerras, por Paul Lazarsfeld. Essas sondagens de opinião, até então reservadas ao marketing comercial ou político, revelaram-se instrumentos preciosos para mensurar a diferenciação das condutas em função das estratificações sociodemográficas – idade, sexo, origem geográfica, meio social, nível de estudos e financeiro – e, eventualmente, explicar as primeiras pelas segundas.


HEINICH, N. A sociologia da Arte, São Paulo: EDUSC, 2001, p.72.


Com base no texto e nos conhecimentos sobre cultura, considere as afirmativas a seguir.


I. Para Pierre Bourdieu, visitar museus indica gostos socialmente criados e incorporados pelos indivíduos ou grupos de indivíduos sob a forma de disposições duráveis denominadas habitus.

II. Enquanto nas Belas Artes o olhar volta-se para as regras formais estéticas e técnicas, na Arte Moderna passa a ser mais do que expressão e rompe com o academicismo.

III. Ao conferir um valor de mercado à obra de arte, a “indústria cultural” cria obstáculos para a contemplação, pois sua singularidade é despontenciada na forma mercadoria do objeto artístico.

IV. O Museu Nacional tem origem no Brasil com a fundação da Primeira República e expressou, na época de sua criação, a preocupação com pesquisas baseadas no modelo popular.


Assinale a alternativa correta.

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Q1642909 Matemática

Leia o texto e observe a imagem a seguir.


No Brasil, a preservação natural de um cadáver é rara devido ao clima tropical e ao solo ácido, que aceleram a sua decomposição. Por isso, a múmia encontrada em Goianá, Minas Gerais, no século XIX é tão incomum.

Adaptado de: www.museunacional.ufrj.br

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Passados t anos após a morte deste ser humano, suponha que a massa m(t) de seu cadáver, medida em quilogramas, seja dada por m(t) = 40e−C·t, onde e > 1 é uma constante e C é um parâmetro relacionado às características morfoclimáticas da região onde originalmente se encontrava. Admitindo que passados t = 600 anos a múmia possuía exatos 4 kg, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o valor do parâmetro C.

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Q1642910 Biologia
A mumificação pode ocorrer por processos artificiais ou naturais. No primeiro caso, são retiradas as vísceras e o corpo é embebido em substâncias que podem preservá-lo ao longo do tempo. No segundo, por exemplo, por motivos climáticos, a decomposição do cadáver ocorre parcial ou lentamente, de modo que, nas partes decompostas, ocorre transferência de energia pela ação de agentes decompositores.
Com base nos conhecimentos sobre transferência de energia entre diferentes níveis tróficos, assinale a alternativa correta.
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Q1642911 Filosofia

Leia o texto a seguir.


Dever é a necessidade de uma ação por respeito à lei. [...] devo proceder sempre de maneira que eu possa querer também que a minha máxima se torne uma lei universal.


KANT, Immanuel. Fundamentação da Metafísica dos costumes. Trad. Paulo Quintela. São Paulo: Abril Cultural, 1974. p. 208-209.


Com base no texto e nos conhecimentos sobre a teoria kantiana do dever, assinale a alternativa correta.

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Q1642912 Filosofia

Leia o texto a seguir.


Esta é uma concepção de ciência que considera a abordagem crítica sua característica mais importante. Para avaliar uma teoria o cientista deve indagar se pode ser criticada - se se expõe a críticas de todos os tipos e, em caso afirmativo, se resiste a essas críticas.

POPPER, Karl. Conjecturas e refutações. Trad. Sérgio Bath. Brasília: UnB, 1982. p. 284.


Com base no texto e nos conhecimentos sobre a filosofia de Popper, assinale a alternativa correta.

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Q1642913 Matemática

Leia o texto a seguir.


Luzia é de inestimável valor científico por se tratar do mais antigo fóssil humano paleoamericano já encontrado no Brasil. O crânio e ossos da coxa e do quadril de Luzia foram achados em 1975, em uma gruta da região de Lagoa Santa, em Minas Gerais. Seu esqueleto foi datado de 11,5 mil anos e ela deve ter morrido aos 25 anos. Neste século, seu rosto foi reconstituído na Inglaterra.

Adaptado de: www.museunacional.ufrj.br


Um dos processos de datação arqueológica ocorre calculando o porcentual r da quantidade de carbono 14 presente no fóssil em relação à quantidade desse mesmo elemento encontrada em um ser vivo de características semelhantes. Suponha que para fósseis humanos paleoamericanos a figura a seguir exiba o gráfico da função f : R + → R+ que associa, a cada r, a quantidade t = f(r) de anos que se passaram desde a morte do ser humano em questão.


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Com base no texto e no gráfico, assinale a alternativa correta.







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Q1642914 Biologia
Com relação à evolução humana, algumas espécies de hominídeos que precederam o Homo sapiens, estão relacionadas a seguir.
I. Homo habilis II. Australopithecus afarensis III. Homo erectus IV. Australopithecus ramidus V. Paranthropus robustus
Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a ordem cronológica, da mais antiga para a mais recente, em que essas espécies surgiram.

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Q1642915 Química
Obras de arte expostas em museus podem conter metais tóxicos em sua composição, como chumbo, cádmio ou mercúrio e/ou seus óxidos. Um incêndio em um museu no qual obras de arte contendo mercúrio são incineradas pode gerar dimetilmercúrio ((CH3)2Hg), uma neurotoxina altamente letal mesmo em baixas concentrações (0,030 mg/cm3). Se inalado, os sintomas costumam aparecer semanas após a exposição inicial, o que torna ineficaz qualquer tipo de tratamento. As equações químicas 1 e 2 são exemplos de reações químicas de formação do composto dimetilmercúrio.
Equação 1: 3C2H6(g) + 2HgO(s) + 5/2 O2(g) → 2(CH3)2Hg(g) + 2CO2(g) + 3H2O(g)
Equação 2: 3C2H5OH(g) + HgO(s) + 5O2(g) → (CH3)2Hg(g) + 4CO2(g) + 6H2O(g)
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Com base no texto, nos conhecimentos sobre termodinâmica e cinética química, e supondo a queima total de HgO a 1 atm e a 300 K, assinale a alternativa correta.



Alternativas
Ano: 2019 Banca: UEL Órgão: UEL Prova: UEL - 2019 - UEL - Vestibular - Conhecimentos Gerais - Tipo 3 |
Q1642916 História

Analise a figura 1 a seguir e responda à questão.



Com base na figura 1 e nos conhecimentos sobre o reinado de Luís XIV, na França, assinale a alternativa correta.
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Ano: 2019 Banca: UEL Órgão: UEL Prova: UEL - 2019 - UEL - Vestibular - Conhecimentos Gerais - Tipo 3 |
Q1642917 Filosofia

Analise a figura 1 a seguir e responda à questão.



Leia o texto a seguir.


A “Querela do luxo” foi um dos mais intensos debates do século XVIII na França e consistiu em defender o luxo como sinal do progresso da humanidade, ou em atacá-lo como signo de decadência. Rousseau, partidário da segunda via, num dos seus textos, afirma:

A vaidade e a ociosidade, que engendram nossas ciências, também engendram o luxo. [...] Eis como o luxo, a dissolução e a escravidão foram [...] o castigo dos esforços orgulhosos que fizemos para sair da ignorância feliz na qual nos colocara a sabedoria eterna. [...] Crêem embaçar- -me terrivelmente perguntando-me até onde se deve limitar o luxo. Minha opinião é que absolutamente não se precisa dele. Para além da necessidade física, tudo é fonte de mal.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Discurso sobre as ciências e as artes. Trad. Lourdes Santos Machado, 3ª ed. São Paulo: Abril Cultural, 1983. p.395; 341; 410.


Com base no texto e nos conhecimentos sobre a teoria política e antropológica de Rousseau e a compreensão do autor acerca das ciências, das artes e do luxo, considere as afirmativas a seguir.


I. A crítica de Rousseau às ciências e às artes e, por extensão, ao luxo, resulta da sua compreensão da natureza humana, na qual a necessidade física é o critério decisivo sobre o que é bom para a humanidade.

II. Em sua teoria política, Rousseau dirige a crítica às ciências, às artes e ao luxo, por identificar neles a vigência de um princípio que sacrifica a possibilidade da criação de uma sociedade minimamente justa.

III. A vaidade e a ociosidade, que engendram o luxo, são uma constante da natureza humana, razão pela qual também as ciências e as artes são expressões necessárias da natureza humana.

IV. A defesa da feliz ignorância, na qual nasce cada ser humano, leva Rousseau a legitimar formas de governo caracterizadas pelo sacrifício da inteligência e da crítica e pela obediência a um poder soberano.


Assinale a alternativa correta.

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Ano: 2019 Banca: UEL Órgão: UEL Prova: UEL - 2019 - UEL - Vestibular - Conhecimentos Gerais - Tipo 3 |
Q1642918 Química

Uma criança, que participava de uma oficina de pintura em um museu, atingiu, acidentalmente, com tinta à base de óleo uma tela pintada com tinta à base de água. Como praticamente toda a tela foi manchada com pequenas gotículas de tinta, a restauração da obra exige cautela. Neste caso, pode-se utilizar microvolumes de solventes extratores capazes de dissolver a tinta à base de óleo, mas não a tinta à base de água. Para a obtenção desses solventes, empregam-se misturas ternárias constituídas de solvente extrator (responsável pela dissolução da tinta à base de óleo), solvente dispersor e água. O solvente dispersor deve ser miscível no solvente extrator e na água, mas a água não deve ser miscível no solvente extrator. Esse tipo de mistura, quando borrifada sobre a superfície da tela, forma nanogotas do solvente extrator e, por consequência, melhora a eficiência do processo de dissolução da tinta à base de óleo.


Com base nos conceitos de forças intermoleculares e miscibilidade e considerando que a quantidade de água na mistura ternária é incapaz de dissolver a tinta à base de água, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a mistura ternária, solvente extrator/solvente dispersor/água, que pode ser empregada para a remoção das manchas, sem danificar a tela.

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Ano: 2019 Banca: UEL Órgão: UEL Prova: UEL - 2019 - UEL - Vestibular - Conhecimentos Gerais - Tipo 3 |
Q1642919 Sociologia
Em museus como o Louvre, encontram-se objetos produzidos em diversos e determinados modos de produção: utensílios, esculturas, pinturas, entre outras manifestações.
Com base nos conhecimentos sobre modos de produção, no pensamento de Marx, considere as afirmativas a seguir.
I. O primeiro modo de produção existente na história foi baseado na estrutura homens livres e escravos. II. Modos de produção específicos produzem superestruturas que mantêm íntima ligação com a infraestrutura. III. O modo de produção capitalista é a última estrutura produtiva de classes antes do processo de constituição da sociedade comunista. IV. Os modos de produção possuem leis próprias e existem independentemente das vontades individuais dos homens.
Assinale a alternativa correta.
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Ano: 2019 Banca: UEL Órgão: UEL Prova: UEL - 2019 - UEL - Vestibular - Conhecimentos Gerais - Tipo 3 |
Q1642920 História

Para proteger o seu patrimônio, o museu do Louvre, em Paris, transferiu para locais secretos grande parte de seu acervo mais valioso e representativo durante a Segunda Guerra Mundial. O Brasil participou dessa Guerra, como documentado no museu da Força Expedicionária Brasileira, no Rio de Janeiro. Os documentos registram o envio de mais de 25 mil integrantes, dos quais cerca de 12 mil foram feridos e, aproximadamente, 470 mortos.


Sobre essa guerra, é correto afirmar que os brasileiros combateram os

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Ano: 2019 Banca: UEL Órgão: UEL Prova: UEL - 2019 - UEL - Vestibular - Conhecimentos Gerais - Tipo 3 |
Q1642921 Química
No Museu do Louvre, estão exibidos objetos metálicos usados por sociedades antigas. No passado, alguns desses metais eram encontrados praticamente em seu estado puro. Com o advento da metalurgia, puderam ser obtidos a partir de minerais submetidos a reações químicas.
Em relação aos processos de obtenção de metais a partir de minerais, e com base nos conhecimentos sobre reações de oxidorredução, considere as afirmativas a seguir.
I. Alo (s) pode ser obtido a partir de bauxita (Al2O3.H2O ) por meio de um método eletrolítico, o qual é baseado num processo não espontâneo onde Al3+ é reduzido a Alo (s). II. Cuo (s) pode ser obtido a partir da queima de sulfeto de cobre, conforme reação Cu2S(s) + O2(g) → 2Cu(s) + SO2(g), onde o número de oxidação do cobre muda de (1+) para (0). III. Feo (s) pode ser obtido a partir de reações de redução de óxidos de ferro conforme transformações químicas: Fe2O3(s) → FeO2(s) → Feo (s). IV. Mno (s) pode ser obtido a partir da reação MnO2(s)+ C(s) → Mn(s) + CO2(g) em que o átomo de oxigênio em MnO2(s) é o redutor e o carbono (C) é o oxidante.
Assinale a alternativa correta.
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Ano: 2019 Banca: UEL Órgão: UEL Prova: UEL - 2019 - UEL - Vestibular - Conhecimentos Gerais - Tipo 3 |
Q1642922 Sociologia

Analise a imagem a seguir.


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Exposta no Museu do Louvre, a obra “Liberdade Guiando o Povo”, remete à existência de questão social ainda hoje debatida.


Com base na imagem e nos conhecimentos sobre modernidade e vida social, é correto afirmar que a obra representa

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Ano: 2019 Banca: UEL Órgão: UEL Prova: UEL - 2019 - UEL - Vestibular - Conhecimentos Gerais - Tipo 3 |
Q1642923 Sociologia

Analise a imagem a seguir.


Imagem associada para resolução da questão


Em “O banqueiro e sua esposa”, é possível verificar a emergência da sociedade capitalista. Com base na imagem e nos conhecimentos sociológicos sobre o capitalismo, assinale a alternativa correta.

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Ano: 2019 Banca: UEL Órgão: UEL Prova: UEL - 2019 - UEL - Vestibular - Conhecimentos Gerais - Tipo 3 |
Q1642924 Matemática
A icônica obra Mona Lisa, de Leonardo Da Vinci, exposta no Museu do Louvre, possibilita pôr à prova asproporções matemáticas nela presentes. Partindo deum quadrado ABCD de lado 1, que delimita uma região abaixo da cabeça, pode-se obter um retângulo,que contém a cabeça da Mona Lisa, por meio da construção geométrica descrita a seguir.
Seja O o ponto médio do segmento Imagem associada para resolução da questão  Tome a circunferência de centro O e raio Imagem associada para resolução da questão Encontre o ponto E dado pela intersecção da circunferência com a semirreta Imagem associada para resolução da questão Considere o ponto F de modo a obter o retângulo de vértices EADF, como ilustrado na figura a seguir.
Imagem associada para resolução da questão

Com base na construção geométrica fornecida e na figura, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o comprimento do segmento Imagem associada para resolução da questão.

Alternativas
Ano: 2019 Banca: UEL Órgão: UEL Prova: UEL - 2019 - UEL - Vestibular - Conhecimentos Gerais - Tipo 3 |
Q1642925 História

Leia a charge (figura 2) e o texto I a seguir e responda à questão.




Texto I


Assim como [...] [Mário de Andrade] reconhece e afirma que há uma gota de sangue em cada poema, assim também, parafraseando o poeta, queremos reconhecer e sustentar que há uma gota de sangue em cada museu. [...] Admitir a presença de sangue no museu significa também aceitá- -lo como arena, como espaço de conflito, como campo de tradição e contradição. Toda a instituição museal apresenta um determinado discurso sobre a realidade. Este discurso, como é natural, não é natural e compõe-se de som e de silêncio, de cheio e de vazio, de presença e de ausência, de lembrança e de esquecimento.

CHAGAS, Mario Souza. Há uma gota de sangue em cada museu: a ótica museológica de Mario de Andrade. 2. ed. Chapecó: Argos, 2015. v. 1. p.19.





Com base na charge (figura 2), no texto I e nos conhecimentos sobre história e memória, considere as afirmativas a seguir.
I. Os museus são instituições com dimensões políticas, pois a preservação, a organização e a disposição de documentos implicam a criação e a manutenção de uma memória em detrimento de narrativas silenciadas. II. Os museus são instituições importantes por preservarem o patrimônio do passado remoto de uma cultura em detrimento da sociedade contemporânea. III. A criação e a preservação da memória coletiva realizada pelos museus são inclusivas em relação a outras narrativas, permitindo abordar a história de forma objetiva. IV. O incêndio do Museu Nacional destruiu parte do patrimônio material brasileiro, acarretando implicações sobre o patrimônio imaterial, a memória e as identidades públicas.
Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Respostas
1: A
2: E
3: D
4: E
5: D
6: B
7: C
8: A
9: B
10: D
11: B
12: A
13: B
14: E
15: C
16: A
17: A
18: E
19: C
20: B