Questões de Vestibular UEM 2010 para Vestibular - EAD - Prova 1

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Ano: 2010 Banca: UEM Órgão: UEM Prova: UEM - 2010 - UEM - Vestibular - EAD - Prova 1 |
Q1336322 Geografia
Leia o texto a seguir.
“Os mais velhos lembram-se muito bem, mas os mais moços podem acreditar: entre 1950 e 1979, a sensação dos brasileiros, ou de grande parte dos brasileiros, era a de que faltava dar uns poucos passos para finalmente nos tornarmos uma nação moderna. Esse alegre otimismo, só contrariado em alguns rápidos momentos, foi mudando a sua forma. Na década de 50, alguns imaginavam até que estaríamos assistindo ao nascimento de uma nova civilização nos trópicos, que combinava a incorporação das conquistas materiais do capitalismo com a persistência dos traços de caráter que nos singularizavam como povo: a cordialidade, a criatividade, a tolerância. De 1967 em diante, a visão de progresso vai assumindo a nova forma de uma crença na modernização, isto é, de nosso acesso iminente ao ‘Primeiro Mundo’.” (NOVAIS, F. A.; MELLO, J. M. C. de. Capitalismo tardio e sociabilidade moderna. In: SCHWARCZ, L. M. (Org.) História da vida privada no Brasil. v.4. São Paulo: Companhia das Letras, 1998, p. 560).

Considerando o texto acima e seus conhecimentos sobre a formação e as transformações do Estado Brasileiro, entre 1950 e 1979, assinale o que for correto. 
No período referenciado no texto, o Estado Brasileiro caracterizava-se por adotar uma política econômica desenvolvimentista.
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Ano: 2010 Banca: UEM Órgão: UEM Prova: UEM - 2010 - UEM - Vestibular - EAD - Prova 1 |
Q1336323 História
Leia o texto a seguir.
“Os mais velhos lembram-se muito bem, mas os mais moços podem acreditar: entre 1950 e 1979, a sensação dos brasileiros, ou de grande parte dos brasileiros, era a de que faltava dar uns poucos passos para finalmente nos tornarmos uma nação moderna. Esse alegre otimismo, só contrariado em alguns rápidos momentos, foi mudando a sua forma. Na década de 50, alguns imaginavam até que estaríamos assistindo ao nascimento de uma nova civilização nos trópicos, que combinava a incorporação das conquistas materiais do capitalismo com a persistência dos traços de caráter que nos singularizavam como povo: a cordialidade, a criatividade, a tolerância. De 1967 em diante, a visão de progresso vai assumindo a nova forma de uma crença na modernização, isto é, de nosso acesso iminente ao ‘Primeiro Mundo’.” (NOVAIS, F. A.; MELLO, J. M. C. de. Capitalismo tardio e sociabilidade moderna. In: SCHWARCZ, L. M. (Org.) História da vida privada no Brasil. v.4. São Paulo: Companhia das Letras, 1998, p. 560).

Considerando o texto acima e seus conhecimentos sobre a formação e as transformações do Estado Brasileiro, entre 1950 e 1979, assinale o que for correto. 
O otimismo ao qual se refere o texto contrasta com as restrições políticas instituídas pelo golpe militar de 1964 e pelo Ato Institucional n.o 5 (AI-5), em 1968.
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Ano: 2010 Banca: UEM Órgão: UEM Prova: UEM - 2010 - UEM - Vestibular - EAD - Prova 1 |
Q1336324 Geografia
Leia o texto a seguir.
“Os mais velhos lembram-se muito bem, mas os mais moços podem acreditar: entre 1950 e 1979, a sensação dos brasileiros, ou de grande parte dos brasileiros, era a de que faltava dar uns poucos passos para finalmente nos tornarmos uma nação moderna. Esse alegre otimismo, só contrariado em alguns rápidos momentos, foi mudando a sua forma. Na década de 50, alguns imaginavam até que estaríamos assistindo ao nascimento de uma nova civilização nos trópicos, que combinava a incorporação das conquistas materiais do capitalismo com a persistência dos traços de caráter que nos singularizavam como povo: a cordialidade, a criatividade, a tolerância. De 1967 em diante, a visão de progresso vai assumindo a nova forma de uma crença na modernização, isto é, de nosso acesso iminente ao ‘Primeiro Mundo’.” (NOVAIS, F. A.; MELLO, J. M. C. de. Capitalismo tardio e sociabilidade moderna. In: SCHWARCZ, L. M. (Org.) História da vida privada no Brasil. v.4. São Paulo: Companhia das Letras, 1998, p. 560).

Considerando o texto acima e seus conhecimentos sobre a formação e as transformações do Estado Brasileiro, entre 1950 e 1979, assinale o que for correto. 
Este foi um período marcado pelo êxodo urbano, o que elevou significativamente os índices de produção agrícola do Brasil.
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Ano: 2010 Banca: UEM Órgão: UEM Prova: UEM - 2010 - UEM - Vestibular - EAD - Prova 1 |
Q1336325 Geografia
Leia o texto a seguir.
“Os mais velhos lembram-se muito bem, mas os mais moços podem acreditar: entre 1950 e 1979, a sensação dos brasileiros, ou de grande parte dos brasileiros, era a de que faltava dar uns poucos passos para finalmente nos tornarmos uma nação moderna. Esse alegre otimismo, só contrariado em alguns rápidos momentos, foi mudando a sua forma. Na década de 50, alguns imaginavam até que estaríamos assistindo ao nascimento de uma nova civilização nos trópicos, que combinava a incorporação das conquistas materiais do capitalismo com a persistência dos traços de caráter que nos singularizavam como povo: a cordialidade, a criatividade, a tolerância. De 1967 em diante, a visão de progresso vai assumindo a nova forma de uma crença na modernização, isto é, de nosso acesso iminente ao ‘Primeiro Mundo’.” (NOVAIS, F. A.; MELLO, J. M. C. de. Capitalismo tardio e sociabilidade moderna. In: SCHWARCZ, L. M. (Org.) História da vida privada no Brasil. v.4. São Paulo: Companhia das Letras, 1998, p. 560).

Considerando o texto acima e seus conhecimentos sobre a formação e as transformações do Estado Brasileiro, entre 1950 e 1979, assinale o que for correto. 
As singularidades do povo brasileiro, como a cordialidade, a criatividade e a tolerância, listadas no texto acima, fizeram alguns teóricos do Estado concluir que o processo de formação do Brasil se deu sem que ocorresse distinção nítida entre as esferas pública e privada.
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Ano: 2010 Banca: UEM Órgão: UEM Prova: UEM - 2010 - UEM - Vestibular - EAD - Prova 1 |
Q1336326 Geografia
Leia o texto a seguir.
“Os mais velhos lembram-se muito bem, mas os mais moços podem acreditar: entre 1950 e 1979, a sensação dos brasileiros, ou de grande parte dos brasileiros, era a de que faltava dar uns poucos passos para finalmente nos tornarmos uma nação moderna. Esse alegre otimismo, só contrariado em alguns rápidos momentos, foi mudando a sua forma. Na década de 50, alguns imaginavam até que estaríamos assistindo ao nascimento de uma nova civilização nos trópicos, que combinava a incorporação das conquistas materiais do capitalismo com a persistência dos traços de caráter que nos singularizavam como povo: a cordialidade, a criatividade, a tolerância. De 1967 em diante, a visão de progresso vai assumindo a nova forma de uma crença na modernização, isto é, de nosso acesso iminente ao ‘Primeiro Mundo’.” (NOVAIS, F. A.; MELLO, J. M. C. de. Capitalismo tardio e sociabilidade moderna. In: SCHWARCZ, L. M. (Org.) História da vida privada no Brasil. v.4. São Paulo: Companhia das Letras, 1998, p. 560).

Considerando o texto acima e seus conhecimentos sobre a formação e as transformações do Estado Brasileiro, entre 1950 e 1979, assinale o que for correto. 
Nesse contexto, o Brasil atingiu padrões de produção e de consumo que o aproximaram dos países do primeiro mundo.
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Ano: 2010 Banca: UEM Órgão: UEM Prova: UEM - 2010 - UEM - Vestibular - EAD - Prova 1 |
Q1336327 Filosofia
O surgimento da filosofia está vinculado a transformações históricas e sociais que marcam a passagem de uma experiência de linguagem mítica (palavra-eficaz) para uma experiência de linguagem lógica (palavra-diálogo). Assinale o que for correto.
O período grego arcaico ou pré-socrático (séc. VIII a VI a.C.) é marcado pelo nascimento da polis (cidades-estados), desenvolvimento do comércio, surgimento da moeda e expansão territorial.
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Ano: 2010 Banca: UEM Órgão: UEM Prova: UEM - 2010 - UEM - Vestibular - EAD - Prova 1 |
Q1336328 Filosofia
O surgimento da filosofia está vinculado a transformações históricas e sociais que marcam a passagem de uma experiência de linguagem mítica (palavra-eficaz) para uma experiência de linguagem lógica (palavra-diálogo). Assinale o que for correto.
A poesia épica de Homero, na Ilíada e na Odisséia, é representativa da tradição oral, uma vez que a escrita não era, até o séc. VI a.C., uma prática homogênea na Grécia.
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Ano: 2010 Banca: UEM Órgão: UEM Prova: UEM - 2010 - UEM - Vestibular - EAD - Prova 1 |
Q1336329 Filosofia
O surgimento da filosofia está vinculado a transformações históricas e sociais que marcam a passagem de uma experiência de linguagem mítica (palavra-eficaz) para uma experiência de linguagem lógica (palavra-diálogo). Assinale o que for correto.
O movimento de renovação filosófica, iniciado por Tales, Pitágoras e Heráclito, coincide com o período clássico (séc. V e IV a.C.) e acompanha a expansão hegemônica iniciada por Péricles, com a conquista do império persa.
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Ano: 2010 Banca: UEM Órgão: UEM Prova: UEM - 2010 - UEM - Vestibular - EAD - Prova 1 |
Q1336330 Filosofia
O surgimento da filosofia está vinculado a transformações históricas e sociais que marcam a passagem de uma experiência de linguagem mítica (palavra-eficaz) para uma experiência de linguagem lógica (palavra-diálogo). Assinale o que for correto.
O domínio macedônico e a conquista da Grécia pelos romanos, no período helenístico (séc. III e II a.C), sofreram influência da politéia míxeis (regime misto) de Aristóteles.
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Ano: 2010 Banca: UEM Órgão: UEM Prova: UEM - 2010 - UEM - Vestibular - EAD - Prova 1 |
Q1336331 Filosofia
O surgimento da filosofia está vinculado a transformações históricas e sociais que marcam a passagem de uma experiência de linguagem mítica (palavra-eficaz) para uma experiência de linguagem lógica (palavra-diálogo). Assinale o que for correto.
A tragédia (séc. VI a V a.C.) é o desenvolvimento de um pensamento pré-jurídico sob as categorias do mito.
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Ano: 2010 Banca: UEM Órgão: UEM Prova: UEM - 2010 - UEM - Vestibular - EAD - Prova 1 |
Q1336332 Filosofia
Sobre o fenômeno religioso, assinale o que for correto. 
A consciência da morte e a crença em uma vida depois dela explica porque, em várias culturas, os ritos fúnebres são uma das principais manifestações religiosas.
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Ano: 2010 Banca: UEM Órgão: UEM Prova: UEM - 2010 - UEM - Vestibular - EAD - Prova 1 |
Q1336333 Filosofia
Sobre o fenômeno religioso, assinale o que for correto. 
Os rituais religiosos são atos repetitivos e têm por finalidade rememorar o acontecimento inicial da história sagrada de determinada cultura.
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Ano: 2010 Banca: UEM Órgão: UEM Prova: UEM - 2010 - UEM - Vestibular - EAD - Prova 1 |
Q1336334 Filosofia
Sobre o fenômeno religioso, assinale o que for correto. 
Os dogmas religiosos estão em constante processo de transformação e questionamento. Portanto, eles são refutáveis e podem ser atualizados pela fé, em uma religião.
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Ano: 2010 Banca: UEM Órgão: UEM Prova: UEM - 2010 - UEM - Vestibular - EAD - Prova 1 |
Q1336335 Filosofia
Sobre o fenômeno religioso, assinale o que for correto. 
O sagrado pode ser compreendido como uma experiência simbólica da diferença entre os seres e o exercício da superioridade e do poderio de alguns sobre os outros.
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Ano: 2010 Banca: UEM Órgão: UEM Prova: UEM - 2010 - UEM - Vestibular - EAD - Prova 1 |
Q1336336 Filosofia
Sobre o fenômeno religioso, assinale o que for correto. 
Os sistemas religiosos são marcados por aspectos transcendentais e culturais. Dessa forma, nas religiões, efetua-se uma ligação entre os mundos sobrenatural ou sagrado e o humano ou profano.
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Ano: 2010 Banca: UEM Órgão: UEM Prova: UEM - 2010 - UEM - Vestibular - EAD - Prova 1 |
Q1336337 Filosofia
A ironia consiste em se dizer o contrário do que se quer dar a entender. Nela, o dito exprime o não dito, utilizando a sátira para criticar ideias e comportamentos. Como forma de expressão crítica, a ironia pode ser encontrada na filosofia, na literatura e na linguagem em geral.
Assinale o que for correto. 
Platão rejeitou a ironia socrática por considerá-la inadequada para a construção do discurso filosófico na forma dos diálogos.
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Ano: 2010 Banca: UEM Órgão: UEM Prova: UEM - 2010 - UEM - Vestibular - EAD - Prova 1 |
Q1336338 Português
A ironia consiste em se dizer o contrário do que se quer dar a entender. Nela, o dito exprime o não dito, utilizando a sátira para criticar ideias e comportamentos. Como forma de expressão crítica, a ironia pode ser encontrada na filosofia, na literatura e na linguagem em geral.
Assinale o que for correto. 

Os seguintes versos do poema O Rebanho, de Mário de Andrade, expressam uma ironia:

“Oh! minhas alucinações!

Vi os deputados, chapéus altos,

sob o pálio vesperal, feito de mangas-rosas,

saírem de mãos dadas do Congresso...

Como um possesso num acesso em meus aplausos,

aos salvadores do meu estado amado!...”

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Ano: 2010 Banca: UEM Órgão: UEM Prova: UEM - 2010 - UEM - Vestibular - EAD - Prova 1 |
Q1336339 Filosofia
A ironia consiste em se dizer o contrário do que se quer dar a entender. Nela, o dito exprime o não dito, utilizando a sátira para criticar ideias e comportamentos. Como forma de expressão crítica, a ironia pode ser encontrada na filosofia, na literatura e na linguagem em geral.
Assinale o que for correto. 
Karl Marx utilizou a ironia para combater os neohegelianos, referindo-se, na Ideologia alemã, a Ludwig Feuerbach, Bruno Bauer e Max Stirner, como os componentes de uma sagrada família.
Alternativas
Ano: 2010 Banca: UEM Órgão: UEM Prova: UEM - 2010 - UEM - Vestibular - EAD - Prova 1 |
Q1336340 Filosofia
A ironia consiste em se dizer o contrário do que se quer dar a entender. Nela, o dito exprime o não dito, utilizando a sátira para criticar ideias e comportamentos. Como forma de expressão crítica, a ironia pode ser encontrada na filosofia, na literatura e na linguagem em geral.
Assinale o que for correto. 
Montaigne combateu a ironia e o ceticismo, por acreditar que representam um obstáculo ao verdadeiro conhecimento.
Alternativas
Ano: 2010 Banca: UEM Órgão: UEM Prova: UEM - 2010 - UEM - Vestibular - EAD - Prova 1 |
Q1336341 Filosofia
A ironia consiste em se dizer o contrário do que se quer dar a entender. Nela, o dito exprime o não dito, utilizando a sátira para criticar ideias e comportamentos. Como forma de expressão crítica, a ironia pode ser encontrada na filosofia, na literatura e na linguagem em geral.
Assinale o que for correto. 
Para o positivismo lógico, a ironia é incompatível com a filosofia, já que pertence à linguagem natural e imprecisa, mesclada de elementos afetivos, volitivos, perceptivos e imaginativos.
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: E
4: C
5: C
6: C
7: C
8: E
9: E
10: C
11: C
12: C
13: E
14: C
15: C
16: E
17: C
18: C
19: E
20: C