Questões de Vestibular UEM 2010 para Vestibular - Primeiro Semestre - Prova 3 - Filosofia

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Q1357923 Filosofia
A amizade, chamada de filia pelos gregos, é definida por Nicola Abbagnano (Dicionário de Filosofia) como, em geral, a comunhão entre duas ou mais pessoas ligadas por atitudes concordantes e por afetos positivos. O conceito de amizade recebe, porém, variações conotativas no decorrer da história da Filosofia. Com base nessa afirmação, assinale o que for correto
A Filosofia epicurista, conhecida também como a Filosofia do jardim, desprezava a amizade, pois acreditava que os homens se corrompem mutuamente, e a virtude só pode ser encontrada se cada indivíduo viver isoladamente.
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Q1357924 Filosofia
A amizade, chamada de filia pelos gregos, é definida por Nicola Abbagnano (Dicionário de Filosofia) como, em geral, a comunhão entre duas ou mais pessoas ligadas por atitudes concordantes e por afetos positivos. O conceito de amizade recebe, porém, variações conotativas no decorrer da história da Filosofia. Com base nessa afirmação, assinale o que for correto
Aristóteles afirma que duas pessoas más podem ser amigas por prazer ou interesse, porém, pelo que são em si mesmas, somente pessoas boas podem cultivar a amizade.
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Q1357925 Filosofia
A amizade, chamada de filia pelos gregos, é definida por Nicola Abbagnano (Dicionário de Filosofia) como, em geral, a comunhão entre duas ou mais pessoas ligadas por atitudes concordantes e por afetos positivos. O conceito de amizade recebe, porém, variações conotativas no decorrer da história da Filosofia. Com base nessa afirmação, assinale o que for correto
No cristianismo, a importância da amizade como fenômeno humano primário declina na literatura filosófica. O conceito mais amplo passa a ser o de caritas, conforme definido por Santo Agostinho, isto é, o amor pelo meu semelhante em Deus.
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Q1357926 Filosofia
A amizade, chamada de filia pelos gregos, é definida por Nicola Abbagnano (Dicionário de Filosofia) como, em geral, a comunhão entre duas ou mais pessoas ligadas por atitudes concordantes e por afetos positivos. O conceito de amizade recebe, porém, variações conotativas no decorrer da história da Filosofia. Com base nessa afirmação, assinale o que for correto
Para Aristóteles, a amizade tem uma função política, já que mantém as cidades unidas, enquanto que, para Epicuro, a amizade e a política não possuem nenhuma compatibilidade.
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Q1357927 Filosofia
A amizade, chamada de filia pelos gregos, é definida por Nicola Abbagnano (Dicionário de Filosofia) como, em geral, a comunhão entre duas ou mais pessoas ligadas por atitudes concordantes e por afetos positivos. O conceito de amizade recebe, porém, variações conotativas no decorrer da história da Filosofia. Com base nessa afirmação, assinale o que for correto
No existencialismo de Jean-Paul Sartre, a amizade consiste no ser-para-outro, momento em que ela deixa de existir como ser-para-mim e estabelece com os homens o principal objetivo da vida, a solidariedade.
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Q1357928 Filosofia
Na Itália, a redescoberta das obras de pensadores da cultura greco-romana, particularmente das antigas teorias políticas, suscita um ideal político: o da liberdade republicana contra o poder teológico-político dos papas e imperadores. Com base na afirmação acima, assinale o que for correto.
A história da política da antiguidade greco-romana não desperta interesse para Maquiavel, pois dela não se pode extrair nenhuma ideia para a construção do Estado moderno.
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Q1357929 Filosofia
Na Itália, a redescoberta das obras de pensadores da cultura greco-romana, particularmente das antigas teorias políticas, suscita um ideal político: o da liberdade republicana contra o poder teológico-político dos papas e imperadores. Com base na afirmação acima, assinale o que for correto.
Segundo Maquiavel, o Principado é a única forma de governo possível e viável, pois só o príncipe é capaz de instituir um Estado racional segundo a natureza humana.
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Q1357930 Filosofia
Na Itália, a redescoberta das obras de pensadores da cultura greco-romana, particularmente das antigas teorias políticas, suscita um ideal político: o da liberdade republicana contra o poder teológico-político dos papas e imperadores. Com base na afirmação acima, assinale o que for correto.
Na sua obra O príncipe, Maquiavel considera que a virtù do príncipe consiste em ter uma ética em que os princípios serão mantidos em qualquer circunstância, pois só assim seria possível garantir a ordem e a estabilidade do governo.
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Q1357931 Filosofia
Na Itália, a redescoberta das obras de pensadores da cultura greco-romana, particularmente das antigas teorias políticas, suscita um ideal político: o da liberdade republicana contra o poder teológico-político dos papas e imperadores. Com base na afirmação acima, assinale o que for correto.
Para Maquiavel, qualquer regime político, pouco importa a forma e a origem que tiver, poderá ser legítimo ou ilegítimo, pois o critério de avaliação que mede a legitimidade ou ilegitimidade de um governo é a liberdade.
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Q1357932 Filosofia
Na Itália, a redescoberta das obras de pensadores da cultura greco-romana, particularmente das antigas teorias políticas, suscita um ideal político: o da liberdade republicana contra o poder teológico-político dos papas e imperadores. Com base na afirmação acima, assinale o que for correto.
Na obra Comentários sobre a primeira década de Tito Lívio, Maquiavel considera o Estado republicano viável, por permitir o embate de forças políticas com interesses divergentes. Dessa forma, a República, ao reconhecer o antagonismo social como uma realidade inerente à atividade política, realiza-se por meio da conciliação de interesses divergentes.
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Q1357934 Filosofia
A Antropologia é o estudo sistemático dos conhecimentos relativos ao “homem”: sua cultura, valores, crenças, raças, divisões sociais e políticas, enfim, sua maneira de avaliar e compreender o mundo. Com base na afirmação acima, assinale o que for correto.
Destaca-se, na Antropologia filosófica, o nome de Hannah Arendt, autora de A condição humana, obra em que defende a complexidade da natureza humana.
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Q1357935 Filosofia
A Antropologia é o estudo sistemático dos conhecimentos relativos ao “homem”: sua cultura, valores, crenças, raças, divisões sociais e políticas, enfim, sua maneira de avaliar e compreender o mundo. Com base na afirmação acima, assinale o que for correto.
Para compreender o homem e a sociedade, JeanJacques Rousseau imaginou um estado hipotético originário, chamado de “Estado de natureza”.
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Q1357936 Filosofia
A Antropologia é o estudo sistemático dos conhecimentos relativos ao “homem”: sua cultura, valores, crenças, raças, divisões sociais e políticas, enfim, sua maneira de avaliar e compreender o mundo. Com base na afirmação acima, assinale o que for correto.
A Antropologia filosófica é o estudo sistemático que visa superar as diferenças entre os homens e a diversidade de concepções de mundo.
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Q1357938 Filosofia
Para Aranha e Martins, o conhecimento é o “... esforço psicológico pelo qual procuramos nos apropriar intelectualmente dos objetos”. (ARANHA, M. L. de A.; MARTINS, M. H. P. Filosofando: introdução à filosofia. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2003, p. 52). Com base nessa afirmação, assinale o que for correto.
Com o passar dos tempos, o que se entende por conhecimento assumiu diversas definições, dependendo da maneira pela qual os filósofos explicam o modo como se dá o nosso contato com as coisas.
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Q1357939 Filosofia
Para Aranha e Martins, o conhecimento é o “... esforço psicológico pelo qual procuramos nos apropriar intelectualmente dos objetos”. (ARANHA, M. L. de A.; MARTINS, M. H. P. Filosofando: introdução à filosofia. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2003, p. 52). Com base nessa afirmação, assinale o que for correto.
Chama-se de intuição o conhecimento imediato, isto é, o pensamento por insight ou visão súbita, que aparece ao espírito sem intermediários.
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Q1357940 Filosofia
Para Aranha e Martins, o conhecimento é o “... esforço psicológico pelo qual procuramos nos apropriar intelectualmente dos objetos”. (ARANHA, M. L. de A.; MARTINS, M. H. P. Filosofando: introdução à filosofia. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2003, p. 52). Com base nessa afirmação, assinale o que for correto.
Chama-se de conhecimento discursivo aquele que é produzido sem conceitos, isto é, ideias, predicados e juízos que dispensam a construção lógica da linguagem.
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Q1357941 Filosofia
Para Aranha e Martins, o conhecimento é o “... esforço psicológico pelo qual procuramos nos apropriar intelectualmente dos objetos”. (ARANHA, M. L. de A.; MARTINS, M. H. P. Filosofando: introdução à filosofia. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2003, p. 52). Com base nessa afirmação, assinale o que for correto.
Na história da Filosofia, autores, como Henri Bergson, Wilhelm Dilthey e Edmund Husserl, retomaram a discussão sobre o valor da intuição no processo do conhecimento.
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Q1357942 Filosofia
Para Aranha e Martins, o conhecimento é o “... esforço psicológico pelo qual procuramos nos apropriar intelectualmente dos objetos”. (ARANHA, M. L. de A.; MARTINS, M. H. P. Filosofando: introdução à filosofia. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2003, p. 52). Com base nessa afirmação, assinale o que for correto.
Para Kant, as intuições sensíveis e as intelectuais são a mesma coisa, já que nossas faculdades de conhecimento são as mesmas para qualquer tipo de objeto.
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Q1357943 Filosofia
O corpo tem muita importância para a Filosofia, pois representa uma experiência universal e pré-reflexiva de acesso ao mundo. Com base nessa afirmação, assinale o que for correto.
“Dualismo psicofísico” é uma teoria metafísica que explica o ser humano como composto de duas partes diferentes: corpo (material) e alma (espiritual).
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Q1357944 Filosofia
O corpo tem muita importância para a Filosofia, pois representa uma experiência universal e pré-reflexiva de acesso ao mundo. Com base nessa afirmação, assinale o que for correto.
Durante a Idade Média, o corpo foi cultivado de maneira narcisista, reforçando a liberdade e o amor-próprio do indivíduo.
Alternativas
Respostas
1: E
2: C
3: C
4: C
5: E
6: E
7: E
8: E
9: C
10: C
11: C
12: C
13: E
14: C
15: C
16: E
17: C
18: E
19: C
20: E