Questões de Vestibular UEM 2010 para Vestibular - Primeiro Semestre - Prova 3 - História

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Q1358373 História e Geografia de Estados e Municípios
Quando os primeiros europeus chegaram na América, viviam, no território do atual Estado do Paraná, vários povos indígenas. A respeito desses povos, assinale a alternativa correta.
Entre os povos que habitavam a região, podem ser citados os Guarani e os Kaingang.
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Q1358374 História e Geografia de Estados e Municípios
Quando os primeiros europeus chegaram na América, viviam, no território do atual Estado do Paraná, vários povos indígenas. A respeito desses povos, assinale a alternativa correta.
Os Guarani praticavam a agricultura, cultivando mandioca, milho, algodão, entre outros produtos.
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Q1358375 História e Geografia de Estados e Municípios
Quando os primeiros europeus chegaram na América, viviam, no território do atual Estado do Paraná, vários povos indígenas. A respeito desses povos, assinale a alternativa correta.
Os Kaingang praticavam uma agricultura mais complexa que as tribos do litoral, utilizando-se do arado para cultivar as áreas que eram desmatadas pelas queimadas.
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Q1358376 História e Geografia de Estados e Municípios
Quando os primeiros europeus chegaram na América, viviam, no território do atual Estado do Paraná, vários povos indígenas. A respeito desses povos, assinale a alternativa correta.
Os jesuítas espanhóis que se fixaram na atual região Norte do Estado do Paraná, no início do século XVII, tinham como objetivo a catequese dos índios.
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Q1358377 História e Geografia de Estados e Municípios
Quando os primeiros europeus chegaram na América, viviam, no território do atual Estado do Paraná, vários povos indígenas. A respeito desses povos, assinale a alternativa correta.
Os Xokleng, também chamados Botocudos, os Xetá, os Tupinambá e os Aymoré, povos agricultores, eram os grupos mais numerosos na região onde atualmente se localiza o município de Maringá.
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Q1358378 História e Geografia de Estados e Municípios
Leia a citação a seguir e assinale o que for correto.

“Era o dia 13 de agosto de 1961, um domingo de sol em Maringá. Logo pela manhã, uma multidão foi tomando conta das ruas da cidade, caminhando em direção à praça da catedral Nossa Senhora da Glória. São trabalhadores, que saem das suas casas, dos mais diversos bairros de Maringá ou que desembarcam de caminhões e carros, vindos de outras 100 localidades da região. Às 10 horas, diante de 10 mil pessoas, uma missa campal é celebrada pelos bispos de Maringá, Londrina, Campo Mourão e Jacarezinho, em conjunto com mais de uma dezena de padres. Logo após a missa, um grande churrasco foi preparado e distribuído para a multidão faminta e sedenta. Às duas da tarde, sob o sol acanhado de fim de inverno, essa mesma multidão assistiu a um desfile de mais de dois quilômetros de carros alegóricos (...), que traziam no seu interior os mais diversos tipos de frutas e produtos agrícolas, simbolizando as atividades rurais da região. Atrás dos carros, uma grande quantidade de homens e mulheres carregava seus instrumentos de trabalho, como machado, foice, enxada e outros. (...) Era a “festa da lavoura”, organizada pelas dioceses de Maringá e Londrina, para lançar a Frente Agrária Paranaense (FAP).” (PRIORI, Ângelo. Lutas sociais e conflitos políticos: alguns temas da história de Maringá (o II Congresso de Trabalhadores Rurais e a formação da Frente Agrária Paranaense). In: DIAS, R. B.; GONÇALVES, J. H. R. Maringá e Norte do Paraná: estudos de história regional. Maringá: Eduem, 1999, p. 155-156).
Assim como ocorria em outras regiões do Brasil, a Frente Agrária Paranaense foi uma organização apoiada pela Igreja Católica que tinha por finalidade fazer frente ao crescimento dos movimentos sociais de esquerda no campo.
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Q1358379 História e Geografia de Estados e Municípios
Leia a citação a seguir e assinale o que for correto.

“Era o dia 13 de agosto de 1961, um domingo de sol em Maringá. Logo pela manhã, uma multidão foi tomando conta das ruas da cidade, caminhando em direção à praça da catedral Nossa Senhora da Glória. São trabalhadores, que saem das suas casas, dos mais diversos bairros de Maringá ou que desembarcam de caminhões e carros, vindos de outras 100 localidades da região. Às 10 horas, diante de 10 mil pessoas, uma missa campal é celebrada pelos bispos de Maringá, Londrina, Campo Mourão e Jacarezinho, em conjunto com mais de uma dezena de padres. Logo após a missa, um grande churrasco foi preparado e distribuído para a multidão faminta e sedenta. Às duas da tarde, sob o sol acanhado de fim de inverno, essa mesma multidão assistiu a um desfile de mais de dois quilômetros de carros alegóricos (...), que traziam no seu interior os mais diversos tipos de frutas e produtos agrícolas, simbolizando as atividades rurais da região. Atrás dos carros, uma grande quantidade de homens e mulheres carregava seus instrumentos de trabalho, como machado, foice, enxada e outros. (...) Era a “festa da lavoura”, organizada pelas dioceses de Maringá e Londrina, para lançar a Frente Agrária Paranaense (FAP).” (PRIORI, Ângelo. Lutas sociais e conflitos políticos: alguns temas da história de Maringá (o II Congresso de Trabalhadores Rurais e a formação da Frente Agrária Paranaense). In: DIAS, R. B.; GONÇALVES, J. H. R. Maringá e Norte do Paraná: estudos de história regional. Maringá: Eduem, 1999, p. 155-156).
Os acontecimentos narrados inserem-se no contexto dos conflitos político-ideológicos que antecederam ao golpe militar de 1964.
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Q1358380 História e Geografia de Estados e Municípios
Leia a citação a seguir e assinale o que for correto.

“Era o dia 13 de agosto de 1961, um domingo de sol em Maringá. Logo pela manhã, uma multidão foi tomando conta das ruas da cidade, caminhando em direção à praça da catedral Nossa Senhora da Glória. São trabalhadores, que saem das suas casas, dos mais diversos bairros de Maringá ou que desembarcam de caminhões e carros, vindos de outras 100 localidades da região. Às 10 horas, diante de 10 mil pessoas, uma missa campal é celebrada pelos bispos de Maringá, Londrina, Campo Mourão e Jacarezinho, em conjunto com mais de uma dezena de padres. Logo após a missa, um grande churrasco foi preparado e distribuído para a multidão faminta e sedenta. Às duas da tarde, sob o sol acanhado de fim de inverno, essa mesma multidão assistiu a um desfile de mais de dois quilômetros de carros alegóricos (...), que traziam no seu interior os mais diversos tipos de frutas e produtos agrícolas, simbolizando as atividades rurais da região. Atrás dos carros, uma grande quantidade de homens e mulheres carregava seus instrumentos de trabalho, como machado, foice, enxada e outros. (...) Era a “festa da lavoura”, organizada pelas dioceses de Maringá e Londrina, para lançar a Frente Agrária Paranaense (FAP).” (PRIORI, Ângelo. Lutas sociais e conflitos políticos: alguns temas da história de Maringá (o II Congresso de Trabalhadores Rurais e a formação da Frente Agrária Paranaense). In: DIAS, R. B.; GONÇALVES, J. H. R. Maringá e Norte do Paraná: estudos de história regional. Maringá: Eduem, 1999, p. 155-156).
O texto mostra a capacidade e a forte religiosidade do homem do campo, que, para agradecer às boas colheitas, organiza procissões e grandes quermesses.
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Q1358381 História e Geografia de Estados e Municípios
Leia a citação a seguir e assinale o que for correto.

“Era o dia 13 de agosto de 1961, um domingo de sol em Maringá. Logo pela manhã, uma multidão foi tomando conta das ruas da cidade, caminhando em direção à praça da catedral Nossa Senhora da Glória. São trabalhadores, que saem das suas casas, dos mais diversos bairros de Maringá ou que desembarcam de caminhões e carros, vindos de outras 100 localidades da região. Às 10 horas, diante de 10 mil pessoas, uma missa campal é celebrada pelos bispos de Maringá, Londrina, Campo Mourão e Jacarezinho, em conjunto com mais de uma dezena de padres. Logo após a missa, um grande churrasco foi preparado e distribuído para a multidão faminta e sedenta. Às duas da tarde, sob o sol acanhado de fim de inverno, essa mesma multidão assistiu a um desfile de mais de dois quilômetros de carros alegóricos (...), que traziam no seu interior os mais diversos tipos de frutas e produtos agrícolas, simbolizando as atividades rurais da região. Atrás dos carros, uma grande quantidade de homens e mulheres carregava seus instrumentos de trabalho, como machado, foice, enxada e outros. (...) Era a “festa da lavoura”, organizada pelas dioceses de Maringá e Londrina, para lançar a Frente Agrária Paranaense (FAP).” (PRIORI, Ângelo. Lutas sociais e conflitos políticos: alguns temas da história de Maringá (o II Congresso de Trabalhadores Rurais e a formação da Frente Agrária Paranaense). In: DIAS, R. B.; GONÇALVES, J. H. R. Maringá e Norte do Paraná: estudos de história regional. Maringá: Eduem, 1999, p. 155-156).
O texto revela, entre outras questões, a baixa densidade populacional na área rural do município e a precariedade e a baixa produtividade da agricultura paranaense dos anos 60, do século passado.
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Q1358382 História e Geografia de Estados e Municípios
Leia a citação a seguir e assinale o que for correto.

“Era o dia 13 de agosto de 1961, um domingo de sol em Maringá. Logo pela manhã, uma multidão foi tomando conta das ruas da cidade, caminhando em direção à praça da catedral Nossa Senhora da Glória. São trabalhadores, que saem das suas casas, dos mais diversos bairros de Maringá ou que desembarcam de caminhões e carros, vindos de outras 100 localidades da região. Às 10 horas, diante de 10 mil pessoas, uma missa campal é celebrada pelos bispos de Maringá, Londrina, Campo Mourão e Jacarezinho, em conjunto com mais de uma dezena de padres. Logo após a missa, um grande churrasco foi preparado e distribuído para a multidão faminta e sedenta. Às duas da tarde, sob o sol acanhado de fim de inverno, essa mesma multidão assistiu a um desfile de mais de dois quilômetros de carros alegóricos (...), que traziam no seu interior os mais diversos tipos de frutas e produtos agrícolas, simbolizando as atividades rurais da região. Atrás dos carros, uma grande quantidade de homens e mulheres carregava seus instrumentos de trabalho, como machado, foice, enxada e outros. (...) Era a “festa da lavoura”, organizada pelas dioceses de Maringá e Londrina, para lançar a Frente Agrária Paranaense (FAP).” (PRIORI, Ângelo. Lutas sociais e conflitos políticos: alguns temas da história de Maringá (o II Congresso de Trabalhadores Rurais e a formação da Frente Agrária Paranaense). In: DIAS, R. B.; GONÇALVES, J. H. R. Maringá e Norte do Paraná: estudos de história regional. Maringá: Eduem, 1999, p. 155-156).
No contexto em que ocorreu, a “festa da lavoura” era um evento exclusivamente religioso, sem qualquer conotação política.
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Q1358383 História
A Baixa Idade Média é um período de grandes transformações na Europa Ocidental e marca a passagem do período medieval para a Idade Moderna. A esse respeito, assinale a alternativa correta.
O renascimento das cidades, alimentado pelas atividades mercantis, faz parte dessa transformação.
Alternativas
Q1358384 História
A Baixa Idade Média é um período de grandes transformações na Europa Ocidental e marca a passagem do período medieval para a Idade Moderna. A esse respeito, assinale a alternativa correta.
Obras literárias escritas em línguas vernáculas com temáticas humanistas tiveram grande impulso nesse período.
Alternativas
Q1358385 História
A Baixa Idade Média é um período de grandes transformações na Europa Ocidental e marca a passagem do período medieval para a Idade Moderna. A esse respeito, assinale a alternativa correta.
As corporações de ofício foram uma forma encontrada por artesãos e comerciantes para regulamentar as atividades produtivas e comerciais.
Alternativas
Q1358386 História
A Baixa Idade Média é um período de grandes transformações na Europa Ocidental e marca a passagem do período medieval para a Idade Moderna. A esse respeito, assinale a alternativa correta.
Houve uma diminuição da interferência dos monarcas, nos assuntos políticos e econômicos dos reinos.
Alternativas
Q1358387 História
A Baixa Idade Média é um período de grandes transformações na Europa Ocidental e marca a passagem do período medieval para a Idade Moderna. A esse respeito, assinale a alternativa correta.
O surgimento das universidades faz parte dessas transformações.
Alternativas
Q1358388 História
Na história do Ocidente, o longo período que vai do século XV (Renascimento) ao século XVIII (Iluminismo) tem sido considerado pela historiografia como uma época de avanço da racionalização da sociedade. A esse respeito, assinale a alternativa correta.
O processo de racionalização, ocorrido nessa época, significou o fim do misticismo e das ideias religiosas, como forma de explicação para os fenômenos da sociedade e da natureza.
Alternativas
Q1358389 História
Na história do Ocidente, o longo período que vai do século XV (Renascimento) ao século XVIII (Iluminismo) tem sido considerado pela historiografia como uma época de avanço da racionalização da sociedade. A esse respeito, assinale a alternativa correta.
No século XVII, na Inglaterra, John Locke foi um dos fundadores do pensamento liberal.
Alternativas
Q1358390 História
Na história do Ocidente, o longo período que vai do século XV (Renascimento) ao século XVIII (Iluminismo) tem sido considerado pela historiografia como uma época de avanço da racionalização da sociedade. A esse respeito, assinale a alternativa correta.
Na obra Novum organum, Francis Bacon propôs os princípios da observação e da experimentação, que vieram a se tornar basilares na ciência moderna.
Alternativas
Q1358391 História
Na história do Ocidente, o longo período que vai do século XV (Renascimento) ao século XVIII (Iluminismo) tem sido considerado pela historiografia como uma época de avanço da racionalização da sociedade. A esse respeito, assinale a alternativa correta.
No século XVII, o conhecimento da natureza avançou consideravelmente, com destaque para as descobertas de Isaac Newton sobre as leis de gravitação universal e de Kepler sobre as leis dos movimentos planetários.
Alternativas
Q1358392 História
Na história do Ocidente, o longo período que vai do século XV (Renascimento) ao século XVIII (Iluminismo) tem sido considerado pela historiografia como uma época de avanço da racionalização da sociedade. A esse respeito, assinale a alternativa correta.
No século XVI, São Tomás de Aquino aprofundou as bases da Patrística com a formulação da Escolástica, trazendo, para o interior da Igreja, os avanços da ciência.
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: E
4: C
5: E
6: C
7: C
8: E
9: E
10: E
11: C
12: C
13: C
14: E
15: C
16: E
17: C
18: C
19: C
20: E