Questões de Vestibular UEM 2011 para Vestibular - PAS - Etapa 3 - Filosofia

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Ano: 2011 Banca: UEM Órgão: UEM Prova: UEM - 2011 - UEM - Vestibular - PAS - Etapa 3 - Filosofia |
Q1352374 Filosofia
No livro Dialética do Esclarecimento, os filósofos alemães, da Escola de Frankfurt, T. Adorno e M. Horkheimer, cunharam a expressão “indústria cultural” para caracterizar a transformação das expressões artísticas a partir do surgimento da sociedade industrial capitalista. Sobre a indústria cultural, é correto afirmar que 
os meios de comunicação surgidos com o desenvolvimento tecnológico, como o rádio e o cinema, contribuíram para a criação de um mercado consumidor dos objetos artísticos.
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Ano: 2011 Banca: UEM Órgão: UEM Prova: UEM - 2011 - UEM - Vestibular - PAS - Etapa 3 - Filosofia |
Q1352375 Filosofia
No livro Dialética do Esclarecimento, os filósofos alemães, da Escola de Frankfurt, T. Adorno e M. Horkheimer, cunharam a expressão “indústria cultural” para caracterizar a transformação das expressões artísticas a partir do surgimento da sociedade industrial capitalista. Sobre a indústria cultural, é correto afirmar que 
a reprodução técnica das obras de arte tem como finalidade única promover o acesso universal e democrático aos bens culturais.
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Ano: 2011 Banca: UEM Órgão: UEM Prova: UEM - 2011 - UEM - Vestibular - PAS - Etapa 3 - Filosofia |
Q1352376 Filosofia
No livro Dialética do Esclarecimento, os filósofos alemães, da Escola de Frankfurt, T. Adorno e M. Horkheimer, cunharam a expressão “indústria cultural” para caracterizar a transformação das expressões artísticas a partir do surgimento da sociedade industrial capitalista. Sobre a indústria cultural, é correto afirmar que 
a indústria cultural transforma em bens de consumo tanto as artes populares, próprias da cultura de massa, quanto as artes eruditas, voltadas para um público educado e restrito.
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Ano: 2011 Banca: UEM Órgão: UEM Prova: UEM - 2011 - UEM - Vestibular - PAS - Etapa 3 - Filosofia |
Q1352377 Filosofia
No livro Dialética do Esclarecimento, os filósofos alemães, da Escola de Frankfurt, T. Adorno e M. Horkheimer, cunharam a expressão “indústria cultural” para caracterizar a transformação das expressões artísticas a partir do surgimento da sociedade industrial capitalista. Sobre a indústria cultural, é correto afirmar que 
as produções artísticas perdem seu caráter crítico, à medida que são submetidas ao domínio econômico das regras do mercado.
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Ano: 2011 Banca: UEM Órgão: UEM Prova: UEM - 2011 - UEM - Vestibular - PAS - Etapa 3 - Filosofia |
Q1352378 Filosofia
No livro Dialética do Esclarecimento, os filósofos alemães, da Escola de Frankfurt, T. Adorno e M. Horkheimer, cunharam a expressão “indústria cultural” para caracterizar a transformação das expressões artísticas a partir do surgimento da sociedade industrial capitalista. Sobre a indústria cultural, é correto afirmar que 
a massificação das expressões artísticas promove a difusão da cultura, resultando em um padrão de gosto “médio”, comum a todo o público.
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Ano: 2011 Banca: UEM Órgão: UEM Prova: UEM - 2011 - UEM - Vestibular - PAS - Etapa 3 - Filosofia |
Q1352379 Filosofia
O filósofo alemão Nietzsche (1844-1900) procurou investigar a origem de nossos preconceitos morais através de uma análise da linguagem, como forma de criticar as tradições filosófica e religiosa ocidentais. Nietzsche afirma: “As diferentes línguas, coladas lado a lado, mostram que nas palavras nunca importa a verdade, nunca uma expressão adequada: pois senão não haveria tantas línguas. A “coisa em si” (tal seria justamente a verdade pura sem consequências) é também para o formador da linguagem inteiramente incaptável e nem sequer algo que vale a pena. Ele designa apenas as relações das coisas aos homens e toma em auxílio para exprimi-las as mais audaciosas metáforas” (NIETZSCHE, F.. Sobre verdade e mentira no sentido extra-moral. In: Antologia de textos filosóficos. Curitiba: SEED, 2009, p. 533). Sobre o pensamento de Nietzsche, assinale o que for correto
Para Nietzsche, o homem que vive em sociedade supõe que possui a verdade porque “esquece” a origem subjetiva da linguagem.
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Ano: 2011 Banca: UEM Órgão: UEM Prova: UEM - 2011 - UEM - Vestibular - PAS - Etapa 3 - Filosofia |
Q1352380 Filosofia
O filósofo alemão Nietzsche (1844-1900) procurou investigar a origem de nossos preconceitos morais através de uma análise da linguagem, como forma de criticar as tradições filosófica e religiosa ocidentais. Nietzsche afirma: “As diferentes línguas, coladas lado a lado, mostram que nas palavras nunca importa a verdade, nunca uma expressão adequada: pois senão não haveria tantas línguas. A “coisa em si” (tal seria justamente a verdade pura sem consequências) é também para o formador da linguagem inteiramente incaptável e nem sequer algo que vale a pena. Ele designa apenas as relações das coisas aos homens e toma em auxílio para exprimi-las as mais audaciosas metáforas” (NIETZSCHE, F.. Sobre verdade e mentira no sentido extra-moral. In: Antologia de textos filosóficos. Curitiba: SEED, 2009, p. 533). Sobre o pensamento de Nietzsche, assinale o que for correto
Na atividade artística, o intelecto se encontra livre para enganar e dissimular, sem causar prejuízo aos homens.
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Ano: 2011 Banca: UEM Órgão: UEM Prova: UEM - 2011 - UEM - Vestibular - PAS - Etapa 3 - Filosofia |
Q1352381 Filosofia
O filósofo alemão Nietzsche (1844-1900) procurou investigar a origem de nossos preconceitos morais através de uma análise da linguagem, como forma de criticar as tradições filosófica e religiosa ocidentais. Nietzsche afirma: “As diferentes línguas, coladas lado a lado, mostram que nas palavras nunca importa a verdade, nunca uma expressão adequada: pois senão não haveria tantas línguas. A “coisa em si” (tal seria justamente a verdade pura sem consequências) é também para o formador da linguagem inteiramente incaptável e nem sequer algo que vale a pena. Ele designa apenas as relações das coisas aos homens e toma em auxílio para exprimi-las as mais audaciosas metáforas” (NIETZSCHE, F.. Sobre verdade e mentira no sentido extra-moral. In: Antologia de textos filosóficos. Curitiba: SEED, 2009, p. 533). Sobre o pensamento de Nietzsche, assinale o que for correto
A linguagem é uma expressão imperfeita das verdades que o conhecimento puro é capaz de alcançar.
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Q1352382 Filosofia
O filósofo alemão Nietzsche (1844-1900) procurou investigar a origem de nossos preconceitos morais através de uma análise da linguagem, como forma de criticar as tradições filosófica e religiosa ocidentais. Nietzsche afirma: “As diferentes línguas, coladas lado a lado, mostram que nas palavras nunca importa a verdade, nunca uma expressão adequada: pois senão não haveria tantas línguas. A “coisa em si” (tal seria justamente a verdade pura sem consequências) é também para o formador da linguagem inteiramente incaptável e nem sequer algo que vale a pena. Ele designa apenas as relações das coisas aos homens e toma em auxílio para exprimi-las as mais audaciosas metáforas” (NIETZSCHE, F.. Sobre verdade e mentira no sentido extra-moral. In: Antologia de textos filosóficos. Curitiba: SEED, 2009, p. 533). Sobre o pensamento de Nietzsche, assinale o que for correto
Um conceito universal é uma abstração que esconde as diferenças individuais entre as coisas as quais nomeia.
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Q1352383 Filosofia
O filósofo alemão Nietzsche (1844-1900) procurou investigar a origem de nossos preconceitos morais através de uma análise da linguagem, como forma de criticar as tradições filosófica e religiosa ocidentais. Nietzsche afirma: “As diferentes línguas, coladas lado a lado, mostram que nas palavras nunca importa a verdade, nunca uma expressão adequada: pois senão não haveria tantas línguas. A “coisa em si” (tal seria justamente a verdade pura sem consequências) é também para o formador da linguagem inteiramente incaptável e nem sequer algo que vale a pena. Ele designa apenas as relações das coisas aos homens e toma em auxílio para exprimi-las as mais audaciosas metáforas” (NIETZSCHE, F.. Sobre verdade e mentira no sentido extra-moral. In: Antologia de textos filosóficos. Curitiba: SEED, 2009, p. 533). Sobre o pensamento de Nietzsche, assinale o que for correto
A palavra tem origem em uma vivência primitiva e individual.
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Ano: 2011 Banca: UEM Órgão: UEM Prova: UEM - 2011 - UEM - Vestibular - PAS - Etapa 3 - Filosofia |
Q1352384 Filosofia
Um dos principais objetivos do filósofo grego Aristóteles (388-322 a. C.) é elaborar um modo de conhecimento verdadeiro e não refutável. Para isso, ele dedica boa parte dos seus escritos, que resulta nos pressupostos fundamentais para o conhecimento científico na antiguidade e na medievalidade. Sobre essa noção de ciência, assinale o que for correto
Antes do século XVI, não houve conhecimento científico de fato, pois não existiam critérios de prova empírica, fundamento maior da verdade científica.
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Ano: 2011 Banca: UEM Órgão: UEM Prova: UEM - 2011 - UEM - Vestibular - PAS - Etapa 3 - Filosofia |
Q1352385 Filosofia
Um dos principais objetivos do filósofo grego Aristóteles (388-322 a. C.) é elaborar um modo de conhecimento verdadeiro e não refutável. Para isso, ele dedica boa parte dos seus escritos, que resulta nos pressupostos fundamentais para o conhecimento científico na antiguidade e na medievalidade. Sobre essa noção de ciência, assinale o que for correto
A lógica aristotélica estabelece os critérios para o conhecimento verdadeiro, base de todo conhecimento científico.
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Ano: 2011 Banca: UEM Órgão: UEM Prova: UEM - 2011 - UEM - Vestibular - PAS - Etapa 3 - Filosofia |
Q1352386 Filosofia
Um dos principais objetivos do filósofo grego Aristóteles (388-322 a. C.) é elaborar um modo de conhecimento verdadeiro e não refutável. Para isso, ele dedica boa parte dos seus escritos, que resulta nos pressupostos fundamentais para o conhecimento científico na antiguidade e na medievalidade. Sobre essa noção de ciência, assinale o que for correto
Os filósofos árabes, leitores dos textos aristotélicos, desenvolveram o conhecimento científico, principalmente nos campos da medicina, geometria e ótica.
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Ano: 2011 Banca: UEM Órgão: UEM Prova: UEM - 2011 - UEM - Vestibular - PAS - Etapa 3 - Filosofia |
Q1352387 Filosofia
Um dos principais objetivos do filósofo grego Aristóteles (388-322 a. C.) é elaborar um modo de conhecimento verdadeiro e não refutável. Para isso, ele dedica boa parte dos seus escritos, que resulta nos pressupostos fundamentais para o conhecimento científico na antiguidade e na medievalidade. Sobre essa noção de ciência, assinale o que for correto
Conforme Aristóteles, a ciência busca o conhecimento das primeiras causas das coisas naturais, algo impossível para o homem, que não é o criador da natureza.
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Ano: 2011 Banca: UEM Órgão: UEM Prova: UEM - 2011 - UEM - Vestibular - PAS - Etapa 3 - Filosofia |
Q1352388 Filosofia
Um dos principais objetivos do filósofo grego Aristóteles (388-322 a. C.) é elaborar um modo de conhecimento verdadeiro e não refutável. Para isso, ele dedica boa parte dos seus escritos, que resulta nos pressupostos fundamentais para o conhecimento científico na antiguidade e na medievalidade. Sobre essa noção de ciência, assinale o que for correto
A ciência antiga postulava que o conhecimento parte das coisas particulares e chega aos princípios universais, visto que só existe ciência do universal e não do particular.
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Ano: 2011 Banca: UEM Órgão: UEM Prova: UEM - 2011 - UEM - Vestibular - PAS - Etapa 3 - Filosofia |
Q1352389 Filosofia
Diz Aristóteles (388-322 a.C.), na obra Poética, sobre a noção de imitação (mimesis) artística: “Ao homem é natural imitar desde a infância – e nisso difere ele dos outros seres, por ser capaz da imitação e por aprender, por meio da imitação, os primeiros conhecimentos; e todos os homens sentem prazer em imitar. Prova disso é o que ocorre na realidade: temos prazer em contemplar imagens perfeitas das coisas cuja visão nos repugna, como [as figuras dos] animais ferozes e dos cadáveres.” (ARISTÓTELES. Poética, livro IV, §§ 13 e 14, p. 40). Do mesmo modo diz o filósofo, na Física: “Em resumo, a arte ou completa o processo que a natureza é incapaz de fazer inteiramente ou imita a natureza.” (ARISTÓTELES. Física, 199a. In. FIGURELLI, R.. Antologia de textos filosóficos. Curitiba: SEED, 2009, p. 546). Com base nessas afirmações de Aristóteles, assinale a alternativa correta.
O grande mérito do artesão ou artista está em reproduzir perfeitamente a beleza do mundo natural.
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Q1352390 Filosofia
Diz Aristóteles (388-322 a.C.), na obra Poética, sobre a noção de imitação (mimesis) artística: “Ao homem é natural imitar desde a infância – e nisso difere ele dos outros seres, por ser capaz da imitação e por aprender, por meio da imitação, os primeiros conhecimentos; e todos os homens sentem prazer em imitar. Prova disso é o que ocorre na realidade: temos prazer em contemplar imagens perfeitas das coisas cuja visão nos repugna, como [as figuras dos] animais ferozes e dos cadáveres.” (ARISTÓTELES. Poética, livro IV, §§ 13 e 14, p. 40). Do mesmo modo diz o filósofo, na Física: “Em resumo, a arte ou completa o processo que a natureza é incapaz de fazer inteiramente ou imita a natureza.” (ARISTÓTELES. Física, 199a. In. FIGURELLI, R.. Antologia de textos filosóficos. Curitiba: SEED, 2009, p. 546). Com base nessas afirmações de Aristóteles, assinale a alternativa correta.
O feio não decorre da percepção do objeto representado, mas, da inabilidade do artista em representá-lo.
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Q1352391 Filosofia
Diz Aristóteles (388-322 a.C.), na obra Poética, sobre a noção de imitação (mimesis) artística: “Ao homem é natural imitar desde a infância – e nisso difere ele dos outros seres, por ser capaz da imitação e por aprender, por meio da imitação, os primeiros conhecimentos; e todos os homens sentem prazer em imitar. Prova disso é o que ocorre na realidade: temos prazer em contemplar imagens perfeitas das coisas cuja visão nos repugna, como [as figuras dos] animais ferozes e dos cadáveres.” (ARISTÓTELES. Poética, livro IV, §§ 13 e 14, p. 40). Do mesmo modo diz o filósofo, na Física: “Em resumo, a arte ou completa o processo que a natureza é incapaz de fazer inteiramente ou imita a natureza.” (ARISTÓTELES. Física, 199a. In. FIGURELLI, R.. Antologia de textos filosóficos. Curitiba: SEED, 2009, p. 546). Com base nessas afirmações de Aristóteles, assinale a alternativa correta.
A representação de algo pode ser tão ou mais bela do que a própria coisa.
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Ano: 2011 Banca: UEM Órgão: UEM Prova: UEM - 2011 - UEM - Vestibular - PAS - Etapa 3 - Filosofia |
Q1352392 Filosofia
Diz Aristóteles (388-322 a.C.), na obra Poética, sobre a noção de imitação (mimesis) artística: “Ao homem é natural imitar desde a infância – e nisso difere ele dos outros seres, por ser capaz da imitação e por aprender, por meio da imitação, os primeiros conhecimentos; e todos os homens sentem prazer em imitar. Prova disso é o que ocorre na realidade: temos prazer em contemplar imagens perfeitas das coisas cuja visão nos repugna, como [as figuras dos] animais ferozes e dos cadáveres.” (ARISTÓTELES. Poética, livro IV, §§ 13 e 14, p. 40). Do mesmo modo diz o filósofo, na Física: “Em resumo, a arte ou completa o processo que a natureza é incapaz de fazer inteiramente ou imita a natureza.” (ARISTÓTELES. Física, 199a. In. FIGURELLI, R.. Antologia de textos filosóficos. Curitiba: SEED, 2009, p. 546). Com base nessas afirmações de Aristóteles, assinale a alternativa correta.
A arte não consegue completar a natureza, mas, na melhor das hipóteses, apenas copiá-la ou imitá-la.
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Ano: 2011 Banca: UEM Órgão: UEM Prova: UEM - 2011 - UEM - Vestibular - PAS - Etapa 3 - Filosofia |
Q1352393 Filosofia
Diz Aristóteles (388-322 a.C.), na obra Poética, sobre a noção de imitação (mimesis) artística: “Ao homem é natural imitar desde a infância – e nisso difere ele dos outros seres, por ser capaz da imitação e por aprender, por meio da imitação, os primeiros conhecimentos; e todos os homens sentem prazer em imitar. Prova disso é o que ocorre na realidade: temos prazer em contemplar imagens perfeitas das coisas cuja visão nos repugna, como [as figuras dos] animais ferozes e dos cadáveres.” (ARISTÓTELES. Poética, livro IV, §§ 13 e 14, p. 40). Do mesmo modo diz o filósofo, na Física: “Em resumo, a arte ou completa o processo que a natureza é incapaz de fazer inteiramente ou imita a natureza.” (ARISTÓTELES. Física, 199a. In. FIGURELLI, R.. Antologia de textos filosóficos. Curitiba: SEED, 2009, p. 546). Com base nessas afirmações de Aristóteles, assinale a alternativa correta.
Proporção, harmonia, equilíbrio não são critérios de beleza para os objetos artísticos.
Alternativas
Respostas
1: C
2: E
3: C
4: C
5: C
6: C
7: C
8: E
9: C
10: C
11: E
12: C
13: C
14: E
15: C
16: C
17: C
18: C
19: E
20: E