Questões de Vestibular UEMA 2021 para Vestibular - 1º Dia
Foram encontradas 5 questões
A mais recente constituição garante os direitos civis, políticos, econômicos, sociais e culturais dos nossos cidadãos. Essas garantias aparecem, por exemplo, logo no primeiro artigo, onde é estabelecido o princípio da cidadania, da dignidade da pessoa humana e os valores sociais do trabalho. Já, no artigo 5º, é estabelecido o direito à vida, à privacidade, à igualdade, à liberdade e a outros importantes direitos fundamentais, sejam eles individuais ou coletivos.
https://www.politize.com.br/direitos-humanos-no-brasil/
Ter legitimidade de direitos não significa ter ausência de conflitos sociais. Entre os regimes políticos, aquele que considera o conflito social como legítimo é conhecido como
https://www.facebook.com/vivirconinteligenciaemocional/photos/meritocracia-y-punto-de-partida/2141736749218531
O problema social evidenciado na charge é explicado pelo conceito sociológico de
https://www.revistacontinente.com.br/edicoes/184/humor-grafico-em-questao
Analise as assertivas quanto aos preconceitos exteriorizados na charge.
I) opinião fixamente formada sobre uma pessoa, grupo ou cultura, sem levar em conta os fatos que a contestam, sendo um julgamento prévio baseado em estereótipos depreciativos. II) classificação dos seres humanos conforme suas características físicas, econômicas e sociais, destacando negativamente aqueles que se apresentam mais próximos aos padrões impostos pela sociedade. III) generalização das diferenças individuais, visando à construção de uma identidade coletiva homogeneizadora, pautada em caracteres representativos das maiorias sociais. IV) naturalização de estigmas construídos socialmente, difundidos nos processos de socialização, sendo interiorizados, enraizados e repetidos de forma acrítica por aqueles que se acham superiores.
Estão corretas, apenas, as assertivas
Família
Família Família, família Papai, mamãe, titia Família, família Almoça junto todo dia Nunca perde essa mania Mas quando a filha quer fugir de casa Precisa descolar um ganha pão Filha de família se não casa Papai, mamãe não dão nenhum tostão Família êh! Família ah! Família Família, família Vovô, vovó, sobrinha Família, família Janta junto todo dia Nunca perde essa mania [...]
https://www.letras.mus.br/titas/48973/
Analise as categorias sociológicas a seguir e relacione-as com as características de família, apresentadas na canção.
I) Ocupações sociais - referem-se às posições ocupadas na sociedade, associadas a diferentes graus de prestígio, poder, direitos e deveres, definindo as responsabilidades e os privilégios de cada pessoa. II) Instituições sociais - compõem o conjunto relativamente estável de padrões culturais sancionados coletivamente para moldar os indivíduos, regulando a vida humana. III) Ações sociais - dizem respeito à expectativa da maneira como os indivíduos devem agir e se comportar, orientando os relacionamentos sociais e afetivos. IV) Grupos sociais - constituem como um grupo de pessoas que compartilham certos valores, crenças, costumes, pautados em relações pessoais ou impessoais, segundo o tipo de grupo, criando laços sociais.
A relação correta está contemplada, apenas, em
Em 2012, início da série histórica do IBGE para a medição, o rendimento médio mensal dos brancos foi 57,3% maior que o dos negros. Em 2019, quase nada havia mudado: a população branca recebeu, em média, 56,6% a mais que a população negra. [...] Os números também mostram que as pessoas negras ainda ocupam postos de trabalho mais precários. Os dados mais recentes, de 2015, revelam que os negros eram maioria em atividades braçais como cultivo de mandioca (85,9%), serviços domésticos (64,7%) e construção civil (63,9). Por outro lado, eles são minoria em áreas que exigem maior qualificação como informática (31%), arquitetura e engenharia (26,9%) e em cargos de gestão empresarial (23,6%). [...] Pequenos avanços Um dos artigos do Estatuto (da Igualdade Racial), ressaltado pelos especialistas, é o que trata da adoção de ações afirmativas para acesso ao ensino superior e ao trabalho. "A cota é a única política em vigor no Brasil para reverter esse círculo vicioso que mantém a população negra em uma posição inferior", afirmam os especialistas. Os resultados da política de cotas já podem ser observados. Dados do IBGE mostram que a presença de negros nas universidades dobrou entre 2011 e 2019, passando de 9% para 18%. Os números são referentes a estudantes que frequentam o ensino superior na idade adequada, entre 18 e 24 anos. "Ainda vemos uma grande desigualdade, mas já há um avanço tímido". As cotas raciais enfrentaram - e ainda enfrentam - uma grande resistência entre os brasileiros. [...] Mais uma vez, é o racismo se manifestando.
Brancos continuam recebendo 50% a mais do que negros no Brasil. 20/07/2020. Disponível em:< https://economia.uol.com.br/noticias/estadao-conteudo/2020/07/20/abismo-economico-entre-brancos-e-negros-persiste.htm (Adaptado).
A afirmação do sociólogo Florestan Fernandes sobre a sociedade brasileira que tem poder explicativo para os dados apresentados no texto acima é a de que