Questões de Vestibular UEMG 2019 para Vestibular - EAD - Prova 02
Foram encontradas 3 questões
A economia brasileira poderá perder até R$ 3,6 trilhões nos próximos 40 anos em decorrência das mudanças climáticas, indica um estudo realizado por pesquisadores das principais instituições públicas e privadas do país. No setor de energia, seria necessário instalar capacidade extra de geração, "de preferência, com geração por gás natural, bagaço de cana e energia eólica".
(http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/ultnot/bbc/2009/11/25/jhtm. Acesso: 04/03/2010.)
A geração de energia a partir do gás natural, bagaço de cana e energia eólica é preferível, porque essas fontes de energia
Além de terem nascido com mais força no Sudeste, as atividades industriais tenderam à concentração espacial nessa região, devido a dois fatores: à complementaridade industrial – as indústrias de autopeças tendem a se localizar próximo às automobilísticas, às petroquímicas, próximo às refinarias, e à concentração de investimentos públicos de infra-estrutura industrial. Atualmente, seguindo uma tendência de descentralização já verificada nos países desenvolvidos, assiste-se a um processo de deslocamento das indústrias em direção às cidades médias do interior.
(SENE, E. e MOREIRA, J. C. Geografia Geral e do Brasil: espaço geográfico e globalização. São Paulo: Scipione, 1998.)
Qual é o principal motivo que explica a migração dessas indústrias para o interior?
A figura exibe um cenário característico de muitos espaços que se urbanizam rapidamente.
Dentre as inúmeras transformações socioeconômicas e ambientais, ocorridas nas
paisagens urbanas e promovidas pelo crescimento exagerado das cidades, apresenta-se
um