Questões de Vestibular UENP 2016 para Vestibular, 2º Dia
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A obra A República, de Platão, discute a justiça a partir de um diálogo entre Sócrates e vários interlocutores – Céfalo, Polemarco, Trasímaco.
Sobre a justiça, segundo a concepção de Platão, presente em A República, assinale a alternativa correta.
I. O estoicismo defende a busca da completa austeridade física e moral alcançada por uma serenidade diante dos acontecimentos. II. O epicurismo propõe que o uso regrado dos prazeres é o princípio e a finalidade da vida feliz. III. O cinismo afirma que nenhum conhecimento é seguro e que tudo é incerto. IV. O pirronismo propõe que todos devem desprezar os bens materiais e viver analogamente como um cão – kynos – da cidade.
Assinale a alternativa correta.
Descartes queria aplicar o “método matemático” à reflexão filosófica. Ele queria provar as verdades filosóficas mais ou menos como se prova um princípio da Matemática, empregando para tanto a mesma ferramenta que usamos no trabalho com números: a razão. A razão é a única coisa capaz de nos levar a um conhecimento seguro. (GAARDER, J. O mundo de Sofia. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. p.255-256.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre Descartes, assinale a alternativa correta.
Com a publicação da obra Crítica da Razão Pura, em 1781, Kant inaugura a terceira fase do Aufklärung – do Iluminismo.
Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a descrição feita por Kant de como deve ser a sua época.
O imperativo categórico é portanto só um único, que é este: Age apenas segundo uma máxima tal que possas ao mesmo tempo querer que ela se torne lei universal. (KANT, I. Fundamentos da Metafísica dos Costumes. Lisboa: Edições 70, 1995. p.59.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre o imperativo categórico de Kant, assinale a alternativa correta.
É a suas duas divindades das artes, Apolo e Dionísio, que se liga nossa consciência do extraordinário antagonismo, tanto de origem como dos fins, que subsiste no mundo grego entre a arte plástica, a apolínea, e a arte não-plástica da música, aquela de Dionísio. Esses dois instintos tão diferentes caminham lado a lado, na maioria das vezes em guerra aberta, e incitando-se mutuamente para novas criações, sempre mais robustas, para perpetuar nelas o conflito desse antagonismo que seu designativo “arte”, comum a ambos, somente encobre; até que, finalmente, por um milagre metafísico da “vontade” helênica, aparecem acoplados e, nesse acoplamento, geram então a obra ao mesmo tempo dionisíaca e apolínea da tragédia ática. (NIETZSCHE, F. O nascimento da tragédia. São Paulo: Escala, 2007. p.27.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre a importância da arte trágica da Grécia Arcaica, segundo Nietzsche, assinale a alternativa correta.
Sobre os princípios lógicos que regem o curso do pensamento dialético, considere as afirmativas a seguir.
I. O Princípio da Identidade diz que A é A.
II. O Princípio da Diferença é tudo que não é A, isto é, o Não-A.
III. O Princípio da Coerência diz que a contradição deve ser evitada.
IV. O Princípio da Não contradição diz que a contradição é impossível.
Assinale a alternativa correta.