Questões de Vestibular UERJ 2008 para Vestibular, Prova 1
Foram encontradas 10 questões
O movimento populacional descrito na reportagem é classificado especificamente como:
Um fator que gerou o aumento de controle sobre os imigrantes brasileiros foi a integração do País à rede de:
Para deslocar-se seqüencialmente, sem interrupções, pelos pontos A, B, C e D, percorrendo a menor distância física possível em rotas por via aérea, as direções aproximadas a serem seguidas seriam:
Em 1993, o Governo brasileiro sancionou a lei que tornou os limites marítimos brasileiros coerentes com os limites preconizados pela CNUDM. O mar territorial brasileiro de 200 milhas marítimas – instituído em 1970 – passou a ser de 12 milhas marítimas, ao qual foram acrescidas 188 milhas referentes à zona econômica exclusiva.
A alteração da legislação brasileira no que se refere aos limites marítimos reflete as mudanças na diplomacia externa do país dos anos 1970 para os anos 1980/1990.
As duas diretrizes da política externa do Brasil, para cada um desses dois períodos, estão formuladas, respectivamente, em:
As empresas já haviam sido condenadas por práticas semelhantes na Europa e EUA.
Desde o final do século XIX, tornou-se um aspecto marcante do modo de produção capitalista a formação de grandes empresas capazes de controlar a maior parte ou mesmo todo o mercado de um ou mais produtos.
A notícia acima expressa a seguinte prática presente nessa realidade centenária, associada à seguinte característica do atual momento econômico:
O aumento das vendas de veículos novos somente foi possível porque ocorreram mudanças como:
No caso particular do Brasil, os dados do gráfico permitem identificar as variações na composição do lixo na capital paulista nos períodos de 1927-1969 e 1969-1996.
Duas explicações corretas para as mudanças verificadas de um período para o outro são:
Mas o valor do espaço rural está cada vez mais ligado a tudo o que se opõe à cidade.
Na verdade, o desenvolvimento leva à revalorização do ambiente natural, e não à “urbanização do campo” visualizada por Marx em manuscritos de 1857-8.
A partir das informações do texto, podemos concluir que a distinção entre cidade e campo vincula-se ao estabelecimento da diferença entre espaço e atividades econômicas.
Essa distinção está adequadamente expressa em: