Questões de Vestibular UERJ 2013 para Vestibular, Segundo Exame - Francês

Foram encontradas 5 questões

Q581320 Química
Um nanotubo é uma estrutura cilíndrica microscópica formada apenas por átomos de carbono com hibridação sp2 .

O esquema abaixo representa um corte lateral de um nanotubo. Cada esfera corresponde ao núcleo de um átomo e cada traço a uma ligação entre carbonos. Não estão indicadas no esquema as ligações do tipo pi.

                                                Imagem associada para resolução da questão

O número de ligações duplas realizadas por átomo em um nanotubo corresponde a:


Alternativas
Q581324 Química
Uma forma de identificar a estabilidade de um átomo de qualquer elemento químico consiste em relacionar seu número de prótons com seu número de nêutrons em um gráfico denominado diagrama de estabilidade, mostrado a seguir.

                 Imagem associada para resolução da questão

São considerados estáveis os átomos cuja interseção entre o número de prótons e o de nêutrons se encontra dentro da zona de estabilidade mostrada no gráfico.

Verifica-se, com base no diagrama, que o menor número de massa de um isótopo estável de um metal é igual a:


Alternativas
Q581328 Química

Uma das técnicas empregadas para separar uma mistura gasosa de CO2 e CH4 consiste em fazê-la passar por uma solução aquosa de Ba(OH)2
Uma amostra dessa mistura gasosa, com volume total de 30 L, sob temperatura de 27 ºC e pressão de 1 atm, ao reagir com a solução aquosa de Ba(OH)2 , produz a precipitação de 98,5 g de BaCO3 . A fração gasosa remanescente, nas mesmas condições de temperatura e pressão, contém apenas CH4 .


O volume, em litros, de CH4 remanescente é igual a:

Alternativas
Q1282681 Química
Em uma das etapas do ciclo de Krebs, a enzima aconitase catalisa a isomerização de citrato em isocitrato, de acordo com a seguinte equação química:
Imagem associada para resolução da questão
A isomeria plana que ocorre entre o citrato e o isocitrato é denominada de:
Alternativas
Q1283579 Química
Com as chuvas intensas que caíram na cidade do Rio de Janeiro em março de 2013, grande quantidade de matéria orgânica se depositou na lagoa Rodrigo de Freitas. O consumo biológico desse material contribuiu para a redução a zero do nível de gás oxigênio dissolvido na água, provocando a mortandade dos peixes.
O volume médio de água na lagoa é igual a 6,2 x 106 L. Imediatamente antes de ocorrer a mortandade dos peixes, a concentração de gás oxigênio dissolvido na água correspondia a 2,5 x 10-4 mol.L-1 .
Ao final da mortandade, a quantidade consumida, em quilogramas, de gás oxigênio dissolvido foi igual a:
Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: D
4: C
5: B