Questões de Vestibular UERJ 2017 para Vestibular -Segundo Exame
Foram encontradas 6 questões
A técnica de datação radiológica por carbono-14 permite estimar a idade de um corpo, como o de Lucy, que apresentava 1,2 x 1012 átomos de carbono-14 quando viva.
Essa quantidade, em mols, corresponde a:
Quatro balões esféricos são preenchidos isotermicamente com igual número de mols de um gás ideal. A temperatura do gás é a mesma nos balões, que apresentam as seguintes medidas de raio:
A pressão do gás é maior no balão de número:
No século XIX, o cientista Svante Arrhenius definiu ácidos como sendo as espécies químicas que, ao se ionizarem em solução aquosa, liberam como cátion apenas o íon H+ . Considere as seguintes substâncias, que apresentam hidrogênio em sua composição: C2H6 , H2SO4 , NaOH, NH4Cl.
Dentre elas, aquela classificada como ácido, segundo a definição de Arrhenius, é:
A exposição ao benzopireno é associada ao aumento de casos de câncer. Observe a fórmula estrutural dessa substância:
Com base na fórmula, a razão entre o número de átomos de carbono e o de hidrogênio,
presentes no benzopireno, corresponde a:
A capacidade poluidora de um hidrocarboneto usado como combustível é determinada pela razão entre a energia liberada e a quantidade de CO2 formada em sua combustão completa. Quanto maior a razão, menor a capacidade poluidora. A tabela abaixo apresenta a entalpia-padrão de combustão de quatro hidrocarbonetos.
A partir da tabela, o hidrocarboneto com a menor capacidade poluidora é:
Em análises metalúrgicas, emprega-se uma solução denominada nital, obtida pela solubilização do ácido nítrico em etanol.
Um laboratório de análises metalúrgicas dispõe de uma solução aquosa de ácido nítrico com concentração de 60% m/m e densidade de 1,4 kg/L. O volume de 2,0 mL dessa solução é solubilizado em quantidade de etanol suficiente para obter 100,0 mL de solução nital.
Com base nas informações, a concentração de ácido nítrico, em g.L−1 , na solução nital é igual a: