Questões de Vestibular UFAC 2009 para Vestibular - Dia 2

Foram encontradas 20 questões

Q1353339 História

Considere as assertivas sobre a civilização grega e escolha a alternativa correta:


I – No seu modelo de democracia os escravos e as mulheres tinham os mesmos direitos que os homens.

II – O pensamento grego tinha por base a razão e supervalorizava o homem (antropocentrismo).

III – A elite grega era muito despojada e trabalhava de forma equivalente aos escravos.

IV – Sua religião era de base politeísta e vários de seus deuses tinham características antropomórficas.

Alternativas
Q1353340 História

Dentre as construções mais imponentes da Europa Medieval, destacam-se os castelos e as catedrais. O castelo representava, comumente, a solidez de um senhor feudal, enquanto as catedrais, igrejas, dioceses e paróquias representavam não só o poder material da Igreja, como também seu maior enraizamento, pois ela se fazia presente em todos os níveis da sociedade. Nesse sentido, podemos afirmar que:


I - O poder da Igreja só estava subordinado ao senhor feudal, pois alguns possuíam muitos castelos em feudos descontínuos.

II - O poder da igreja não estava restrito ao plano espiritual.

III – Afora os territórios controlados pelo papa, o denominado “Patrimônio de São Pedro”, havia, também, terras controladas por bispos, arcebispos e abades, além das terras pertencentes às várias ordens religiosas.

IV – A igreja era a mais importante instituição feudal.

Alternativas
Q1353341 História
A Proclamação da República, no Brasil, em 1889, ou seja, um ano depois da abolição da escravatura, gerou expectativas em partes significativas da população, de que a partir daquela data poderiam participar das decisões governamentais. Contudo, a Constituição de 1891 frustrou essas expectativas. Entre as disposições que limitavam a participação popular, podemos identificar:
Alternativas
Q1353342 História
Entre o final do século XIX e início do século XX, vários movimentos contestatórios agitaram a jovem República Brasileira, entre eles, podemos destacar: a Guerra de Canudos, a Revolta da Chibata e a Revolta do Contestado. Esses movimentos e a reação do governo ajudavam a consolidar a ideia do “mito fundador republicano”, por um lado, representado pelas forças da ordem (militares) e, por outro, pelo anti-herói, do líder popular. Nesse sentido, podemos classificar como anti-heróis, respectivamente:
Alternativas
Ano: 2009 Banca: UFAC Órgão: UFAC Prova: UFAC - 2009 - UFAC - Vestibular - Dia 2 |
Q1353343 Conhecimentos Gerais

Foram muitas as anotações feitas pelos “conquistadores” das Américas, durante os séculos XVI e XVII, para provar que os índios eram inferiores, entre outras, Galeano (1999, 63) destacou:


“Suicidam-se os índios das ilhas do Mar do Caribe?

Porque são vadios e não querem trabalhar.

Andam desnudos, como se o corpo todo fosse a

cara?

Porque são selvagens e não tem pudor

Ignoram o direito de propriedade, tudo

compartilham e não têm ambição de riqueza?

Porque são mais parentes do macaco do que do

homem.

Banham-se com suspeitosa frequência?

Porque se parecem com hereges da seita de Maomé,

que com justiça ardem nas fogueiras da Inquisição.

Acreditam nos sonhos e lhes obedecem as vozes?

Por influência de Satã ou por crassa ignorância.

É livre o homossexualismo?

A virgindade não tem importância alguma?

Porque são promíscuos e vivem na ante- sala do

inferno.

Jamais batem nas crianças e as deixam viver

livremente?

Porque são incapazes de castigar e de ensinar.

Comem quando têm fome e não quando é hora de

comer?

Porque são incapazes de dominar seus instintos.

Adoram a natureza, considerando-a mãe, e

acreditam que ela é sagrada?

Porque são incapazes de ter religião e só podem

professar a idolatria.”


Com base no texto podemos inferir que:

Alternativas
Q1353344 História
Embora o conceito de raça tenha sido desautorizado pela ciência atual, a prática do racismo permanece ativa. Para Hernandez (2005. 131-2): “Essa situação a partir da modernidade tem raízes histórico-estruturais no tráfico atlântico de escravos, elemento fundamental do sistema colonial do século XVI, e foi reforçado pelo imperialismo colonial de fins do século XIX na África. Mas, enquanto este tem sido por vezes qualificado como contingente, o racismo integra um corpo ideológico que antecede e transcende o imperialismo colonial”.
O texto acima nos permite afirmar que:
Alternativas
Ano: 2009 Banca: UFAC Órgão: UFAC Prova: UFAC - 2009 - UFAC - Vestibular - Dia 2 |
Q1353345 Conhecimentos Gerais
A ascensão de Ronald Reagan à presidência dos Estados Unidos e de Margareth Thatcher ao cargo de Primeira Ministra da Grã-Bretanha, na virada da década de 70 para a de 80, desencadeou o processo de construção de uma “nova ordem mundial” que preconizava o “Estado mínimo”, no sentido dos investimentos sociais, além de recomendar a privatização das empresas estatais. Na América Latina alguns países, entre eles o Brasil, seguiram à risca essas recomendações, produzindo efeitos impactantes, marcadamente pela geração de desnacionalizações, desindustrialização, desconstitucionalização, desregulamentação de leis que amparavam os trabalhadores e, por fim, desemprego.
O texto acima se refere a alguns efeitos:
Alternativas
Q1353346 História e Geografia de Estados e Municípios
A década de 70 do século passado marca uma virada significativa na configuração sócioeconômica e política da história do Acre. A tentativa de transformar a economia extrativista, com base na produção de borracha e na coleta de castanha, em uma economia de base pecuária, colocou em conflito os antigos moradores dos seringais contra os novos donos das terras, em sua maioria fazendeiros e grileiros vindos de outros estados, que aqui eram denominados como “paulistas”. Nesse conflito, os seringueiros desenvolveram uma forma de resistência denominada “empate”. Sobre os “empates” podemos afirmar:
Alternativas
Q1353347 História
Recentemente o jornal Folha de São Paulo classificou a ditadura civil-militar brasileira (1964–1985), de “ditabranda”, alegando que em outros países do cone sul os militares tinham sido mais severos. Essa versão também é defendida por muitos oficiais da reserva que, inclusive, se opõem às indenizações pagas aos civis atingidos por suas ações, numa tentativa clara de esconder as 50.000 prisões, os 10.000 exilados e as centenas de mortos e desaparecidos. É certo que nem todos os brasileiros foram atingidos com a mesma intensidade pelos órgãos da repressão, mas algumas categorias sofreram, de forma avassaladora, seus efeitos, dentre os mais atingidos destacam-se:
Alternativas
Q1353348 Conhecimentos Gerais
Após a eleição de Jorge Viana (Frente Popular do Acre - FPA), para o Governo do Acre, em 1998, dois vocábulos passaram a fazer parte do dia-a-dia dos acreanos, são eles: florestania e sustentabilidade. Sobre o termo florestania podemos afirmar:
Alternativas
Ano: 2009 Banca: UFAC Órgão: UFAC Prova: UFAC - 2009 - UFAC - Vestibular - Dia 2 |
Q1353349 Física
A figura abaixo mostra imagens de um teste de colisão. A foto A revela o momento exato da colisão do carro com o muro. Nesse instante, a velocidade do carro era 56 km/h. As fotos B, C e D são imagens sequenciais da colisão. O motorista, que usa cinto de segurança, fica espremido entre seu banco e o volante. A criança, que estava sentada no banco da frente, ao lado do motorista, bate no para-brisa e é arremessada para fora do carro.
Imagem associada para resolução da questão
CARRON, W., GUIMARÃES, O. As Faces da Física. São Paulo: Moderna, 2008, p. 115. (com adaptações).
Com relação ao que foi dito acima e, baseando-se nos conhecimentos de Física, pode-se afirmar que:
Alternativas
Q1353350 Física

Maria precisando vacinar-se contra febre amarela, foi a um posto de saúde. Após 10 minutos de espera, foi atendida por uma enfermeira. Para aplicar a vacina, a enfermeira usou uma força de 40 N no pistão da seringa. Considerando que essa seringa tenha o diâmetro igual a 2,0 cm, o aumento da pressão do fluido na seringa, em kPa, foi aproximadamente:


Alternativas
Ano: 2009 Banca: UFAC Órgão: UFAC Prova: UFAC - 2009 - UFAC - Vestibular - Dia 2 |
Q1353351 Física
João e André empurram caixas idênticas e de mesma massa, com velocidade constante, do chão até a carroceria de um caminhão. As forças aplicadas pelos dois são paralelas às rampas. Desconsidere possíveis atritos, analise as afirmações abaixo e assinale a opção correta:
Imagem associada para resolução da questão
MÁXIMO, A., ALVARENGA, B. Física. São Paulo: Scipione, 1999, p. 225. (com adaptações).
Alternativas
Ano: 2009 Banca: UFAC Órgão: UFAC Prova: UFAC - 2009 - UFAC - Vestibular - Dia 2 |
Q1353352 Física
Em geral, a temperatura do ser humano é constante e igual a 37°C. A hipotermia é caracterizada pela redução da temperatura padrão de nosso corpo. A Medicina faz o uso controlado da hipotermia, em determinadas cirurgias cerebrais e cardíacas. Esse procedimento diminui o consumo de oxigênio do cérebro e do coração, bem como reduz a chance de danos ocasionados pela falta de circulação do sangue. Suponha que um paciente, de massa 60 kg, seja submetido a uma cirurgia de coração. A temperatura inicial de seu corpo é 37°C e pretende-se diminuí-la para 30°C. Considere o calor específico do corpo humano igual a 1,0 cal/g.°C e o calor latente de fusão do gelo igual a 80 cal/g. A massa mínima de gelo necessária para diminuir a temperatura do paciente até 30°C é:
Alternativas
Ano: 2009 Banca: UFAC Órgão: UFAC Prova: UFAC - 2009 - UFAC - Vestibular - Dia 2 |
Q1353353 Física

O gráfico, a seguir, representa a elongação de um objeto, em movimento harmônico simples, em função do tempo:


Imagem associada para resolução da questão


O período, a amplitude e a frequência angular valem, respectivamente:

Alternativas
Q1353354 Física
As células são as unidades básicas da vida. O entendimento do funcionamento delas é muito importante dos pontos de vista físico e químico, a fim de saber como funcionam os seres vivos e como eles reagem frente a diversos estímulos externos. Um dos avanços do ponto de vista físico foi à descoberta da existência de excesso de íons positivos, na parede externa, e excesso de íons negativos na parede interna da membrana celular. Essa descoberta indica que a membrana celular, se comporta, efetivamente, como um capacitor elétrico, que podemos chamar “capacitor celular”. Sabe-se, também, que a diferença de potencial elétrico entre as paredes da membrana de uma célula nervosa varia entre 55 mV e 100 mV, para animais de sangue quente. Suponha que o capacitor celular pode ser aproximado por um capacitor de placas paralelas e que a espessura da membrana celular é de 7 nm (1 nm = 10-9m). Escolha o item correto:
Alternativas
Ano: 2009 Banca: UFAC Órgão: UFAC Prova: UFAC - 2009 - UFAC - Vestibular - Dia 2 |
Q1353355 Física
A condutividade elétrica é definida como o inverso da resistividade elétrica. A condutividade elétrica de um metal pode ser calculada usando a teoria quântica dos sólidos. Ela também pode ser medida em laboratório, de maneira muito simples, usando o arranjo experimental, mostrado, na figura abaixo. Assim, é possível verificar aspectos da teoria citada.
Imagem associada para resolução da questão
O voltímetro V registra a voltagem entre os pontos P e Q da barra B. A barra B usada na experiência tem um comprimento de 1,0 m entre os pontos que estão ligados ao voltímetro V e uma seção transversal quadrada de 2,0 cm de lado. As leituras no amperímetro A e no voltímetro V são 11,40 A e 0,5 mV, respectivamente. No circuito E representa a fem fornecida ao circuito. Escolha o item correto:
Alternativas
Ano: 2009 Banca: UFAC Órgão: UFAC Prova: UFAC - 2009 - UFAC - Vestibular - Dia 2 |
Q1353356 Física

A terceira lei de Keppler (lei dos períodos) estabelece que: “Os quadrados dos períodos de revolução de dois planetas quaisquer estão entre si, como os cubos de suas distâncias médias ao Sol”. Quantitativamente

Imagem associada para resolução da questão

onde T1 e T2são os períodos de revolução dos dois planetas e R1e R2são as distâncias médias dos planetas ao Sol. Na tabela abaixo as distâncias médias ao Sol estão dadas em U.A. 1 U.A. ≈ 1,5x1011m e é a distância média, entre o Sol e a Terra.


Imagem associada para resolução da questão


Escolha a afirmação correta:

Alternativas
Ano: 2009 Banca: UFAC Órgão: UFAC Prova: UFAC - 2009 - UFAC - Vestibular - Dia 2 |
Q1353357 Física

Considere um elétron com velocidade V penetrando numa região R onde existe um campo magnético uniforme B. O ângulo entre V e B é Imagem associada para resolução da questão e é diferente de 0 (zero). Suponha que o peso do elétron seja desprezível. Considere as seguintes afirmações:


(I) O elétron é acelerado, quando entra na região R

(II) O elétron perde e recupera a sua energia cinética periodicamente.

(III) O módulo da velocidade do elétron é constante em R.

(IV) A trajetória do elétron é uma hélice.

(V) O elétron exerce uma força de reação sobre o campo B.


Escolha o item correto:

Alternativas
Ano: 2009 Banca: UFAC Órgão: UFAC Prova: UFAC - 2009 - UFAC - Vestibular - Dia 2 |
Q1353358 Física
Na figura abaixo é mostrado a propagação de um feixe de luz (a) que incide sobre uma placa transparente de faces paralelas. Como consequência dessa incidência são originados outros feixes denominados (b), (c), (d), (e) e (f).
Imagem associada para resolução da questão
ALONSO, M., FINN, E. Física, Volumen II: Campos y Ondas, México, D. F.: Addison-Wesley Iberoamericana, 1985, p. 810. (com adaptações).
Análise as seguintes afirmações:
(I) Os raios (a) e (c) são paralelos. (II) Os raios (f) e (e) não são paralelos. (III) Os raios (f) e (e) são paralelos. (IV) Os raios (a) e (c) não são paralelos. (V) Os raios (b) e (d) são simétricos em relação a um eixo perpendicular à face inferior que passa pelo ponto P.
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: A
4: E
5: A
6: E
7: C
8: D
9: C
10: B
11: B
12: A
13: C
14: E
15: C
16: B
17: C
18: A
19: A
20: A