Questões de Vestibular UFBA 2013 para Vestibular de Artes Cênicas – Direção Teatral

Foram encontradas 31 questões

Q1268463 Artes Cênicas
O Coliseu foi construído em Roma e nele eram apresentados não só os espetáculos teatrais, mas também as lutas sangrentas entre homens e homens e entre animais e homens.
Alternativas
Q1268464 Artes Cênicas
A histórica montagem do espetáculo Macunaíma, dirigido por Antunes Filho, na década de 70, no Brasil, inspirou-se nas lendas indígenas descritas por José de Alencar nos romances O Guarani e Ubirajara.
Alternativas
Q1268466 Artes Cênicas
Grotowski defendia um teatro essencial, centrado no ator, livre das amarras psicológicas e da subordinação estrita ao texto.
Alternativas
Q1268468 Artes Cênicas
O Teatro Brasileiro de Comédia — TBC — foi uma companhia fundada no Brasil, na época da ditadura de Vargas, e era especializada em teatro de revistas e peças satíricas, que ironizavam o governo da época.
Alternativas
Q1268469 Artes Cênicas
Distanciamento crítico, dialética, atitude política e dramaturgia épica são características do Teatro do Absurdo.
Alternativas
Q1268470 Artes Cênicas
A ação teatral pode ocorrer em qualquer espaço, mesmo que não seja um teatro, mas, para isso, é necessário, pelo menos, que haja um ator e um espectador.
Alternativas
Q1268471 Artes Cênicas
O sistema coringa, adotado por Augusto Boal, em seu Teatro do Oprimido, tem como pressuposto a identificação do ator com a personagem que representa.
Alternativas
Q1268472 Artes Cênicas
A obediência às regras, o culto à razão e o desprezo pelo popular eram características do Teatro do Classicismo francês.
Alternativas
Q1268473 Artes Cênicas
O teatro romântico surge no período medieval, com os trovadores e cantadores, e tem sua melhor expressão na peça Romeu e Julieta, de Shakespeare.
Alternativas
Q1268474 Artes Cênicas
As técnicas para o ator, baseadas na memória emotiva, na lógica da ação, na fé cênica e nos círculos de atenção, são elementos do sistema desenvolvido pelo encenador alemão Bertolt Brecht.
Alternativas
Q1268475 Artes Cênicas
O recrudescimento da Ditadura Militar em 1968, no Brasil, atingiu os textos e as representações teatrais, mas isso não impediu que houvesse um movimento de teatro de resistência e militância no país.
Alternativas
Q1268476 Artes Cênicas
Antonin Artaud defendia um teatro que atingisse o espectador, de forma sensorial, apoiando-se no teatro oriental, nos rituais e nas formas antipsicológicas de atuação.
Alternativas
Q1268477 Artes Cênicas
Nelson Rodrigues é considerado um dos maiores dramaturgos brasileiros, sendo que suas obras mostram personagens com desejos sexuais e impulsos reprimidos, a exemplo de Toda nudez será castigada, Navalha na carne e Dois perdidos numa noite suja.
Alternativas
Q1268478 Artes Cênicas
O Teatro da Catequese, que chegou ao Brasil por meio dos jesuítas, buscava formas de evangelização dos indígenas, através de uma ação teatral, que podia mesclar ensinamentos religiosos e elementos das culturas locais.
Alternativas
Q1268479 Artes Cênicas
Em 2014, será comemorado o centenário de nascimento de Dorival Caymmi, que, além de cantor e compositor, escreveu peças, como O velho e o mar e O capitão de longo curso.
Alternativas
Q1268480 Artes Cênicas
As peças de Shakespeare foram escritas com o objetivo de serem representadas para os nobres e eruditos de sua época, o que justifica o uso de uma linguagem sofisticada na construção dos diálogos teatrais.
Alternativas
Q1268481 Artes Cênicas
O Surrealismo e o Expressionismo, no teatro, são movimentos característicos da vanguarda teatral do século XIX.
Alternativas
Q1268482 Artes Cênicas
O trabalho do ator sobre si mesmo é uma expressão que pode ser relacionada com o método de construção de personagem, criado por Constantin Stanislavski.
Alternativas
Q1268484 Artes Cênicas
A Revolução Francesa foi uma das molas propulsoras e um movimento inspirador do desenvolvimento do teatro romântico na França.
Alternativas
Q1268485 Artes Cênicas
O Naturalismo, no teatro, no final do século XIX, combatia os excessos do Romantismo e defendia uma base científica para a prática artística, sintonizada com as conquistas das ciências da época.
Alternativas
Respostas
1: C
2: E
3: C
4: E
5: E
6: C
7: E
8: C
9: E
10: E
11: C
12: C
13: E
14: C
15: E
16: E
17: E
18: C
19: C
20: C