Questões de Vestibular UFBA 2013 para Vestibular de Gênero e Diversidades
Foram encontradas 70 questões
As escritoras Mary Wollstonecraft e Olympe de Gouges foram importantes ativistas dos direitos femininos, que defendiam a igualdade de tratamento entre homens e mulheres, sendo consideradas, por suas ideias, como as primeiras feministas da história.
A defesa do acesso das mulheres ao voto,à educação e à propriedade,no século XIX,ficou historicamente conhecida como a primeira onda feminista e a base da corrente teórica feminista radical.
O feminismo é uma ideologia política típica damodernidade e expressa-se unicamente a partir damobilizaçãopolítica.
As categorias analíticas mulher,patriarca do e gênero constituem as bases do pensamento feminista e representam distintas abordagens teóricas,no campo de estudos feministas.
O feminismo, como uma ideologia política moderna, é constituído por diferentes correntes, sendoconsideradasprincipaisaneoliberal,aextremista,amarxista e,mais contemporaneamente,após-estruturalista.
Todasascorrentesteóricasfeministasutilizam-sedegênerocomoseuprincipalconceitoestruturante.
EmmaGoldman,ClaraZetkineAlexandraKollontai,eminentespensadorasfeministas,preocuparam-secomaespecificidadedamulhertrabalhadora,característicaparticulardofeminismoradical.
Aanálisedotextopermiteconcluir:
Há,nessetexto,umacríticadirecionadaaalgunsdosprincípiosfeministasradicais.
A análise do texto permite concluir:
Umdosprincípiosbasilaresdofeminismomarxistaestárepresentadonessetexto.
A análise do texto permite concluir:
Porpromoveradestruiçãodasestruturassociais,aperspectivafeministarepresentadanessetextoéaradical.
As ideias de Friedrich Engels sobre a relação entre a família, a propriedade privada e o Estado esua implicaçãonasubordinaçãodasmulheres foram importantes referenciaisparaaconstituiçãodofeminismomarxista.
Sobre a autora e relativamente às ideias contidas no texto, é correto afirmar:
Os estudos realizados pela autora aportaram para o desenvolvimento do campo teórico feminista/de gênero, pois discordavam da perspectiva emancipatória e afirmava necessidade de compreensão da diferença sexual a partir da dimensão anatômica.
Sobre a autora e relativamente às ideias contidas no texto, é correto afirmar:
Segundo Margaret Mead, para se compreender as assimetrias sexuais, faz-se necessário analisar as concepções e os valores culturalmente constituídos e atribuídos a cada um dos sexos, de forma relacional.
Marque C, se a proposição é certo; E, se a proposição é errado.
Em O Segundo Sexo, 1949, Simone de Beauvoir está interessada em refletir sobre a condição secundária
e inferior feminina e, para tanto, embrenha-se em questionamentos relativos à dimensão biológica das
mulheres, a fim de demonstrar que a separação entre os dois sexos e a consequente atribuição de
valores distintos a eles, antes de serem um simples fato da natureza, são frutos da construção social.
Guardadas as diferenças entre as autoras, a perspectiva construcionista de Simone de Beauvoiraproxima-sedaperspectivadeMead,namedidaemqueambasasautorasatribuemàesferadoculturalas distinções entre homens e mulheres.
Para a feminista radical Sulamith Firestone, a subordinação feminina está localizada no corpo damulher, mais especificamente, na sua capacidade reprodutiva, dependendo a libertação femininae a consequente derrota do patriarcado das transformações nas tecnologias de reprodução, com aeliminaçãodanecessidadedocorpodamulhercomoagentereprodutordaespécie.
Patriarcado é uma importante categoria de análise do mundo social, fundante da corrente teóricafeministaradical,cunhadanoiníciodosanos1970pelaescritoraKateMillet.
Gêneroéumconceitoeminentementeanglófonoenãoencontrasimilarnatradiçãointelectualfeministafrancesa,porsuaevidentetradiçãomarxista.
As identidadessãocaracterísticas fundamentaisdaexperiênciahumana,poispossibilitamaossereshumanos sua constituição como sujeitos no mundo social, trazendo a sensação de pertencimentoe, consequentemente, as identidades de gênero e as identidades sexuais permitem que se situemcomo feminilidades e masculinidades e também como heterossexualidades, homossexualidades ebissexualidades,nomundosocial.
Sobre o excerto, é correto afirmar:
Sãoasdiferençasnaturaisasverdadeirasresponsáveispelasdesigualdadesexistentesentrehomense mulheres no mundo atual.