Questões de Vestibular UFBA 2013 para Vestibular de Letras – Língua Estrangeira Moderna ou Clássica

Foram encontradas 28 questões

Q1268533 Literatura

De acordo com os estudos teóricos sobre gêneros literários, é correto afirmar:


É possível limitar a interpretação da literatura à classificação genérica dos três gêneros tradicionais: o lírico, o épico e o dramático.

Alternativas
Q1268534 Literatura

De acordo com os estudos teóricos sobre gêneros literários, é correto afirmar:


A teoria dos gêneros é um sistema de normas a que os autores têm que se submeter, a fim de produzirem obras literárias puramente líricas, épicas, ou dramáticas.

Alternativas
Q1268535 Literatura

De acordo com os estudos teóricos sobre gêneros literários, é correto afirmar:


O poeta é um fingidor.

Finge tão completamente

Que chega a fingir que é dor

A dor que deveras sente.


E os que leem o que escreve,

Na dor lida sentem bem,

Não as duas que ele teve,

Mas só a que eles não têm.


E assim nas calhas de roda

Gira, a entreter a razão,

Esse comboio de corda

Que se chama coração. (PESSOA, 2005, p. 164).



O poema lírico possui extensão menor e nele uma voz central, o eu lírico, exprime o seu próprio estado de alma, traduzido em um discurso rítmico, o que se pode inferir do poema Autopsicografia, de Fernando Pessoa.

Alternativas
Q1268536 Literatura

De acordo com os estudos teóricos sobre gêneros literários, é correto afirmar:


O gênero épico é caracterizado como o mais objetivo, visto que o narrador não exprime o seu próprio estado de alma.

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Q1268537 Literatura

De acordo com os estudos teóricos sobre gêneros literários, é correto afirmar:


Na obra dramática, o mundo se apresenta autônomo, com interferência de vários sujeitos.

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Q1268538 Literatura
O que está acontecendo aqui é “estudos culturais”, uma importante atividade nas humanidades na década de 90 do século XX. Alguns professores de literatura podem ter se voltado de Milton para Madonna, de Shakespeare para as novelas, abandonando completamente o estudo da literatura. Como isso se relaciona com a teoria literária? (CULLER, 1999, p. 48).


Conforme Jonathan Culler, em relação ao estudo atual da literatura, é correto afirmar:
Os estudos culturais incluem os literários, examinando a literatura como uma prática cultural específica.
Alternativas
Q1268539 Literatura
O que está acontecendo aqui é “estudos culturais”, uma importante atividade nas humanidades na década de 90 do século XX. Alguns professores de literatura podem ter se voltado de Milton para Madonna, de Shakespeare para as novelas, abandonando completamente o estudo da literatura. Como isso se relaciona com a teoria literária? (CULLER, 1999, p. 48).


Conforme Jonathan Culler, em relação ao estudo atual da literatura, é correto afirmar:
Ao estimularem o estudo de filmes, televisão e de outras formas culturais populares, massivas ou marginalizadas, os estudos culturais devem extinguir com o estudo dos clássicos da literatura.
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Q1268540 Literatura
O que está acontecendo aqui é “estudos culturais”, uma importante atividade nas humanidades na década de 90 do século XX. Alguns professores de literatura podem ter se voltado de Milton para Madonna, de Shakespeare para as novelas, abandonando completamente o estudo da literatura. Como isso se relaciona com a teoria literária? (CULLER, 1999, p. 48).


Conforme Jonathan Culler, em relação ao estudo atual da literatura, é correto afirmar:
Os estudos literários estão comprometidos com uma concepção do objeto literário que os estudos culturais devem repudiar.
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Q1268541 Literatura
O que está acontecendo aqui é “estudos culturais”, uma importante atividade nas humanidades na década de 90 do século XX. Alguns professores de literatura podem ter se voltado de Milton para Madonna, de Shakespeare para as novelas, abandonando completamente o estudo da literatura. Como isso se relaciona com a teoria literária? (CULLER, 1999, p. 48).


Conforme Jonathan Culler, em relação ao estudo atual da literatura, é correto afirmar:
Os estudos literários podem ganhar quando a literatura é estudada como uma prática cultural específica e as obras são relacionadas com outros discursos.
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Q1268544 Literatura
E tanto que ele começou de ir para lá, acudiram pela praia homens, quando aos dois, quando aos três, de maneira que, ao chegar o batel à boca do rio, já ali havia dezoito ou vinte homens.

Eram pardos, todos nus, sem coisa alguma que lhes cobrisse as vergonhas. Nas mãos traziam arcos com suas setas. Vinham todos rijamente sobre o batel; e Nicolau lhes fez sinal que pousassem os arcos. E eles pousaram. Não podia ali haver fala, nem entendimento de proveito, por o mar quebrar na costa. Deu-lhes somente um barrete vermelho e uma carapuça de linho que levava na cabeça e um sobreiro preto. Um deles deu-lhe um sobreiro de penas de aves, compridas, com uma copazinha pequena, de penas vermelhas pardas como de papagaio; e outro deu-lhe um ramal grande de continhas brancas, miúdas que querem parecer de aljaveira, as quais peças creio que o capitão manda a Vossa Alteza, e com isso se volveu às naus por ser tarde e não poder haver deles mais fala, por causa do mar. (CORTESÃO, 1943, p. 202).

   
    Segundo Eneida Leal Cunha, em Ainda a Carta de Caminha, ao se lançar um olhar contemporâneo sobre a narrativa de Caminha, é correto afirmar:
A Carta de Pero Vaz de Caminha é o marco inicial para uma série de textos que progressivamente se particularizaram e deram expressão às peculiaridades da Colônia em detrimento total da hegemonia metropolitana.
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Q1268545 Literatura
E tanto que ele começou de ir para lá, acudiram pela praia homens, quando aos dois, quando aos três, de maneira que, ao chegar o batel à boca do rio, já ali havia dezoito ou vinte homens.

Eram pardos, todos nus, sem coisa alguma que lhes cobrisse as vergonhas. Nas mãos traziam arcos com suas setas. Vinham todos rijamente sobre o batel; e Nicolau lhes fez sinal que pousassem os arcos. E eles pousaram. Não podia ali haver fala, nem entendimento de proveito, por o mar quebrar na costa. Deu-lhes somente um barrete vermelho e uma carapuça de linho que levava na cabeça e um sobreiro preto. Um deles deu-lhe um sobreiro de penas de aves, compridas, com uma copazinha pequena, de penas vermelhas pardas como de papagaio; e outro deu-lhe um ramal grande de continhas brancas, miúdas que querem parecer de aljaveira, as quais peças creio que o capitão manda a Vossa Alteza, e com isso se volveu às naus por ser tarde e não poder haver deles mais fala, por causa do mar. (CORTESÃO, 1943, p. 202).

   
    Segundo Eneida Leal Cunha, em Ainda a Carta de Caminha, ao se lançar um olhar contemporâneo sobre a narrativa de Caminha, é correto afirmar:
A Carta de Pero Vaz de Caminha é uma versão unilateral do primeiro encontro e narra o espanto do homem europeu, do século XVI, diante de seres humanos radicalmente diferentes.
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Q1268551 Literatura
Descreve o que era realmente naquele tempo a cidade da Bahia

A cada canto um grande conselheiro,
que nos quer governar a cabana, e vinha,
não sabem governar sua cozinha,
e podem governar o mundo inteiro.


Em cada porta um frequentado olheiro,
que a vida do vizinho, e da vizinha
pesquisa, escuta, espreita, e esquadrinha,
para a levar à Praça, e ao Terreiro.

Muitos mulatos desavergonhados,
trazidos pelos pés os homens nobres,
posta nas palmas toda a picardia.

Estupendas usuras nos mercados,
todos, os que não furtam, muito pobres,
e eis aqui a cidade da Bahia. (MENDES, 1998, p. 27).


 A partir do estudo crítico de Cleise Mendes, em Senhora Dona Bahia, pode-se afirmar:
O poema pertence à poesia satírica de Gregório de Matos pelo uso da ironia para expor ao ridículo certos comportamentos da sociedade baiana do século XVII.
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Q1268552 Literatura
Descreve o que era realmente naquele tempo a cidade da Bahia

A cada canto um grande conselheiro,
que nos quer governar a cabana, e vinha,
não sabem governar sua cozinha,
e podem governar o mundo inteiro.


Em cada porta um frequentado olheiro,
que a vida do vizinho, e da vizinha
pesquisa, escuta, espreita, e esquadrinha,
para a levar à Praça, e ao Terreiro.

Muitos mulatos desavergonhados,
trazidos pelos pés os homens nobres,
posta nas palmas toda a picardia.

Estupendas usuras nos mercados,
todos, os que não furtam, muito pobres,
e eis aqui a cidade da Bahia. (MENDES, 1998, p. 27).


 A partir do estudo crítico de Cleise Mendes, em Senhora Dona Bahia, pode-se afirmar:
A produção satírica de Gregório de Matos foi aceita com dificuldade pelos críticos de literatura, pois não a consideravam expressão legítima da criação artística.
Alternativas
Q1268553 Literatura
Descreve o que era realmente naquele tempo a cidade da Bahia

A cada canto um grande conselheiro,
que nos quer governar a cabana, e vinha,
não sabem governar sua cozinha,
e podem governar o mundo inteiro.


Em cada porta um frequentado olheiro,
que a vida do vizinho, e da vizinha
pesquisa, escuta, espreita, e esquadrinha,
para a levar à Praça, e ao Terreiro.

Muitos mulatos desavergonhados,
trazidos pelos pés os homens nobres,
posta nas palmas toda a picardia.

Estupendas usuras nos mercados,
todos, os que não furtam, muito pobres,
e eis aqui a cidade da Bahia. (MENDES, 1998, p. 27).


 A partir do estudo crítico de Cleise Mendes, em Senhora Dona Bahia, pode-se afirmar:
A poesia satírica de Gregório de Matos inclui ataques pessoais a seus inimigos.
Alternativas
Q1268554 Literatura
Descreve o que era realmente naquele tempo a cidade da Bahia

A cada canto um grande conselheiro,
que nos quer governar a cabana, e vinha,
não sabem governar sua cozinha,
e podem governar o mundo inteiro.


Em cada porta um frequentado olheiro,
que a vida do vizinho, e da vizinha
pesquisa, escuta, espreita, e esquadrinha,
para a levar à Praça, e ao Terreiro.

Muitos mulatos desavergonhados,
trazidos pelos pés os homens nobres,
posta nas palmas toda a picardia.

Estupendas usuras nos mercados,
todos, os que não furtam, muito pobres,
e eis aqui a cidade da Bahia. (MENDES, 1998, p. 27).


 A partir do estudo crítico de Cleise Mendes, em Senhora Dona Bahia, pode-se afirmar:
O Barroco é a expressão artística do conflito e do esforço de síntese entre as tradições clássica e medieval.
Alternativas
Q1268555 Literatura

Com base no estudo de Antonio Risério, em Uma História da Cidade da Bahia, é correto afirmar:


Gregório de Matos era branco, cristão velho, descendente de senhores de engenho, e não via com bons olhos a ascensão social dos novos ricos.

Alternativas
Q1268556 Literatura

Com base no estudo de Antonio Risério, em Uma História da Cidade da Bahia, é correto afirmar:


O Barroco é uma arte “intratextual” por privilegiar a retórica, os jogos verbais e a trama da linguagem.

Alternativas
Q1268557 Literatura
A uma freira que satirizando a delgada fisionomia do poeta lhe chamou "Pica-flor"
Se Pica-flor me chamais, Pica-Flor aceito ser, mas resta agora saber se no nome, que me dais, meteis a flor que guardais no passarinho melhor! Se me dais este favor, sendo só de mim o Pica, e o mais vosso, claro fica que fico então Pica-flor. (MENDES, 1998, p. 185).

Esse poema de Gregório de Matos faz uso da picardia e de temática sexual e obscena para atacar um personagem religioso, disso decorrendo o seu teor lírico e amoroso.
Alternativas
Q1268558 Literatura


 Sobre o poema O Laço de Fita, de Castro Alves, é correto afirmar:

Pertence à poesia amorosa de Castro Alves, na qual o crítico Eugênio Gomes vê certa brejeirice, em estudo crítico publicado na Obra completa.
Alternativas
Q1268559 Literatura


 Sobre o poema O Laço de Fita, de Castro Alves, é correto afirmar:

Desejo de elevação é uma característica do Romantismo presente nesse poema.
Alternativas
Respostas
1: E
2: E
3: C
4: C
5: E
6: C
7: E
8: E
9: C
10: E
11: C
12: C
13: C
14: C
15: C
16: C
17: C
18: E
19: C
20: C