Questões de Vestibular UFBA 2013 para Vestibular de Secretariado Executivo

Foram encontradas 35 questões

Ano: 2013 Banca: UFBA Órgão: UFBA Prova: UFBA - 2013 - UFBA - Vestibular de Secretariado Executivo |
Q521057 Português
A narrativa está centrada num fato extraordinário que envolve personagens num mundo fantástico.
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Q521058 Português
A relação entre duas datilógrafas de compleições físicas distintas recebe do narrador uma avaliação do olhar coletivo sobre a amizade das duas.
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Q521059 Português
O processo de identificação, sugerido na narrativa, entre Almira e a sua avó Altamiranda, acentua o comportamento dessemelhante entre essas personagens.
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Q521060 Português
A hipótese preconceituosa, na ótica de quem julga, no final da narrativa, sobre a existência de um amor homossexual entre as personagens explica a ação violenta de Almira, cuja causa seria o ciúme pela não correspondência amorosa.
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Q521061 Português
Ao final da narrativa, Almira, como a encarnação do mal social, recebe uma punição que se torna, paradoxalmente, um prêmio para ela.
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Q521062 Português
O conto em apreço revela uma visão crítica sobre as relações afetivas de personagens que fazem parte de um mundo em que o amor desinteressado só é reconhecido na prisão, após punição.
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Q521063 Português
A ação violenta da personagem principal enfatiza a sua solidão e a rejeição do outro, e isso impossibilita a concretização dos seus propósitos, das suas esperanças e dos seus valores.
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Q521064 Português
A narrativa apresenta ações interna e externa da personagem protagonista, suas razões e consequências.
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Q521065 Português
A linguagem da personagem Alice, no conto, é marcada pela presença de clichê, estereótipo e preconceitos.
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Q521066 Português
Na frase “À medida que a amizade de Alice não existia, a amizade de Almira mais crescia.” (l. 5), o narrador dá o testemunho de um pressuposto.
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Q521067 Português
O fragmento “Alice era de rosto oval e aveludado. O nariz de Almira brilhava sempre. Havia no rosto de Almira uma avidez que nunca lhe ocorrera disfarçar: a mesma que tinha por comida, seu contato mais direto com o mundo.” (l. 5-8) revela uma imagem atemporal de ambas as personagens, individualizando‑as.
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Q521068 Português
No fragmento “Por que Alice tolerava Almira, ninguém entendia. Ambas eram datilógrafas e colegas, o que não explicava. Ambas lanchavam juntas, o que não explicava. Saíam do escritório à mesma hora e esperavam condução na mesma fila. Almira sempre pajeando Alice.” (l. 9-11), há um processo de comparação das personagens por meio de semelhanças e dessemelhança entre elas.
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Q521069 Português
As expressões “Ambas eram datilógrafas e colegas” (l. 9), “Saíam do escritório à mesma hora” (l. 10), “O restaurante” (l. 40) e “Na prisão” (l. 49) delimitam o espaço onde os fatos ocorrem.
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Q521070 Português
A narrativa apresenta o ponto de vista externo do narrador, seguido de um ponto de vista interno, ao qualificar atitudes da personagem, como em: “Almira tinha o rosto muito largo, amarelado e brilhante: com ela o batom não durava nos lábios, ela era das que comem o batom sem querer.” (l. 12-13).
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Q521071 Português
O tratamento dado aos acontecimentos enquadra-se no tempo em andamento no momento da escritura do texto.
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Q521072 Português
Em “Mas Alice recebia tudo” (l. 15), “nem respondeu às perguntas nervosas de Almira.” (l.24-25), “sem ao menos olhar o sangue da outra.” (l. 42) e “Finalmente tinha companheiras.” (l. 50), todos os verbos estão no mesmo tempo e modo, adotam a mesma regência e têm a mesma classe de palavras como complemento.
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Q521073 Português
No fragmento “Outras, amigas da família, contaram que a avó de Almira, dona Altamiranda, fora mulher muito esquisita.” (l. 46-47), as vírgulas sinalizam o uso de termos, em posição deslocada, no contexto do período.
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Q521074 Português
O parágrafo final do texto é constituído, sobretudo, de períodos compostos por subordinação.
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Q521075 Português

                                                Escrevo. E pronto.

                                      Escrevo porque preciso,

                                               preciso porque estou tonto.

                                      Ninguém tem nada com isso.                 

                                5 – Escrevo porque amanhece,

                                               e as estrelas lá no céu

                                       lembram letras no papel,

                                                quando o poema me anoitece.

                                       A aranha tece teias.

                               10 – O peixe beija e morde o que vê.

                                       Eu escrevo apenas.

                                                Tem que ter por quê?


                   LEMINSKI, Paulo. Melhores poemas. Seleção Fred Góes;

                            Álvaro Marins. São Paulo: Global, 1999. p. 133.                  

O poema expressa, de forma coloquial, o ofício do sujeito poético e a sua possível motivação.
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Q521076 Português

                                                Escrevo. E pronto.

                                      Escrevo porque preciso,

                                               preciso porque estou tonto.

                                      Ninguém tem nada com isso.                 

                                5 – Escrevo porque amanhece,

                                               e as estrelas lá no céu

                                       lembram letras no papel,

                                                quando o poema me anoitece.

                                       A aranha tece teias.

                               10 – O peixe beija e morde o que vê.

                                       Eu escrevo apenas.

                                                Tem que ter por quê?


                   LEMINSKI, Paulo. Melhores poemas. Seleção Fred Góes;

                            Álvaro Marins. São Paulo: Global, 1999. p. 133.                  

O poema utiliza-se de elementos simbólicos, associados ao processo da criação, como a aranha tecendo a sua teia, que lembra o poeta compondo a sua arte.
Alternativas
Respostas
1: E
2: C
3: E
4: C
5: C
6: E
7: C
8: C
9: C
10: E
11: C
12: C
13: C
14: C
15: E
16: E
17: E
18: E
19: C
20: C