Questões de Vestibular UFCG 2009 para Vestibular, Prova 1
Foram encontradas 40 questões
Analise as assertivas e marque a alternativa INCORRETA:
Analise as afirmativas:
I – À reação de hidrogenação por adição de hidrogênio ao óleo vegetal, este se torna sólido, com consistência pastosa.
II – A transformação do óleo em margarina decorre de uma propriedade das moléculas de ácidos graxos que compõem o glicerídeo.
III – O glicerídeo será um óleo, líquido à temperatura ambiental, se um ou mais dos ácidos graxos do glicerídeo apresentar cadeia insaturada.
IV – Os ácidos graxos insaturados de origem animal não apresentam riscos à saúde humana.
V – A carência do ácido linoléico, encontrado em óleos vegetais, resulta em alterações na membrana plasmática, aumentando a permeabilidade e a diminuição da resistência dos capilares sanguíneos.
Assinale a alternativa correta:
Analise as assertivas e marque a incorreta:
I - O Dispositivo Intra-Uterino (DIU), colocado no útero da mulher, impede que os espermatozóides alcancem o óvulo.
II - O coito interrompido é um método convencional que consiste em evitar a ejaculação dentro da vagina.
III – A vasectomia, como método de esterilização masculina, consiste na secção dos ductos deferentes.
IV – A “camisinha” é um método preservativo usado exclusivamente pelo homem.
V – O diafragma deve ser colocado no pênis antes da relação sexual
VI - O aborto induzido é liberado no Brasil, quando a mulher apresentar riscos de vida ou gravidez por estupro.
VII – A pílula do dia seguinte contém hormônios que favorecem a fecundação.
Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas:
( ) A Hepatite A (causada pelo vírus HAV) e a Hepatite E (causada pelo HEV) multiplicam-se, inicialmente nas células intestinais e, em seguida, espalham-se pelos rins, baço e fígado. A forma mais comum da doença é subclínica sendo seus sintomas despercebidos, exceto nos casos mais severos.
( ) O Hepadnavírus, causador da Hepatite B, é um vírus de DNA, de cadeia dupla, envelopado. Os pacientes portadores desse tipo de virose podem desenvolver hepatopatia crônica. O contágio se dá, principalmente, por transfusão sanguínea e outros fluidos corporais (saliva, leite, sêmen) contaminados.
( ) O vírus Hepatitis C (HCV) é um RNA envelopado de cadeia simples (+). Casos graves podem evoluir a uma hepatopatia crônica, provocando lesões graves no fígado. A forma mais comum de transmissão é o contato sexual. Contudo, a transmissão vertical de mãe para o feto pode ser observada por meio de lesões hemorrágicas na placenta.
( ) O HDV, causador da Hepatite D, geralmente está associado ao vírus da Hepatite B (HBV). A doença tem sido diagnosticada em várias partes do mundo, inclusive na região amazônica na forma endêmica. Os pacientes diagnosticados para HDV, geralmente, apresentam uma associação ao HBV. Os sintomas mais comuns são anorexia, hipertermia e dores articulares.
( ) A Hepatite tipo A (HAV) e Hepatite E (HEV) são transmitidas ao homem por meio do consumo de alimentos e água contaminados. Normalmente, o vírus está alojado nas fezes de seu portador. Não existe, ainda, tratamento curativo para esse tipo de patologia. Deve-se evitar contato com pessoas doentes. Uma medida preventiva importante é o tratamento de água e outra medidas de saneamento básico.
A sequência correta é:
1) A tinha é uma infecção fúngica.
2) A frieira ou pé de atleta é uma infecção fúngica.
3) A frieira ou pé de atleta é uma infecção bacteriana.
4) A pitiríase é uma micose superficial que afeta os seres humanos.
5) Os dermatófitos são fungos que se reproduzem, apenas sexuadamente.
Assinale a alternativa correta:
As angiospermas são as plantas dominantes no planeta, formando a maior parte da vegetação, incluindo árvores, arbustos, trepadeiras, capins etc. Estas plantas habitam no solo, na água ou sobre outras plantas. Analise abaixo as seguintes características sobre as Angiospermas e assinale verdadeira (V) ou falsa (F).
( ) Possuem dois tipos principais de sistemas radiculares: pivotante ou axial (dicotiledôneas) e fasciculado (monocotiledôneas). No sistema pivotante há uma raiz principal, derivada da raiz primária do embrião, da qual partem várias raízes laterais. O sistema radicular fasciculado degenera-se, logo plantas com esse tipo de sistema não desenvolvem raiz principal.
( ) Dicotiledôneas são plantas que possuem folhas pecioladas, isto é, o limbo prende-se ao ramo caulinar por meio de um pecíolo. Monocotiledôneas, são invaginantes e prendem-se ao caule por meio de uma bainha, que corresponde a uma modificação da base do pecíolo. Nesse caso, folhas das dicotiledôneas diferem das monocotiledôneas não só pela presença de pecíolo, mas também pelas nervuras.
( ) Os frutos são estruturas auxiliares no ciclo reprodutivo
das angiospermas. Protegem as sementes e auxiliam em
sua disseminação. Correspondem ao desenvolvimento do
ovário que ocorre após a fecundação. Algumas espécies
desenvolvem os seus frutos sem sementes; fenômeno
conhecido como partenocarpia.
( ) As angiospermas estão divididas em duas classes a saber: Classe Monocotyledoneae e Classe Dicotyledoneae. Na primeira classe, as folhas possuem nervuras paralelas (paralelinérveas), as raízes são fasciculadas e a flor é trímera. Já na segunda classe, as folhas apresentam-se com nervuras ramificadas, as raízes são axiais e as flores apresentam uma organização tetrâmera ou pentâmera.
( ) Elas formam grandes florestas no hemisfério norte. Representam uma soma considerável de todas as florestas no mundo. No Brasil, podemos exemplificar a Mata de Araucária, a qual é formada por pinheiros-do-paraná (Araucária angustifólia). O pau-brasil (Caesalpinia echinata) pode ser citado como um dos mais importantes exemplos de plantas representantes desse grupo vegetal.
Assinale a sequência correta:
Sobre o desenvolvimento embrionário humano, NÃO é correto afirmar que:
Em um motor, é a reação de combustão da gasolina que fornece a energia necessária ao seu funcionamento. A energia liberada é proveniente do rearranjo das ligações químicas, conforme mostra a figura abaixo. O ciclo termodinâmico abaixo permite encontrar o valor de ΔrHo
( ) A energia de combustão do octano é de –5.009,0 kJ/mol.
( ) A energia necessária para formar todas as ligações do gás carbônico produzido durante a reação de combustão do octano é de –6.360,0 kJ/mol.
( ) A energia necessária para formar todas as ligações da água produzida durante a reação de combustão do octano é de –4.140,0 kJ/mol.
( ) A energia necessária para quebrar todas as ligações do octano é de +10.164,0 kJ/mol.
( ) A energia necessária para a quebra de todas as ligações dos reagentes consumidos durante a reação de combustão do octano é +16.339,0 kJ/mol.
Assinale a alternativa que indique a sequência exata:
Dados: R = 0,082 atm.L/mol.K
1) o composto é um cicloalcano que possui grupos alquila (metila, etila e terc-butila) sem se saber o número exato de cada grupo;
2) o composto possui como fórmula molecular: C14H28;
3) o composto possui 3 átomos de carbono classificados como terciários e 2 átomos de carbono classificados como quaternários.
A partir de destas informações, o técnico escreveu várias estruturas possíveis conforme a figura abaixo.
Dentre as cinco estruturas propostas pelo técnico, quantas são corretas, isto é, satisfazem as três informações iniciais?