Questões de Vestibular UFCG 2009 para Vestibular - Segunda Etapa - Dia 2

Foram encontradas 40 questões

Ano: 2009 Banca: UFCG Órgão: UFCG Prova: UFCG - 2009 - UFCG - Vestibular - Segunda Etapa - Dia 2 |
Q1370168 Biologia
As figuras abaixo esquematizam o desenvolvimento em ambientes diferentes de uma espécie vegetal em que são oferecidas condições edafoclimáticas distintas.
Imagem associada para resolução da questão Figura. Esquematização das condições ambientais diversificadas selecionando diferentes características em uma população (Linhares & Gewandsnajder, Biologia Hoje Vol. 3, p 170, 1998, com modificações)
Do esquema apresentado, podemos chegar à seguinte dedução:
Alternativas
Ano: 2009 Banca: UFCG Órgão: UFCG Prova: UFCG - 2009 - UFCG - Vestibular - Segunda Etapa - Dia 2 |
Q1370169 Biologia
Importante parcela da população mundial está exposta aos agentes mutagênicos, carcinogênicos e teratogênicos, sejam eles físicos, químicos ou biológicos. Em relação à carcinogênese, acredita-se que seja necessário um conjunto de fatores determinantes capazes de promoverem mutações no DNA e ao mesmo tempo possam determinar a formação de neoplasias malignas. Ao nível tecidual, são acompanhadas várias transformações que possibilitam o reconhecimento dessa patologia e dependendo do tecido alterado a neoplasia pode desenvolver-se em vários órgãos (veja as figuras abaixo).
Imagem associada para resolução da questão
Figura A - O gráfico mostra a incidência de vários tipos de cânceres humanos em função da idade (modificado de Amabis e Martho. Biologia das células, 2ª edição, vol 1, p187, 2004).
Figura B – Representação gráfica que mostra o aparecimento de uma célula tumoral em tecido epitelial e desenvolvimento a malignidade (modificado de Amabis e Martho, Biologia das células, 2ª edição,vol 1, p187, 2004).
I – Os agentes oncogênicos envolvidos na fisiopatogenia das neoplasias podem ser físicos, químicos ou biológicos. Como exemplos temos, respectivamente: radiação ionizante, o alcatrão e os vírus. Esses fatores podem agir individualmente ou associados. Quando associados produzem um efeito sinérgico. II – Analisando a figura A, podemos constatar que a idade é um fator que predispõe para o surgimento de alguns tipos de neoplasias como é o caso do câncer de próstata. Possuir hábitos saudáveis e procurar se informar sobre os agentes carcinogênicos não ajudam a diminuir essa estatística. III – No processo de carcinogênese, a invasão da circulação sanguínea por células cancerosas, como mostrado na figura B, significa interpretar que, essas células romperam à camada basal da musculatura e podem se instalar em qualquer órgão do corpo humano. IV – Quando as células neoplásicas atingem a circulação sanguínea, o organismo não consegue diferenciar a célula normal da anormal. Por esse motivo, o sistema flogístico não reage e as células anormais podem se difundir rapidamente por todos os tecidos orgânicos. Nesse estágio da carcinogênese a apoptose é a principal arma. V –Todos os tipos de neoplasias registrados na figura A, podem ter uma resolução clínica favorável. A adoção de medidas profiláticas e a realização do diagnóstico precoce são fundamentais para se evitar o agravamento da patologia. Contudo, a informação é a melhor forma de controle.
Estão corretas as assertivas:
Alternativas
Ano: 2009 Banca: UFCG Órgão: UFCG Prova: UFCG - 2009 - UFCG - Vestibular - Segunda Etapa - Dia 2 |
Q1370170 Biologia
A poluição nos dias atuais representa uma das maiores agressões ao ambiente. O lançamento de lixo é um das principais. A poluição industrial, hospitalar, agrícola, nuclear e urbana são alguns exemplos importantes. A poluição urbana, por exemplo, tem merecido a atenção de todos os governantes pois é a que mais tem afetado a natureza. Sobre o lixo urbano, leia as assertivas abaixo e assinale as corretas:
I- A maior parte desse lixo é de matéria orgânica, que pode ser decomposta por microrganismos como fungos e bactérias. Outra parte é formada por componentes de matéria não biodegradável e substâncias tóxicas, como tintas, solventes e remédios. II- Uma das formas mais eficazes de lidar com o lixo urbano é a incineração, que diminui o volume do lixo, elimina micróbios causadores de doenças e representa um método barato e relativamente simples de ser adotado. III- Uma outra forma de lidar com o lixo é a adoção de aterros sanitários. Nesta técnica, o lixo é lançado em depressões formadas por uma camada de argila ou asfalto. A cada dia, esse procedimento tem-se mostrado uma importante técnica contra a lixiviação. IV- Um outro método de gerenciamento do lixo é a reciclagem, com o aproveitamento total ou parcial de materiais recuperáveis. Nesse procedimento o lixo orgânico é separado do lixo inorgânico e usado na produção de compostagem e gases (CH4) combustíveis. V- A melhor prática para lidar com o lixo urbano é a reciclagem. Assim, a coleta seletiva, o uso racional dos recursos naturais, o uso de materiais biodegradáveis, a adoção de matrizes energéticas renováveis e a informação são requisitos primordiais.
Estão corretas as assertivas:
Alternativas
Ano: 2009 Banca: UFCG Órgão: UFCG Prova: UFCG - 2009 - UFCG - Vestibular - Segunda Etapa - Dia 2 |
Q1370171 Biologia
Os seres vivos necessitam de um suprimento de energia capaz de manter sua integridade metabólica. Os seres humanos extraem essa energia dos alimentos pelo processo da digestão, através do qual as grandes moléculas orgânicas são transformadas em compostos mais simples de forma a serem assimiladas pelo organismo. Do ponto de vista da morfologia e fisiologia humana, analise as assertivas abaixo e marque as corretas: I- O trato gastrintestinal é completo pois é constituído de boca e ânus. Esse tipo anatômico de aparelho não é restrito apenas no homem. II- A digestão é exclusivamente extracelular, ou seja, todo o processo de digestão se processa fora da célula e no interior de cavidades do organismos. III- A digestão dos nutrientes é processada por substâncias orgânicas específicas, as enzimas, que atuam sobre elas e as transformam em compostos mais simples, por exemplo, o amido em glicose pela amilase. IV- Na digestão estão envolvidos os mecanismos de mastigação, deglutição e movimentos peristálticos dos segmentos intestinais. V- A digestão ocorre inicialmente na boca, por meio da mastigação e insalivação, onde se situam-se as estruturas anexas como a língua, os dentes e as glândulas salivares (parótidas, submaxilares e sublinguais). Estão corretas as assertivas:
Alternativas
Ano: 2009 Banca: UFCG Órgão: UFCG Prova: UFCG - 2009 - UFCG - Vestibular - Segunda Etapa - Dia 2 |
Q1370172 Biologia

O processo de troca gasosa (aquisição de gás oxigênio e eliminação de gás carbônico), ou seja, a respiração ocorre de várias maneiras entre os animais. São conhecidos 4 mecanismos básicos: respiração tegumentar ou cutânea, branquial, traqueal e pulmonar. De acordo com esses tipos de respiração. Relacione-os aos respectivos organismos, podendo ocorrer mais de um mecanismo para o mesmo animal.


A – Tegumentar ou cutânea.

B – Branquial.

C – Traqueal.

D – Pulmonar.


(1) Peixes.

(2) Minhoca.

(3) Cão. (4) Mosca.

Assinale a associação correta:

Alternativas
Ano: 2009 Banca: UFCG Órgão: UFCG Prova: UFCG - 2009 - UFCG - Vestibular - Segunda Etapa - Dia 2 |
Q1370173 Biologia
Os Nematódeos, importantes invertebrados, estão presentes no solo, na água e parasitando outros animais e vegetais. São causadores de várias parasitoses de ocorrência no Brasil e no mundo, a maioria das doenças em humanos está relacionada, principalmente, pela falta de saneamento básico e de medidas de higiene pessoal, entre outras. Sobre os Nematódeos agentes de doenças humanas, é correto afirmar que:
I – Ascaris lumbricóides conhecido como lombriga é o agente causador da ascaridíase. II – Ancylostoma duodenale é o agente causador das doenças ancilostomose ou ancilostomíase, amarelão ou opilação, e da tricocefalose. III – A Wucheria bancrofti é o agente causal da filariose linfática ou elefantíase de ocorrência, principalmente, em países tropicais, inclusive no Brasil. IV – Strongilóides stecoralis está relacionada à enterobíase, muito conhecida por oxiurose.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Ano: 2009 Banca: UFCG Órgão: UFCG Prova: UFCG - 2009 - UFCG - Vestibular - Segunda Etapa - Dia 2 |
Q1370174 Biologia
A Biosfera está distribuída em Biomas, que são caracterizados por grandes comunidades adaptadas às condições ecológicas específicas. Essas comunidades são representadas, dentre outras características, pelo tipo de vegetação predominante. A Caatinga é um tipo de bioma exclusivamente brasileiro, que ocupa importante área do território nordestino. Sobre a Caatinga é correto afirmar que:
I – A caatinga está inserida na zona quente e seca, com baixo índice pluviométrico e estação de seca prolongada, caracterizando o Semiárido. II – A vegetação é adaptada ao clima seco, por isso é chamada de xerófila ou xeromórfica. III – A Caatinga é, também, caracterizada por uma grande diversidade de espécies animais. IV – A vegetação da Caatinga é realçada por árvores como o juazeiro e a oiticica que resistem às condições climáticas, mantendo suas folhas durante a estiagem. V – A vegetação da Caatinga apresenta raízes pneumatóforas ou raízes respiratórias, com extremidades afloradas e perpendicular ao solo, em consequência da falta do suprimento de água.
Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Ano: 2009 Banca: UFCG Órgão: UFCG Prova: UFCG - 2009 - UFCG - Vestibular - Segunda Etapa - Dia 2 |
Q1370175 Biologia
A biodiversidade tem fascinado a humanidade ao longo de sua história. Explicações míticas, religiosas e científicas têm sido formuladas para a origem dos seres vivos e de sua diversidade. Em 2009 comemora-se os 150 anos de “A Origem das Espécies”, o livro do naturalista Charles Darwin (1809-1882), que revolucionou o pensamento acerca da existência da vida e estabeleceu os fundamentos do evolucionismo. A Teoria Darwinista defende as ideias expressas em:
I – A seleção natural favorece, ao longo das gerações sucessivas, a permanência e o aprimoramento de características relacionadas à adaptação. II – O ambiente natural impõe limites ao crescimento das populações, mantendo-as constante ao longo do tempo, porém, morrendo a cada geração grande número de indivíduos, muitos deles sem deixar descendentes. III – As características adquiridas pelo uso intenso ou pela falta de uso dos órgãos poderiam ser transmitidas à descendência, caracterizando-se como a “lei da transmissão de caracteres adquiridos”. IV – A seleção artificial não podia, segundo as observações de Darwin, ser comparada à seleção que a natureza exerce sobre as espécies selvagens. V – A adaptação resulta do fato de os indivíduos portadores de características adaptativas terem mais chance de sobreviver e de deixar descendentes, aos quais transmitem suas características.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Ano: 2009 Banca: UFCG Órgão: UFCG Prova: UFCG - 2009 - UFCG - Vestibular - Segunda Etapa - Dia 2 |
Q1370176 Biologia
O DNA existente em um cromossomo contém os genes, mensagens codificadas na forma de sequências de nucleotídeos (tijolos básicos que compõem o material genético das células), onde estão as instruções para a formação de todas as células e tecidos do nosso corpo e para a síntese de proteínas (responsáveis por todos os processos biológicos), além de outras sequências capazes de sintetizar ‘mensageiros’ que atuam na regulação de processos celulares e áreas que não carregam qualquer tipo de instrução, ou codificação.
(Fonte: SBPC. Telômeros – os guardiães da vida. Revista ciênciahoje, v. 39, p.17-23, 2006).
Relacione essas informações às assertivas abaixo e marque a INCORRETA:
Alternativas
Ano: 2009 Banca: UFCG Órgão: UFCG Prova: UFCG - 2009 - UFCG - Vestibular - Segunda Etapa - Dia 2 |
Q1370177 Biologia
O biólogo alemão Heinrich A. de Bary (1831-1888) propôs em 1879 o conceito de SIMBIOSE (do grego Sin, juntos; e bios, vida) para designar a relação ecológica de proximidade e interdependência de certas espécies de uma comunidade, levando-se em consideração a associação de fatores vantajosos e desvantajosos para pelo menos uma das partes. A tabela seguinte apresenta os tipos de simbiose propostos por Bary.
Imagem associada para resolução da questão
Associe os tipos de Simbiose da coluna à esquerda com as interações descritas na coluna à direita e marque a alternativa correta.
Alternativas
Ano: 2009 Banca: UFCG Órgão: UFCG Prova: UFCG - 2009 - UFCG - Vestibular - Segunda Etapa - Dia 2 |
Q1370178 Química
Na fabricação de cerveja, adiciona-se gás carbônico durante o processo de engarrafamento (parte do CO2 já é produzida durante a fermentação). Isso faz com que o produto final apresente uma acidez maior devido à hidrólise de CO2 ,que produz o ácido carbônico, H2CO3. Por outro lado, o CO2 em solução fica em equilíbrio com o CO2 não solubilizado, como representado a seguir:
CO2(g) ↔ CO2(aq) ΔH = –14,8 kJ/mol
Suponha que a geração de espuma esteja relacionada à quantidade de gás liberado durante a abertura da garrafa e que duas garrafas sejam abertas no mesmo bar, uma a 6 oC e outra a 25 oC.
Em relação à acidez da cerveja, pode-se concluir que:
Alternativas
Ano: 2009 Banca: UFCG Órgão: UFCG Prova: UFCG - 2009 - UFCG - Vestibular - Segunda Etapa - Dia 2 |
Q1370179 Química
Imagem associada para resolução da questão

Dentre os 330 isótopos naturais, cerca de 270 são estáveis, os outros se desintegram espontaneamente. É a radioatividade natural. A relação (A – Z) / Z permite determinar se o isótopo de um elemento apresentará radioatividade natural. Isto ocorre quando esta relação é superior ou igual a 1,5. A figura abaixo relaciona o número de prótons e o número de nêutrons para os núcleos dos átomos dos elementos que, em função da relação n/p, permitem prever o tipo de desintegração sofrido por este elemento, caso este elemento apresentar radioatividade natural. A partir da análise da figura e considerando 5 isótopos hipotéticos chamados E1, E2, E3, E4 e E5, seria possível afirmar que:
Alternativas
Ano: 2009 Banca: UFCG Órgão: UFCG Prova: UFCG - 2009 - UFCG - Vestibular - Segunda Etapa - Dia 2 |
Q1370180 Química
Um composto cíclico é completamente livre de tensão quando o calor de formação obtido experimentalmente é igual ao calor de formação do ciclo sem tensão. Admitindo que o ciclohexano seja completamente livre de tensão, e como a fórmula geral dos cicloalcanos pode ser representada por (CH2)n , a quantidade de energia com que cada grupo CH2 contribuiria para a formação do ciclo sem tensão, é de –20,6 kJ. Assim, é possível calcular para cada cicloalcano a energia correspondente à tensão do ciclo e prever a estabilidade deste composto. A tensão do ciclo será a diferença entre o calor de formação sem tensão e o calor de formação experimental.
Imagem associada para resolução da questão
Utilizando a tabela, pode-se afirmar que:
Alternativas
Ano: 2009 Banca: UFCG Órgão: UFCG Prova: UFCG - 2009 - UFCG - Vestibular - Segunda Etapa - Dia 2 |
Q1370181 Química
Cinco gases, G1, G2, G3, G4 e G5, encontram-se armazenados em cinco cilindros diferentes sem se saber qual gás está em qual cilindro. Vários experimentos foram realizados para tentar identificá-los. Dos 5 gases, 2 são considerados combustíveis (G1 e G2). Mas, ao passar os produtos da combustão destes gases por um tubo contendo cloreto de cálcio anidro (usado para absorver água), houve aumento de massa desse tubo apenas no caso do gás G1. Ao preparar uma solução aquosa por borbulhamento dos gases em água, somente a solução do gás G3 fez a fenolftaleína mudar de cor, passando de incolor à violeta. Apenas G4 e G5 produziram precipitado quando borbulhados em água de cal. G4 e G5 foram então borbulhados em uma solução aquosa ácida de permanganato de potássio, de coloração violeta. Apenas o gás G4 sofreu oxidação, portanto descorou a solução.
Assinale a sequência que identifica corretamente os cinco gases:
Alternativas
Ano: 2009 Banca: UFCG Órgão: UFCG Prova: UFCG - 2009 - UFCG - Vestibular - Segunda Etapa - Dia 2 |
Q1370182 Química
O. Diels e K. Alder foram contemplados com o prêmio Nobel em 1950, pela descoberta de uma reação química importante, que consiste na formação de um composto cíclico, a partir de um composto com duplas ligações alternadas entre átomos de carbono e outro composto, com pelo menos uma dupla ligação, entre átomos de carbono, chamado de dienófilo, como exemplificado abaixo:
Imagem associada para resolução da questão
Compostos com duplas ligações entre átomos de carbono podem reagir com HBr, sob condições adequadas, como indicado:
Imagem associada para resolução da questão
Considerando os compostos I, II e III, cuja estrutura molecular é mostrada abaixo,
Imagem associada para resolução da questão
e considerando que os compostos que reagem com III para formar I e II são os dienófilos IV e V, respectivamente, escolha a alternativa correta.
Alternativas
Ano: 2009 Banca: UFCG Órgão: UFCG Prova: UFCG - 2009 - UFCG - Vestibular - Segunda Etapa - Dia 2 |
Q1370183 Química
O petróleo é uma mistura de hidrocarbonetos e é classificado como leve, intermediário ou pesado. Na indústria de refino o processo de destilação é utilizado para separar as frações de petróleo, baseado nos diferentes pontos de ebulição. O refino de dois tipos de petróleos (A ou B) produz percentuais de vaporizados conforme representado no gráfico a seguir.
Imagem associada para resolução da questão
A partir destas informações, indique com (V) as alternativas verdadeiras e com (F) as alternativas falsas. ( ) O petróleo B é mais leve e gera menos resíduo no processo de destilação.
( ) O petróleo A é mais pesado e gera mais resíduo no processo de destilação. ( ) O petróleo A é constituído por frações pesadas que serão craqueadas nas unidades de destilação aumentando o rendimento da refinaria.
( ) Para uma mesma temperatura, o petróleo A gera maior quantidade de frações vaporizadas comparado com o petróleo B. ( ) Para uma mesma temperatura, o petróleo B gera maior quantidade de frações vaporizadas comparado com o petróleo A.
Assinale a alternativa que indique a sequência exata:
Alternativas
Ano: 2009 Banca: UFCG Órgão: UFCG Prova: UFCG - 2009 - UFCG - Vestibular - Segunda Etapa - Dia 2 |
Q1370184 Química
Uma pessoa com restauração dentária feita de amalgama (mistura sólida composta por mercúrio com prata, estanho, cobre e zinco), ao morder pequenos pedaços de alumínio presentes nas embalagens de alimentos, experimenta uma sensação momentânea de dor aguda. Tal sensação é causada por uma pequena corrente elétrica, que estimula o nervo sensitivo do dente. Nesta reação, o alumínio é o anodo, o amálgama é o catodo e saliva funciona como solução eletrolítica:
Eº (Al3+/Al) = –1,66 V Eº (Sn2+/Sn) = –0,14 V
Escolha a alternativa correspondente às associações corretas:
Imagem associada para resolução da questão


Alternativas
Ano: 2009 Banca: UFCG Órgão: UFCG Prova: UFCG - 2009 - UFCG - Vestibular - Segunda Etapa - Dia 2 |
Q1370185 Química
O ácido sulfúrico é bastante empregado na fabricação de fertilizantes, de couro, de folha de flandres, na purificação do petróleo e no tingimento dos tecidos. Uma das etapas do processo de produção desse ácido corresponde a formação do trióxido de enxofre conforme a reação:
SO2(g) + ½ O2(g) Imagem associada para resolução da questãoSO3(g) + calor
Nas Figuras a seguir são apresentadas a influência da temperatura em função do tempo de conversão para atingir o equilíbrio (Figura 1) e a influência da temperatura sobre a percentagem de conversão de SO2 em SO3 no equilíbrio (Figura 2).
Imagem associada para resolução da questão
Analisando os gráficos, assinale a alternativa que representa a melhor condição de processo para aumentar a velocidade e o rendimento de SO3 .
Alternativas
Ano: 2009 Banca: UFCG Órgão: UFCG Prova: UFCG - 2009 - UFCG - Vestibular - Segunda Etapa - Dia 2 |
Q1370186 Química
Os valores de constante de equilíbrio, Kp, referente à reação da questão anterior, foram determinados experimentalmente em função da temperatura e estão relacionadas na figura (1), a seguir.
Imagem associada para resolução da questão
No equilíbrio, a produção de SO3 pode variar em função das condições operacionais. Duas destas condições estão representadas nas figuras 2 e 3.
Imagem associada para resolução da questão
A partir destas informações, indique com V as alternativas verdadeiras e com F as alternativas falsas.
( ) A figura 2 corresponde a um processo ocorrido a temperatura de 400oC, com um valor da constante de equilíbrio, Kp, elevado. ( ) A figura 3 corresponde a um processo ocorrido a temperatura de 700oC com um valor da constante de equilíbrio, Kp, elevado. ( ) A figura 2 corresponde a um processo ocorrido a temperatura de 400oC com um valor da constante de equilíbrio, Kp, baixo. ( ) A figura 3 corresponde a um processo ocorrido a temperatura de 700oC com um valor da constante de equilíbrio, Kp, baixo.
Assinale a alternativa que indique a seqüência exata:
Alternativas
Ano: 2009 Banca: UFCG Órgão: UFCG Prova: UFCG - 2009 - UFCG - Vestibular - Segunda Etapa - Dia 2 |
Q1370187 Química
As reações orgânicas relacionadas abaixo possibilitam a preparação de compostos de interesse comercial, por exemplo, os protetores solares (reação 1), e a preparação de matéria prima (reações 2 e 3) para a fabricação de inseticidas, corantes, pigmentos e anti-sépticos.
Imagem associada para resolução da questão
Analise as seguintes afirmativas, relacionadas com as reações 1, 2 e 3:
I. A reação 1 é uma reação de substituição, caracterizada como alquilação de Friedel-Crafts. II. A reação 2 é uma reação de adição, caracterizada como halogenação. III. A reação 3 é uma reação de substituição, caracterizada como halogenação.
Com base nas informações acima, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Respostas
1: E
2: D
3: B
4: C
5: A
6: E
7: A
8: B
9: C
10: A
11: A
12: E
13: B
14: C
15: A
16: D
17: A
18: C
19: A
20: D