Questões de Vestibular UFCG 2009 para Vestibular - Segunda Etapa - Dia 2
Foram encontradas 40 questões
Figura. Esquematização das condições ambientais diversificadas selecionando diferentes características em uma população (Linhares & Gewandsnajder, Biologia Hoje Vol. 3, p 170, 1998, com modificações)
Do esquema apresentado, podemos chegar à seguinte dedução:
Figura A - O gráfico mostra a incidência de vários tipos de cânceres humanos em função da idade (modificado de Amabis e Martho. Biologia das células, 2ª edição, vol 1, p187, 2004).
Figura B – Representação gráfica que mostra o aparecimento de uma célula tumoral em tecido epitelial e desenvolvimento a malignidade (modificado de Amabis e Martho, Biologia das células, 2ª edição,vol 1, p187, 2004).
I – Os agentes oncogênicos envolvidos na fisiopatogenia das neoplasias podem ser físicos, químicos ou biológicos. Como exemplos temos, respectivamente: radiação ionizante, o alcatrão e os vírus. Esses fatores podem agir individualmente ou associados. Quando associados produzem um efeito sinérgico. II – Analisando a figura A, podemos constatar que a idade é um fator que predispõe para o surgimento de alguns tipos de neoplasias como é o caso do câncer de próstata. Possuir hábitos saudáveis e procurar se informar sobre os agentes carcinogênicos não ajudam a diminuir essa estatística. III – No processo de carcinogênese, a invasão da circulação sanguínea por células cancerosas, como mostrado na figura B, significa interpretar que, essas células romperam à camada basal da musculatura e podem se instalar em qualquer órgão do corpo humano. IV – Quando as células neoplásicas atingem a circulação sanguínea, o organismo não consegue diferenciar a célula normal da anormal. Por esse motivo, o sistema flogístico não reage e as células anormais podem se difundir rapidamente por todos os tecidos orgânicos. Nesse estágio da carcinogênese a apoptose é a principal arma. V –Todos os tipos de neoplasias registrados na figura A, podem ter uma resolução clínica favorável. A adoção de medidas profiláticas e a realização do diagnóstico precoce são fundamentais para se evitar o agravamento da patologia. Contudo, a informação é a melhor forma de controle.
Estão corretas as assertivas:
I- A maior parte desse lixo é de matéria orgânica, que pode ser decomposta por microrganismos como fungos e bactérias. Outra parte é formada por componentes de matéria não biodegradável e substâncias tóxicas, como tintas, solventes e remédios. II- Uma das formas mais eficazes de lidar com o lixo urbano é a incineração, que diminui o volume do lixo, elimina micróbios causadores de doenças e representa um método barato e relativamente simples de ser adotado. III- Uma outra forma de lidar com o lixo é a adoção de aterros sanitários. Nesta técnica, o lixo é lançado em depressões formadas por uma camada de argila ou asfalto. A cada dia, esse procedimento tem-se mostrado uma importante técnica contra a lixiviação. IV- Um outro método de gerenciamento do lixo é a reciclagem, com o aproveitamento total ou parcial de materiais recuperáveis. Nesse procedimento o lixo orgânico é separado do lixo inorgânico e usado na produção de compostagem e gases (CH4) combustíveis. V- A melhor prática para lidar com o lixo urbano é a reciclagem. Assim, a coleta seletiva, o uso racional dos recursos naturais, o uso de materiais biodegradáveis, a adoção de matrizes energéticas renováveis e a informação são requisitos primordiais.
Estão corretas as assertivas:
O processo de troca gasosa (aquisição de gás oxigênio e eliminação de gás carbônico), ou seja, a respiração ocorre de várias maneiras entre os animais. São conhecidos 4 mecanismos básicos: respiração tegumentar ou cutânea, branquial, traqueal e pulmonar. De acordo com esses tipos de respiração. Relacione-os aos respectivos organismos, podendo ocorrer mais de um mecanismo para o mesmo animal.
A – Tegumentar ou cutânea.
B – Branquial.
C – Traqueal.
D – Pulmonar.
(1) Peixes.
(2) Minhoca.
(3) Cão. (4) Mosca.Assinale a associação correta:
I – Ascaris lumbricóides conhecido como lombriga é o agente causador da ascaridíase. II – Ancylostoma duodenale é o agente causador das doenças ancilostomose ou ancilostomíase, amarelão ou opilação, e da tricocefalose. III – A Wucheria bancrofti é o agente causal da filariose linfática ou elefantíase de ocorrência, principalmente, em países tropicais, inclusive no Brasil. IV – Strongilóides stecoralis está relacionada à enterobíase, muito conhecida por oxiurose.
Assinale a alternativa correta:
I – A caatinga está inserida na zona quente e seca, com baixo índice pluviométrico e estação de seca prolongada, caracterizando o Semiárido. II – A vegetação é adaptada ao clima seco, por isso é chamada de xerófila ou xeromórfica. III – A Caatinga é, também, caracterizada por uma grande diversidade de espécies animais. IV – A vegetação da Caatinga é realçada por árvores como o juazeiro e a oiticica que resistem às condições climáticas, mantendo suas folhas durante a estiagem. V – A vegetação da Caatinga apresenta raízes pneumatóforas ou raízes respiratórias, com extremidades afloradas e perpendicular ao solo, em consequência da falta do suprimento de água.
Assinale a alternativa correta.
I – A seleção natural favorece, ao longo das gerações sucessivas, a permanência e o aprimoramento de características relacionadas à adaptação. II – O ambiente natural impõe limites ao crescimento das populações, mantendo-as constante ao longo do tempo, porém, morrendo a cada geração grande número de indivíduos, muitos deles sem deixar descendentes. III – As características adquiridas pelo uso intenso ou pela falta de uso dos órgãos poderiam ser transmitidas à descendência, caracterizando-se como a “lei da transmissão de caracteres adquiridos”. IV – A seleção artificial não podia, segundo as observações de Darwin, ser comparada à seleção que a natureza exerce sobre as espécies selvagens. V – A adaptação resulta do fato de os indivíduos portadores de características adaptativas terem mais chance de sobreviver e de deixar descendentes, aos quais transmitem suas características.
Assinale a alternativa correta:
(Fonte: SBPC. Telômeros – os guardiães da vida. Revista ciênciahoje, v. 39, p.17-23, 2006).
Relacione essas informações às assertivas abaixo e marque a INCORRETA:
Associe os tipos de Simbiose da coluna à esquerda com as interações descritas na coluna à direita e marque a alternativa correta.
CO2(g) ↔ CO2(aq) ΔH = –14,8 kJ/mol
Suponha que a geração de espuma esteja relacionada à quantidade de gás liberado durante a abertura da garrafa e que duas garrafas sejam abertas no mesmo bar, uma a 6 oC e outra a 25 oC.
Em relação à acidez da cerveja, pode-se concluir que:
Dentre os 330 isótopos naturais, cerca de 270 são estáveis, os outros se desintegram espontaneamente. É a radioatividade natural. A relação (A – Z) / Z permite determinar se o isótopo de um elemento apresentará radioatividade natural. Isto ocorre quando esta relação é superior ou igual a 1,5. A figura abaixo relaciona o número de prótons e o número de nêutrons para os núcleos dos átomos dos elementos que, em função da relação n/p, permitem prever o tipo de desintegração sofrido por este elemento, caso este elemento apresentar radioatividade natural. A partir da análise da figura e considerando 5 isótopos hipotéticos chamados E1, E2, E3, E4 e E5, seria possível afirmar que:
Utilizando a tabela, pode-se afirmar que:
Assinale a sequência que identifica corretamente os cinco gases:
Compostos com duplas ligações entre átomos de carbono podem reagir com HBr, sob condições adequadas, como indicado:
Considerando os compostos I, II e III, cuja estrutura molecular é mostrada abaixo,
e considerando que os compostos que reagem com III para formar I e II são os dienófilos IV e V, respectivamente, escolha a alternativa correta.
A partir destas informações, indique com (V) as alternativas verdadeiras e com (F) as alternativas falsas. ( ) O petróleo B é mais leve e gera menos resíduo no processo de destilação.
( ) O petróleo A é mais pesado e gera mais resíduo no processo de destilação. ( ) O petróleo A é constituído por frações pesadas que serão craqueadas nas unidades de destilação aumentando o rendimento da refinaria.
( ) Para uma mesma temperatura, o petróleo A gera maior quantidade de frações vaporizadas comparado com o petróleo B. ( ) Para uma mesma temperatura, o petróleo B gera maior quantidade de frações vaporizadas comparado com o petróleo A.
Assinale a alternativa que indique a sequência exata:
Eº (Al3+/Al) = –1,66 V Eº (Sn2+/Sn) = –0,14 V
Escolha a alternativa correspondente às associações corretas:
SO2(g) + ½ O2(g) SO3(g) + calor
Nas Figuras a seguir são apresentadas a influência da temperatura em função do tempo de conversão para atingir o equilíbrio (Figura 1) e a influência da temperatura sobre a percentagem de conversão de SO2 em SO3 no equilíbrio (Figura 2).
Analisando os gráficos, assinale a alternativa que representa a melhor condição de processo para aumentar a velocidade e o rendimento de SO3 .
No equilíbrio, a produção de SO3 pode variar em função das condições operacionais. Duas destas condições estão representadas nas figuras 2 e 3.
A partir destas informações, indique com V as alternativas verdadeiras e com F as alternativas falsas.
( ) A figura 2 corresponde a um processo ocorrido a temperatura de 400oC, com um valor da constante de equilíbrio, Kp, elevado. ( ) A figura 3 corresponde a um processo ocorrido a temperatura de 700oC com um valor da constante de equilíbrio, Kp, elevado. ( ) A figura 2 corresponde a um processo ocorrido a temperatura de 400oC com um valor da constante de equilíbrio, Kp, baixo. ( ) A figura 3 corresponde a um processo ocorrido a temperatura de 700oC com um valor da constante de equilíbrio, Kp, baixo.
Assinale a alternativa que indique a seqüência exata:
Analise as seguintes afirmativas, relacionadas com as reações 1, 2 e 3:
I. A reação 1 é uma reação de substituição, caracterizada como alquilação de Friedel-Crafts. II. A reação 2 é uma reação de adição, caracterizada como halogenação. III. A reação 3 é uma reação de substituição, caracterizada como halogenação.
Com base nas informações acima, assinale a alternativa correta.