Questões de Vestibular UFCG 2009 para Vestibular - Segunda Etapa - Dia 2
Foram encontradas 8 questões
Na atual regionalização do espaço geográfico mundial – Norte desenvolvido e Sul subdesenvolvido – alguns países do Sul passaram a ser classificados, por alguns autores, como “potências emergentes” ou “potências intermediárias”. Nesse conjunto de países estão incluídos: China, Índia, Brasil, África do Sul, Indonésia etc. Sobre esses países e suas posições na nova ordem geopolítica e na economia globais é INCORRETO afirmar que
(Adaptado de HAESBAERT, R.; PORTO-GONÇALVES, C. W. A nova desordem mundial. São Paulo: Editora da UNESP, 2006, p. 57).
Sobre a formação dos blocos econômicos regionais, analise as proposições abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que contém só as corretas.
I) A ideia de formação de grandes blocos econômicos regionais começa após as Grandes Guerras Mundiais, justamente em uma tentativa de retirar poder de Estados, especialmente os de maior vocação beligerante, e garantir a paz e o crescimento em um período de grave crise econômica. II) A criação dos blocos econômicos regionais se constitui numa resistência organizada de Estados-nações ao processo de globalização econômica e à implantação das políticas neoliberais de ajuste estrutural que o acompanhou e aprofundou. III) No caso da união Européia, sua criação teve, também, como objetivo, fazer frente ao crescimento do poderio norteamericano e soviético (depois japonês) no cenário internacional, dentro das disputas intercapitalistas por hegemonia. IV) Os blocos econômicos regionais, ao substituírem os Estados-nações como entidades territoriais responsáveis pelo exercício da política, transformaram-se na escala geográfica exposta às pressões das sociedades por políticas de segurança, saúde, educação, habitação, emprego, geração de renda etc. V) A criação dos blocos econômicos regionais visa, sobretudo, garantir o controle sobre mercados privilegiados e tidos como parceiros “naturais” na geopolítica do comércio mundial.
Estão corretas:
Com base nessas informação, enumere a coluna da direita de acordo com a da esquerda:
(1) O Romance da Pedra do Reino, de Ariano Suassuna. (2) Terras do Sem Fim e São Jorge dos Ilhéus, de Jorge Amado. (3) Grande Sertão Veredas, de João Guimarães Rosa. (4) O Tronco e A Enxada, de Bernardo Elis. (5) Vila dos Confins e Chapadão do Bugre, de Mário Palmério. (6) Trilogia O Tempo e o Vento, de Érico Veríssimo.
( ) Campanha Gaúcha. ( ) Sertão de Goiás. ( ) Sertão dos Confins. ( ) Sertão do Cariri. ( ) Zona do Cacau. ( ) Gerais.
A associação correta é:
( ) O Centro-Sul apresenta a esfera técnico-científica mais espalhada de todo o território brasileiro. Esta substituiu os escassos interstícios de um meio natural e as amplas manchas dos sucessivos meios técnicos presentes nessa região. A manifestação geográfica mais densa e extensa do meio técnico-científico-informacional é condição para que essa região seja a mais integrada às correntes da globalização. ( ) A Amazônia, em função da sua baixa densidade demográfica, da presença densa e extensa do meio natural ( a floresta equatorial), dos grupos sociais que resistem à imposição dos padrões homogeneizados e globalizados de comportamento e de gosto, configura-se como uma região que apresenta pouca importância geoeconômica e geopolítica para os atores sociais que comandam a globalização do capitalismo. ( ) O Nordeste, em função do fenômeno da globalização, apresenta manchas ou pontos do meio técnico-científico-informacional, a exemplo das áreas de agricultura irrigada (a fruticultura irrigada, no submédio do rio São Francisco) e de produção de grãos ( a soja, no oeste da Bahia). ( ) O Centro-Sul, dada a presença mais extensa e densa do meio técnico-científico-informacional, configura-se como a região brasileira de maior diversidade e especialização produtivas, de maior mercado de consumo, da presença de fluxos mais intensos e extensos etc. Assim, manteve, no atual momento de inserção do Brasil na globalização, a hegemonia econômica, política, financeira, cultural etc. sobre as demais regiões do país. ( ) A Amazônia e o Nordeste, mesmo apresentando apenas pontos ou manchas do meio técnico-científico-informacional, tornaramse as regiões mais contempladas com o deslocamento da indústria automobilística da região metropolitana de São Paulo. Deslocamento este provocado pela rearrumação das atividades produtivas pelo território nacional em face da inserção do país nas correntes da globalização.
A sequência correta é:
Eixo Temático: espaço, cultura e poder
Existem, para a Biogeografia, espaços vitais, ilhas de vida etc., e segundo ela, o Estado dos homens é, ele também, uma forma de propagação da vida na superfície terrestre.
(Ratzel, apud . HAESBAERT, R. O mito da desterritorialização. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004, p. 64).
Considerando o fragmento textual acima e os seus
conhecimentos sobre o conceito clássico de território, é
INCORRETO afirmar que para Ratzel:
Observe as figuras e leia o fragmento do texto abaixo.
O território é uma porção do espaço definida e delimitada por e a partir de relações de poder (político-econômico) e/ou apropriada simbolicamente (representações e identificações sociais) por um grupo social.
(Adaptado de HAESBAERT, R.; PORTO-GONÇALVES, C. W. A nova des-ordem mundial. São Paulo: Editora da UNESP, 2006).
As imagens dos sem-teto, catadores de lixo e sem-terra, atores sociais tão presentes na configuração geográfica brasileira,
expressam formas de domínio, controle e apropriação do espaço as quais se pode denominar de:
“Em cada bairro se fazia um campeonato, juntavam dez ou vinte clubes... A gente dizia: Em que parque vamos jogar? Não tinham estádio, era campo livre, ninguém pagava para ver (...) Quando foi morrendo o jogo da várzea e o futebol de bairro, começou a se concentrar o público nos estádios”.
(BOSI, Eclea. Memória e sociedade: lembranças de velho. São Paulo: Companhia das Letras, 1995, p. 447 e 449)
O fragmento textual de Eclea Bosi integra um importante estudo sobre a velhice, baseando-se em depoimento de idosos acerca de suas trajetórias de vida e das transformações que eles viram ocorrer em São Paulo, cidade onde moravam.
Baseando-se no fragmento textual acima e nos seus conhecimentos sobre a temática, é INCORRETO afirmar que os testemunhos dos idosos: