Questões de Vestibular UFF 2008 para Vestibular - Primeira Etapa
Foram encontradas 8 questões

Entretanto, à medida que o capitalismo foi-se consolidando, a idéia de Revolução Industrial começou a ser associada a um conceito universal e ganhou vários sinônimos, dentre os quais:

Assinale a alternativa que indica corretamente as duas fases da política externa norte-americana para a América Latina.


Assinale a opção correta.
Assinale a opção que combina dois marcos da “Revolução Científica”.
Thompson, E. P. Costumes em comum: estudos sobre a cultura popular tradicional.
A passagem acima indica como, através do desenvolvimento da industrialização e do capitalismo, o trabalhador foi levado a construir uma nova relação com o tempo, incorporando o tempo marcado pelo relógio na atividade produtiva e na sua própria vida. Ao mesmo tempo, buscou-se um controle e um direcionamento para o período em que não estivesse trabalhando, de modo a orientar “positivamente” a utilização de seu “tempo ocioso”.
Pode-se considerar que o apogeu desse processo se deu com:
Tal iniciativa, no entanto, foi frustrada em seu próprio nascedouro, sobretudo devido à atuação de nova entidade de grandes proprietários, fundada neste mesmo ano e denominada:
Diante desse contexto, o aparecimento de alternativas de paz envolveu o “princípio de tolerância” que pode ser associado à seguinte opção:
Aplicando a classificação contida no texto acima à cafeicultura brasileira na primeira década do século XX, é possível associar: