Questões de Vestibular UFGD 2023 para Vestibular - Ingresso em 2024
Foram encontradas 6 questões
KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019. p. 9.
No trecho citado, o indígena Ailton Krenak problematiza o chamado Antropoceno – categoria criada pelo químico neerlandês Paul Crutzen (Prêmio Nobel de Química em 1995). Qual das alternativas caracteriza o que o filósofo indígena denomina de Antropoceno?

Disponível em: https://bichinhosdejardim.com/homenagem-as-amebas. Acesso em: 24 jul. 2023.
Amebas são protozoários unicelulares eucariontes do reino Protista. A tirinha faz menção a, pelo menos, três características desses protozoários. Logo, por meio do texto, infere-se que as amebas são seres geralmente

ARAÚJO, Claudio Gil Soares de; HERDY, Artur Haddad; STEIN, Ricardo. Medida do Consumo Máximo de Oxigênio: Valioso Marcador Biológico na Saúde e na Doença. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, v. 100, n. 4, 2013.
Além da tabela, considere os seguintes dados: I) a condição aeróbica é proporcional ao volume máximo de oxigênio consumido pela pessoa ao realizar uma atividade física (VO2 máximo); e II) a prática regular de exercícios físicos aeróbicos tem impacto no aumento do VO2 máximo. A partir dessas informações e do conhecimento científico sobre a fisiologia humana, assinale a alternativa correta.

A partir da tabela e dos conhecimentos sobre transcrição gênica e tradução, assinale a alternativa correta.
Disponível em: https://hms.harvard.edu/news/big-questions-biology. Acesso em: 24 jul. 2023.
Considerando o texto dado e a teoria neodarwinista sobre evolução biológica, bem como os conceitos de ancestralidade comum, seleção natural, variação genética, deriva genética, recombinação gênica e mutação, em que tipo de pesquisa a Harvard Medical School está investindo milhões de dólares?
Minha mãe me levou ao ginecologista surpresa, porque minha menstruação ainda não havia chegado. No primeiro exame, descobriram que minha vagina era "cega" e, depois de muitos exames e análises, me informaram que eu não tinha útero, que nunca poderia ter filhos biológicos e que, para fazer sexo com penetração, precisaria passar por uma operação muito complexa, porque minha vagina era muito pequena. Eles também me informaram que, uma vez terminado o meu desenvolvimento, deveriam remover o que chamavam de "ovários", porque havia o risco de se tornarem “malignos”.
Disponível em: https://grapsia.org/testimonial/laura/. Acesso em: 07 jul. 2023.
Laura é uma dentre as mulheres com cariótipo 46, XY, que apresenta Síndrome de Insensibilidade aos Andrógenos (SIA), a qual se deve a um gene recessivo ligado ao cromossomo X que leva a alterações na proteína receptora de androgênios. A propósito desse tema, que envolve diferenciação sexual em animais, assinale a alternativa correta.