Questões de Vestibular UFLA 2008 para Vestibular, Prova 1
Foram encontradas 6 questões
I - Assinatura do Tratado de Guadalupe Hidalgo.
II - Publicação do Manifesto do Partido Comunista de Marx e Engels.
III - Proclamação da Segunda República Francesa.
Tais acontecimentos associam-se respectivamente, a:
O mapa apresenta hipoteticamente relação com fatos históricos que se referem a movimentos de contestação social, separatistas, independentistas e de organização político-administrativa da história brasileira no período de 1500 a 1850. Nesse contexto, são fatos que se podem relacionar aos elementos figurados no mapa, EXCETO:
Historicamente não é a primeira vez que ocorre a utilização dos jogos olímpicos para manifestações políticas, o que, na maioria das vezes, desencadeou conseqüências trágicas.
As alternativas abaixo identificam eventos/fatos em que causa e conseqüência demonstram corretamente o uso das Olimpíadas como elemento político, EXCETO:
São exemplos de acontecimentos históricos ocorridos em 1968, EXCETO:
Leia os fragmentos das músicas abaixo, analise e contextualize no período dos anos de chumbo da história do Brasil.
Sobre o contexto em que se inserem historicamente os fragmentos das músicas, julgue as proposições abaixo e, a seguir, marque a alternativa CORRETA.
I - As músicas 1 e 2 representam a denominada “música de protesto” que, politicamente engajadas, faziam oposição contra a opressão e a ditadura implantada no Brasil de 1964 a 1984.
II - As músicas 1 e 2 revelam aspectos dos movimentos artísticos do período, como a Jovem Guarda, a rebeldia nativista do Tropicalismo, o samba-canção e a Bossa Nova.
III - A música de protesto, como a música 2, aborda problemas sociais, econômicos e políticos, razão pela qual seus compositores eram perseguidos pela censura, e muitos exilaram-se ou foram exilados.
IV - A Jovem Guarda, na música 1, voltada para os jovens, recebia forte influência de algumas bandas estrangeiras, como os Beatles e Rolling Stones.
V - As origens das agitações artísticas podem ser buscadas nos CPCs (Centros Populares de Cultura) criados por estudantes, que procuravam aproximar a arte das massas, como os festivais de música e o teatro.