Questões de Vestibular UFRGS 2019 para Vestibular - UFRGS - Biologia, Química e Geografia
Foram encontradas 6 questões
I - São Paulo, do ponto de vista logístico, está entre as cidades que mais geram resíduos, superada, nos dias atuais, por Tóquio e Nova Iorque. II - Resíduos de equipamentos eletrônicos dos EUA, Coreia do Sul, Japão, Cingapura e Canadá, mediante pagamento, são recepcionados em Guiyu, na China, o que é um exemplo de sustentabilidade ambiental na gestão de tais resíduos. III- Lixões e aterros sanitários, formados pela atividade humana, podem ser considerados depósitos tecnogênicos e são exemplos marcantes da interferência do homem nos processos naturais planetários.
Quais estão corretas?
A União Europeia conseguiu fechar em 28/06/2019 com os países do Mercosul (Argentina, Brasil, Uruguai e Paraguai) um ambicioso acordo comercial que dará acesso às empresas europeias a um mercado de 260 milhões de consumidores, segundo confirmaram fontes comunitárias. Com o pacto, que levou quase duas décadas de negociações, a UE se reivindica como bastião do livre comércio em uma época marcada pelas políticas protecionistas dos Estados Unidos e China.
Disponível em:<https://brasil.elpais.com/brasil/2019/06/28/internacional/1561741765_367243.html>. Acesso em: 02 jul. 2019.
Considere as seguintes afirmações a respeito do MERCOSUL.
I - A tendência, a partir do tratado firmado com a União Europeia em junho de 2019, é a alteração no papel tradicional dos países do MERCOSUL, conhecidos como exportadores de bens primários agrícolas e minerais e importadores de produtos industrializados de alto valor agregado. II - As missões Jesuíticas-Guaranis são um dos eixos da política de patrimonialização supranacional do MERCOSUL e uma via fundamental para o desenvolvimento econômico e social de áreas de fronteira. III- A previsão de harmonia das normas ambientais dos países integrantes do MERCOSUL implica ordenamento ambiental único.
Quais estão corretas?
Adaptado de Atlas Nacional de Violência: http://www.ipea.gov.br/atlasviolencia/dados-series/20. Acesso em: 31 mai. 2019.
Considere as seguintes afirmações sobre a dinâmica da distribuição espacial da violência no Brasil e os dados apresentados na tabela.
I - O aumento das taxas referentes à criminalidade nas Regiões Norte e Nordeste está relacionado à disputa pelo domínio de mercados varejistas, nessas regiões, por facções criminosas, oriundas do Sudeste. II - A queda das taxas de violência no Sudeste está relacionada às políticas de desarmamento implementadas desde o início dos anos 2000 e à transição demográfica rumo ao envelhecimento da população. III- A Região Sul apresenta estabilidade nas taxas de violência, mantendo-se com as mais baixas taxas de violência do país.
Quais estão corretas?
I - O número de trabalhadores em condições análogas à escravidão e o Índice de Desenvolvimento Humano nas regiões brasileiras estão associados. II - O elevado número de trabalhadores em condições análogas à escravidão, resgatados na região Norte, está relacionado à expansão da fronteira agrícola. III - O alto número de trabalhadores em condições análogas à escravidão nas regiões metropolitanas do Sudeste apresenta relação com as taxas de migração de estrangeiros.
Quais estão corretas?
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística: <https://indigenas.ibge.gov.br/graficos-e-tabelas-2.html>. Acesso em: 31 mai. 2019.
Considere as seguintes afirmações a respeito da situação demográfica da população indígena no Brasil, apresentada na tabela.
I - A população indígena aumentou em ritmo mais rápido do que a população não indígena brasileira, entre 1991 e 2010. II - A população indígena, no espaço urbano, diminuiu entre 2000 e 2010. III- A população indígena, nos espaços rurais, aumentou entre 1991 e 2010.
Quais estão corretas?